página acima: Homem e Espírito
Mente
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

(Ver: O que Jesus sentiu no deserto)

____ Para fins meramente didáticos, podemos subdividir a mente em:

[0]

  • Nos lobos frontais recebemos os «estímulos do futuro»,
  • no córtex abrigamos as «sugestões do presente»,
  • e no sistema nervoso, propriamente dito, arquivamos as «lembranças do passado».

[25 - página 101] - André Luiz

Consciente = Presente => Telencéfalo (Córtex cerebral)

____Na região do córtex_motor, zona intermediária entre os lobos frontais e os nervos, temos o cérebro desenvolvido, consubstanciando as energias motoras de que se serve a nossa mente para as manifestações imprescindíveis no atual momento evolutivo do nosso modo de ser.

[25 - páginas 46 / 47] - André Luiz

____... sede do esforço próprio, desenvolvimento da vontade.

[25 - página 49] - André Luiz

____O Eu exterior (aconsciência exterior clara).

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Intuição]

____A consciência é conquista, é prêmio aos imensos esforços.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Ciclo da evolução e da morte]


Subconsciente = Passado => Diencéfalo; Mesencéfalo; Rombencéfalo

____No sistema nervoso, temos o cérebro inicial,

____Figuremo-lo como sendo o porão da individualidade, onde arquivamos todas as experiências e registramos os menores fatos da vida.

[25 - páginas 46 / 47] André Luiz

____... esfera dos impulsos instintivos, onde se arquivam todas as experiências da animalidade anterior.(Inconsciente)

[25 - página 49] André Luiz

____Consciência interior latente, uma consciência mais profunda que a normal, onde se encontram as causas de muitos fenômenos inexplicáveis para vós.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Consciência e Mediunidade]

____... olhais admirados tantas coisas que afloram de vossa consciência mais profunda, sem poderdes descobrir as origens:

____Daí nascem irresistíveis todas as maiores afirmações de vossa personalidade. Aí está o vosso verdadeiro e eterno Eu. Não o Eu exterior, aquele que sentes mais quando estais no corpo, aquele Eu que é filho da matéria e que morre com ela.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Intuição]

Subconsciente, isto é, cérebro do corpo fluídico.
Martins Peralva, no livro "Estudando a Mediunidade"


Superconsciente = Futuro => Lobos frontais (no Telencéfalo)

____Nos planos dos lobos_frontais, silenciosos ainda para a investigação científica do mundo, jazem materiais de ordem sublime, que conquistaremos gradualmente, no esforço de ascensão, representando a parte mais nobre de nosso organismo divino em evolução.

[25 - páginas 46 / 47] André Luiz

____... onde situamos as concepções superiores.

[25 - página 49] André Luiz

____Quando o Eu exterior (consciência exterior clara) expandir-se no contínuo evolver da vida, aprofundar-se para a consciência interior latente que tende a vir à tona e a revelar-se.

____Os dois pólos do ser — consciência exterior clara e consciência interior latente — tendem a fundir-se. A consciência clara experimenta, assimila, imerge na consciência os produtos assimilados através do movimento da vida — destilação de valores, automatismos, que constituirão os instintos do futuro. Assim expande-se a personalidade com essas incessantes trocas e se realiza o grande objetivo da vida. Quando a consciência latente tiver se tornado clara e o Eu tiver pleno conhecimento de si mesmo, o homem terá vencido a morte.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Intuição]

____ De forma resumida, pode-se dizer que as descrições mais convencionais apontam a consciência[*] como sendo uma propriedade emergente das atividades computacionais realizadas pelas redes de neurônios que constituem o cérebro. O cérebro é visto essencialmente como um "computador" para o qual as excitações neurais (correspondentes à atividade sináptica) seriam os estados de informação fundamentais (equivalentes aos bits). A partir dessa visão, certos padrões de atividades neurais teriam estados mentais correlatos, sendo que oscilações sincronizadas no tálamo e no córtex_cerebral produziriam uma conexão temporária dessas informações e a consciência surgiria como uma propriedade nova e singular, emergente da complexidade computacional das redes neurais atuando em sincronia.

______________
[*] Obviamente, palavra "consciência" é empregada aqui no sentido neuropsicológico, não no sentido moral.

Veja-se, por exemplo, o artigo "Consciousness and Complexity", de G. Tononi e G. M. Edelman, publicado na revista Science, vol.282, pp.1846-51 (1998). G. M. Edelman foi ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1972.

http://www.comciencia.br/reportagens/fisica/fisica14.htm

Corpos sólidos, líquidos, gasosos, fluidos densos e radiantes, energias sutis, raios de variadas espécies e poderes ocultos tecem a rede em que a nossa consciência se desenvolve, na expansão para a imortalidade gloriosa.

EMMANUEL - (Roteiro) [55 - página 46]

Um dia, compreenderá o homem comum a importância do pensamento.
Por agora, é muito difícil revelar-lhe o sublime poder da mente.

[16a - página 308] - André Luiz

____Nossa mente é, destarte, um núcleo de forças inteligentes, gerando plasmas_sutil que, a exteriorizar-se incessantemente de nós, oferece recursos de objetividade às figuras de nossa imaginação, sob o comando de nossos próprios desígnios.

[28a - página 17] - André Luiz

(Ver: Ideoplastia )

Ver "processo mental" em: Origem e destino do espírito

  • A mente é dínamo gerador de energia de difícil catalogação, que se expressa automaticamente, conforme o conteúdo emocional de que se reveste.
  • Exteriorização do Espírito, é interpretada pelo cérebro que a transforma em ideia, tornando-a veículo de comunicação e de expressão variadas.
  • Força irradiante, o seu teor vibratório resulta dos sentimentos daquele que a emite.
  • O Universo é o resultado da Mente divina que não cessa de agir positivamente.

JOANNA DE ÂNGELIS - Psicografado por Divaldo Pereira Franco
Trabalho de João Gonçalvez Filho - MENTE - 2042

Nossa mente é um ponto espiritual limitado, a desenvolver-se em conhecimento e amor, na espiritualidade infinita e gloriosa de Deus .

[28a - página 110]

(Ver: Amor ao próximo e Iluminação do íntimo)

____A mente é o espelho da vida em toda a parte. Ergue-se na Terra para Deus, sob a égide do Cristo, à feição do diamante bruto, que, arrancado ao ventre obscuro do solo, avança, com a orientação do lapidário, para a magnificência da luz.

  • Nos seres primitivos, aparece sob a ganga do instinto,
  • nas almas humanas surge entre as ilusões que salteiam a inteligência,
  • e revela-se nos Espíritos Aperfeiçoados por brilhante precioso a retratar a Glória Divina.

____Estudando-a de nossa posição espiritual, confinados que nos achamos entre a animalidade e a angelitude, somos impelidos a interpretá-la como sendo o campo de nossa consciência desperta, na faixa evolutiva em que o conhecimento adquirido nos permite operar.

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Trabalho de João Gonçalvez Filho - MENTE - 2043

____A energia mental é o fermento vivo que improvisa, altera, constringe, alarga, assimila, desassimila, integra, pulveriza ou recompõe a matéria em todas as dimensões.

EMMANUEL - (Roteiro) [55 - página 147]

(Ver: Fluido vivo )

____A mente humana, ainda que indefinível pela conceituação científica limitada, na Terra, é o centro de toda manifestação vital no planeta. Cada órgão, cada glândula, integra o quadro de serviço da máquina sublime, construída no molde sutil do corpo_espiritual preexistente. Cada célula é minúsculo motor, trabalhando ao impulso mental.

ANDRÉ LUIZ - Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Trabalho de João Gonçalvez Filho - MENTE - 2044

____Não ignoras que a modificação do plano mental das criaturas ninguém jamais a impõe é...

  • fruto de tempo,
  • de esforço,
  • de evolução; e o edifício da sociedade humana, em o atual momento do mundo, vem sendo abalado nos próprios alicerces, compelindo imenso número de pessoas a imprevistas renovações.

____Certo, não te surpreenderás se eu disser que, em face do surto da inteligência moderna, que embate na paralisia do sentimento, periclita a razão. O progresso material atordoa a alma do homem desatento. Grandes massas, há séculos, permanecem distanciadas da luz espiritual. A civilização puramente científica é um Saturno devorador, e a humanidade de agora se defronta com implacáveis exigências de acelerado crescer mental. Daí o agravo de obrigações no setor da assistência da espiritualidade. As necessidades de preparação do espírito intensificam-se em ritmo assustador.

[25 - página 19] - André Luiz

Justapondo-se ao cérebro, a mente surge como esfera de luz característica, oferecendo em cada companheiro determinado potencial de radiação.

ANDRÉ LUIZ - Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Trabalho de João Gonçalvez Filho - MENTE - 2045

____ Em todo o cosmo celular agitam-se interruptores e condutores, elementos de emissão e de recepção.

____A mente é a orientadora desse universo microscópico, em que bilhões de corpúsculos e energias multiformes se consagram a seu serviço. Dela emanam as correntes da vontade, determinando vasta rede de estímulos,

  • reagindo ante as exigências da paisagem externa,
  • ou atendendo às sugestões das zonas interiores.

____Colocada entre o objetivo e o subjetivo, é obrigada pela Divina Lei a:

  • aprender,
  • Verificar,
  • escolher,
  • repelir,
  • aceitar,
  • recolher,
  • guardar,
  • enriquecer-se,
  • iluminar-se,
  • progredir sempre.
  • Doplano objetivo, recebe-lhe os atritos e as influências da luta direta;
  • da esfera subjetiva, absorve-lhe a inspiração, mais ou menos intensa, das inteligências desencarnadas ou encarnadas que lhe são afins, e os resultados das criações mentais que lhe são peculiares.

____Ainda que permaneça aparentemente estacionaria, a mente prossegue seu caminho, sem recuos, sob a indefectível atuação das forças visíveis ou das invisíveis.

[25 - página 55] - André Luiz

____A mente está presente em todo o corpo e sabe se expressar também de modos não-cerebrais. Por exemplo, as células têm sua forma própria de inteligência, os músculos guardam memórias emocionais, e a postura corporal pose ser determinante para o estado de espírito.

____Hána mente humana algo como uma tela receptiva por onde desfilam imagens e pensamentos. Algumas dessas imagens são de produção própria, outras apenas repetições. Cada ideia traz consigo certa quantidade de energia e causa determinada impressão sobre o nosso estado de espírito. Esse, por sua vez, influencia o funcionamento de todo o corpo.

____As ideias e impressões que habitam nosso mundo interior - mesmo que permaneçam inconscientes e não sejam projetadas na tela consciente - exercem forte influência sobre nós e estabelecem misteriosas relações com o mundo psicológico das outras pessoas.

____O ser humano tem a liberdade de controlar seus estados de espírito. A lei do carma ensina que cada homem é o absoluto legislador e diretor do seu destino. Há milhares de anos o indivíduo humano busca o autoconhecimento e aprimora suas técnicas de autocontrole para alcançar uma felicidade estável, que não dependa dos altos e baixos externos da vida. A religião, a filosofia, a arte e a psicologia vêm buscando essa meta há muito tempo e com êxito crescente.

[Revista Planeta - FEV/2002]

www.planetanaweb.com.br

Controlando Robôs com a Mente

POR: MIGUEL NICOLELIS e JOHN CHAPIN

Pacientes com problemas nos nervos e membros talvez consigam, no futuro próximo, comandar cadeiras de rodas e próteses, além de braços e pernas paralisados, usando a força do pensamento

http://www2.uol.com.br/sciam/materia_capa_8.html

LINKs

LINKs estrangeiros:

Ver também:

*