Alma Humana
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____A alma é um Espírito encarnado. A alma antes de se unir ao corpo era Espírito.

____As almas não são senão os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a Alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem.

[9a - página 104 questão 134]

____A alma não se acha encerrada no corpo, qual pássaro numa gaiola. Irradia e se manifesta exteriormente, como a luz através de um globo de vidro, ou como o som em torno de um centro de sonoridade. Neste sentido se pode dizer que ela é exterior, sem que por isso constitua o envoltório do corpo. A alma tem dois invólucros. Um, sutil e leve: é o primeiro, ao qual chamas perispírito, outro, grosseiro, material e pesado, o corpo. A alma é o centro de todos os envoltórios, como o gérmen em um núcleo, já o temos dito.

[9a - página 107 questão 141]

____Quanto mais inferior é o Espírito, tanto mais apertados são os laços que o ligam à matéria. Não o vedes? O_homem_não_tem_duas_almas; a alma é sempre única em cada ser. São distintas uma da outra a alma do animal e a do homem, a tal ponto que a de um não pode animar o corpo criado para o outro. Mas, conquanto não tenha alma animal, que, por suas paixões, o nivele aos animais, o homem tem o corpo que, às vezes, o rebaixa até ao nível deles, por isso que o corpo é um ser dotado de vitalidade e de instintos, porém ininteligentes estes e restritos ao cuidado que a sua conservação requer.

[9a - página 298 q. 605]

Há no homem um princípio_inteligente a que se chama ALMA ou ESPIRITO, distinto, imaterial, individual, independente da matéria, que lhe dá o senso_moral e a faculdade de pensar e que em nós reside e sobrevive ao corpo, conservando sua individualidade após a morte.

[15a - página 32 e 34]

____A alma independe do princípio_vital. O corpo não é mais do que envoltório, repetimo-lo constantemente. O corpo pode existir sem a alma. Entretanto, desde que cessa a vida do corpo, a alma o abandona. Antes do nascimento, ainda não há união definitiva entre a alma e o corpo; enquanto que, depois dessa união se haver estabelecido, a morte do corpo rompe os laços que o prendem à alma e esta o abandona. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica. O nosso corpo, se não tivesse alma, seria simples massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserdes, exceto um homem.

[9a - página 105 questão 136]

Devemos observar que quando nos estudos de O Livro dos Espíritos, o termo alma se refere ao espírito quando encarnado, e o termo espírito se designa os espíritos errantes, ou seja, libertos do corpo físico.

A alma é o foco da consciência e da personalidade. Sente, pensa e quer.

[1 - páginas 24 / 25].

____Poder-se-ia, assim dizer, e talvez fosse o melhor,

____Como se vê, tudo isto não passa de uma questão de palavras, mas questão muito importante quando se trata de nos fazermos entendidos. De conformidade com essa maneira de falar, a alma vital seria comum a todos os seres orgânicos: plantas, animais e homens; a alma intelectual pertenceria aos animais e aos homens; e a alma espírita somente ao homem.

[9 Introdução II - página 16]

Desde que o princípio_inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período da humanização, já não guarda relação com o seu estado primitivo e já não é a Alma_dos_animais, como a árvore já não é a semente. De animal só há no homem o corpo e as paixões que nascem da influência do corpo e do instinto de conservação inerente à matéria.

[1 - página 245]
[9 - cit. páginas 301 / 302]*

A alma, no segundo concílio de Nicéia (787), declarava João de Tessalônica que a igreja decide que esses seres são na verdade espirituais, dotados de um corpo “tênue, aéreo ou ígneo”

[1 - página 26]

Clemente V, no Concílio realizado em Viena (1312), declarava heréticos “os que não admitissem a materialização da alma

[1 - página 26] [6 - cit. página 294 e 295]*

As alma não atingem o grau supremo, senão pelos esforços que façam por se melhorarem e depois de uma série de provas adequadas à sua purificação. Os Anjos são almas que galgaram o último grau da escala, grau que todas podem atingir, tendo boa vontade. Os Espíritos não são senão as almas dos homens, despojadas do invólucro corpóreo.

[17a - página 22]

____ Toda alma tem a sua vibração particular e diferente. O seu movimento próprio, o seu ritmo, é a representação exata do seu poder dinâmico, do seu valor intelectual, da sua elevação moral.As almas que vibram uníssonas reconhecem-se e chamam-se através do espaço.

____Daí ...

[36a - página 113] - Léon V. Denis

A alma não tem, no corpo, sede determinada e circunscrita. Porém, nos grandes gênios, em todos os que pensam muito, ela reside mais particularmente na cabeça, ao passo que ocupa principalmente o coração naqueles que muito sentem e cujas ações têm todas por objeto a Humanidade.

[9a - página 108 questão 146]

____Que se deve pensar da opinião dos que situam a alma num centro vital?

____"Quer isso dizer que o Espírito habita de preferência essa parte do vosso organismo, por ser aí o ponto de convergência de todas as sensações. Os que a situam no que consideram o centro da vitalidade, esses a confundem com o fluido ou princípio vital. Pode, todavia, dizer-se que a sede da alma se encontra especialmente nos órgãos que servem para as manifestações intelectuais e morais."

[9a - página 108 questão 146]

No instante da morte a alma volta a ser Espírito, isto é, volve ao mundo dos Espíritos, donde se apartara momentaneamente.

[9a - página 112 questão 149]

____A alma, após a morte, conserva a sua individualidade. Jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse? Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito, que comprova a sua individualidade. almas nada leva consigo deste mundo, a não ser a lembrança e o desejo de ir para um mundo_melhor, lembrança cheia de doçura ou de amargor, conforme o uso que ela fez da vida. Quanto mais pura for, melhor compreenderá a futilidade do que deixa na Terra.

[9a - página 112 questão 150]

Ver também:
*