página acima: Homem
Corpo físico
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

O SANTUÁRIO SUBLIME

____Noutro tempo, as nações admiravam como maravilhas o Colosso de Rodes, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Túmulo de Mausolo, e, hoje, não há quem fuja ao assombro, diante das obras surpreendentes da engenharia moderna, quais sejam a Catedral de Milão, a Torre Eiffel ou os arranha-céus de Nova lorque.

____Raros estudiosos, no entanto, se recordam dos prodígios do corpo humano, realização paciente da Sabedoria Divina, nos milênios, templo da alma, em temporário aprendizado na Terra.

____Por mais se nos agigante a inteligência, até agora não conseguimos explicar, em toda a sua harmoniosa complexidade,...

  • O milagre do cérebro, com o coeficiente de bilhões de células;
  • O aparelho elétrico do sistema_nervoso, com os gânglios à maneira de interruptores e células sensíveis por receptores em circuito especializado, com os neurônios sensitivos, motores e intermediários, que ajudam a graduar as impressões necessárias ao progresso da mente encarnada, dando passagem à corrente nervosa, com a velocidade aproximada de setenta metros por segundo; (Ver: Ciência e Espírito)
  • a câmara ocular, onde as imagens viajam, da retina para os recônditos do cérebro, em cuja intimidade se incorporam às telas da memória, como patrimônio inalienável do espírito;
  • O parque da audição, com os seus complicados recursos para o registro dos sons e para a fixação deles nos recessos da alma, que seleciona ruídos e palavras, definindo-os e catalogando-os na situação e no conceito que lhes são próprios;
  • O centro da fala;
  • a sede miraculosa do gosto, nas papilas da língua, com um potencial de corpúsculos gustativos que ultrapassa o número de 2.000;
  • as admiráveis revelações do esqueleto ósseo;
  • as fibras musculares;
  • O aparelho digestivo;
  • O tubo intestinal;
  • O motor do coração;
  • a fábrica de sucos do fígado;
  • O vaso de fermentos do pâncreas;
  • O caprichoso sistema_sangüíneo, com os seus milhões de vidas microscópicas e com as suas artérias vigorosas, que suportam a pressão de várias atmosferas;
  • O avançado laboratório dos pulmões;
  • O precioso serviço de seleção dos rins;
  • a epiderme com os seus segredos dificilmente abordáveis;
  • Os órgãos veneráveis da atividade genésica
  • e os fulcros elétricos e magnéticos das glândulas no sistema endocrínico.

____No corpo humano, temos na Terra o mais sublime dos santuários e uma das supermaravilhas da Obra Divina.

____Da cabeça aos pés, sentimos a glória do Supremo Idealizador que, pouco a pouco, no curso incessante dos milênios, organizou para o espírito em crescimento o domicílio de carne em que a alma se manifesta. Maravilhosa cidade estruturada com vidas microscópicas quase imensuráveis, por meio dela a mente se desenvolve e purifica, ensaiando-se nas lutas naturais e nos serviços regulares do mundo, para altos encargos nos círculos superiores.

____A bênção de um corpo, ainda que mutilado ou disforme, na Terra, é como preciosa oportunidade de aperfeiçoamento espiritual, o maior de todos os dons que o nosso Planeta pode oferecer.

____Até agora, de modo geral, o homem não tem sabido colaborar na preservação e na sublimação do castelo físico.

  • Enquanto jovem, estraga-lhe as possibilidades, de fora para dentro, desperdiçando-as impensadamente,
  • e, tão logo se vê prejudicado por si mesmo ou prematuramente envelhecido, confia-se à rebelião, destruindo-o de dentro para fora, a golpes mentais de revolta injustificável e desespero inútil.

____Dia surge, porém, no qual o homem reconhece a grandeza do templo vivo em que se demora no mundo e suplica o retorno a ele, como trabalhador faminto de renovação, que necessita de adequado instrumento à conquista do abençoado salário do progresso moral para a suspirada ascensão às Esferas Divinas.

[10 - página 19] - EMMANUEL - 1952

Máquina divina

____Está vendo a máquina divina, formada pelo molde_espiritual_preexistente? — perguntou Aniceto, compreendendo-me a profunda admiração. O corpo do homem encarnado é um tabernáculo e uma bênção. Nesta hecatombe angustiosa de uma existência, pode você reparar que todos os movimentos do corpo estão subordinados à administração da mente. O organismo vivo, André, representa uma conquista laboriosa da Humanidade terrestre, no quadro de concessões do Eterno Pai. Pode você, agora, identificar os movimentos da matéria viva. Cada órgão é um departamento autônomo na esfera_celular, subordinado ao pensamento_do_homem. Cada glândula é um centro de serviços ativos. Há muita afinidade entre o corpo físico e a máquina moderna. São ambos impulsionados pela carga de combustível, com a diferença de que no homem a combustão química obedece ao senso espiritual que dirige a vida organizada. É na mente que temos o governo dessa usina maravilhosa.

  • Não possuímos, aí, tão somente o caráter, a razão, a memória, a direção, o equilíbrio, o entendimento;
  • mas, também, o controle de todos os fenômenos da expressão corpórea. (Ver: Mente e Sistema endócrino)

____Na sede mental e, conseqüentemente, no cérebro temos todos os registros de distribuição dos princípios vitais aos núcleos celulares, inclusive a água e o açúcar. Os centros metabólicos são grandes oficinas de trabalho incessante. A mente humana, ainda que indefinível pela conceituação científica limitada, na Terra, é o centro de toda manifestação vital no planeta. Cada órgão, cada glândula, meu amigo, integra o quadro de serviço da máquina sublime, construída no molde sutil do corpo_espiritual preexistente e, por isso mesmo, chegará o tempo em que a ciência reconhecerá qualquer abuso do homem como ofensa causada a si mesmo. A usina humana é repositório de forças elétricas de alto teor construtivo ou destrutivo. Cada célula é minúsculo motor, trabalhando ao impulso mental.

[103 - páginas 255/256] - André Luiz

Defende o teu corpo, como quem preserva um recipiente sagrado para o serviço do Senhor

[96 - páginas 246] - André Luiz

Não aprendestes senão que o corpo é a passagem do Espírito e que as leis sanitárias e as condições necessárias ao desenvolvimento corpóreo são essenciais ao homem encarcerado na Terra. Já vos falamos disso e repetimos somente que nessa matéria, como em outras, pactuais com os nossos inimigos.

[108 - página 231] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

O corpo humano é um conjunto de células aglutinadas ou de fluidos terrestres que se reúnem, sob as leis planetárias, oferecendo ao Espírito a santa oportunidade de aprender, valorizar, reformar e engrandecer a vida.

EMMANUEL - (Pão Nosso) [55 - página 121 ]

O veículo carnal agora não é mais que um turbilhão eletrônico, regido pela consciência.

EMMANUEL - (Nos Domínios da Mediunidade) [28a - página 10 ]

O corpo humano não deixa de ser a mais importante moradia para nós outros, quando compelidos à permanência na Crosta. Não podemos esquecer que o próprio Divino Mestre classificava-o como templo do Senhor.

[16a - página 159] - André Luiz

A carne é uma vestimenta temporária, organizada segundo a vibração espiritual, e essa mesma vibração esclarece todos os enigmas da matéria.

[71 - página 143] - EMMANUEL - 1938

Os fluidos da carne tecem um véu pesado demais para ser facilmente rompido pelos que se não afeiçoam, ainda, diàriamente, ao contacto da espiritualidade_superior.

[96 - págna 170] - André Luiz

Composição do corpo humano

http://www.ocorpohumano.com.br/perguntas_intrigantes.htm

O perispírito modela o organismo de que o Espírito tem necessidade, encontrando o processo_de_reencarnação nos genes e cromossomas as matrizes fixadoras das necessidades de reparação da criatura. Dessa forma, cada ser em desenvolvimento na Terra possui o corpo que lhe é necessário para a evolução.

JOANNA DE ÂNGELIS - Psicografado por Divaldo Pereira Franco

Trabalho de João Gonçalves Filho (CORPO FÍSICO - 578
)

____E senhor das experiências adquiridas que lhe despontam do ser, em forma de tendências e impulsos, recebe o Espírito um corpo físico inteiramente novo, em olvido temporário, mas não absoluto, das experiências pregressas, corpo com o qual será defrontado pelas circunstâncias favoráveis ou não do caminho que deve percorrer, para prosseguir na obra digna em que se haja empenhado ou para retificar as lições em que haja falido.

____Nessas diretrizes, nem sempre estará integrado normalmente na posição em que a vida mental e o campo somático se mostram em sinergia ideal.

____Às vezes, deve sofrer mutilações e enfermidades benéficas, inibições e dificuldades orgânicas de caráter inevitável, porque, de aprendizado a aprendizado e de tarefa a tarefa, quanto o aluno de estágio a estágio para as grandes metas educativas, é que se levantará, vitorioso, para a ascensão à Imortalidade Celeste.

[56 - página 149] - Uberaba-MG, 09/4/1958


____Constituído por bilhões de células ou individualizações microscópicas, que se ajustam aos tecidos sutis da alma, partilhando-lhes a natureza eletromagnética, lembra uma oficina complexa, formada de bilhões de motores infinitesimais, movidos por oscilações eletromagnéticas, em comprimento de onda específica, emitindo radiações próprias e assimilando as irradiações do plano em que se encontram, tudo sob o comando de um único diretor: a mente.

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier
Trabalho de João Gonçalvez Filho - CORPO FÍSICO - 571

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual.

Trabalho de João Gonçalvez Filho - CORPO FÍSICO - 580

Vosso corpo é o templo do espírito, que habita em vós, proveniente de Deus.

Trabalho de João Gonçalvez Filho - CO RPO FÍSICO - 58 1

____Afirmara Virchow que o corpo humano “é um país celular, onde cada célula é um cidadão, constituindo as doenças os atritos dos cidadãos, provocado pela invasão de elementos externos”. De fato, a criatura humana desde o berço deve lutar contra diversas flagelações climáticas, entre venenos e bactérias de variadas origens.

[16a - página 35] - André Luiz - 1943

____O corpo terreno é também um patrimônio herdado_há_milênios e que a humanidade vem aperfeiçoando, através dos séculos. O plasma, sublime construção efetuada ao influxo divino, com água do mar, nas épocas primitivas, é o fundamento primordial das organizações fisiológicas. Em voltando_à_Crosta, temos de aproveitar-lhe a herança, mais ou menos evolvida no corpo humano.

____Enquanto nos movimentamos na esfera da carne, somos criaturas marinhas respirando em terra firme. No processo vulgar de alimentação, não podemos prescindir do sal; nosso mecanismo fisiológico, a rigor, se constitui de sessenta por cento de água salgada, cuja composição é quase idêntica à do mar, constante dos sais de sódio, de cálcio, de potássio. Encontra-se, na esfera de atividade fisiológica do homem reencarnado, o sabor do sai no sangue, no suor, nas lágrimas, nas secreções. Os corpúsculos aclimatados nos mares mais quentes viveriam à vontade no líquido orgânico. Há verdadeiras surpresas de comparação analógica que poderíamos efetuar neste sentido.

[16a - página 204] - André Luiz - 1943

(Ver: Sal dos oceanos )

O corpo de carne é como se fora um violino entregue ao artista, que, nesse caso, é o Espírito reencarnado. Torna-se indispensável preservar o instrumento dos animálculos destruidores e defendê-lo contra ladrões.

[16a - página 293] - André Luiz

Níveis de organização estrutural que compõem o corpo humano

  • 1º Nível- Químico: inclui todas as substâncias químicas necessárias para manter a vida. As substâncias químicas são constituídas de átomos, e alguns deles, como o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o cálcio (Ca), o potássio (K) e o sódio (Na) são essenciais para a manutenção da vida. Os átomos combinam-se para formar moléculas; dois ou mais átomos unidos. Exemplos familiares de moléculas são as proteínas, os carboidratos, as gorduras e as vitaminas.
  • 2º Nível - Celular:As moléculas, por sua vez, combinam-se para formar o nível celular. As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo. Entre os muitos tipos de células existentes em seu corpo estão as células musculares, nervosas e sangüíneas.
  • 3º Nível - Tecidual: Os tecidos são grupos de células semelhantes que, juntas, realizam uma função particular. Os quatro tipos básicos de tecido são tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
  • 4º Nível - Orgânico: Quando diferentes tipos de tecidos estão unidos, eles formam o nível orgânico. Os Órgãos são compostos de dois ou mais tecidos diferentes, têm funções específicas e geralmente apresentam uma forma reconhecível. Exemplos de órgãos são o coração, o fígado, os pulmões, o cérebro e o estômago.
  • 5º Nível - Sistêmico: Um sistema consiste de órgãos relacionados que desempenham uma função comum. O sistema digestivo, que funciona na digestão e na absorção dos alimentos, é composto pelos seguintes órgãos: boca, glândulas salivares, faringe (garganta), esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
  • 6º Nível - Orgânico:O mais alto nível de organização é o nível de organismo. Todos os sistemas do corpo funcionando como um todo compõem o organismo - um indivíduo vivo.
http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/generalidades/homeostase/homeostase.html

TOMÉ

Atos do Apóstolo Tomé

(Apóstolo Dídimo Judas Tomé, Thomas)

Texto Gnóstico encontrado em Nag Hammad, 1945

Esses textos foram registrados a parir do diálogo que Jesus teve com Tomé , Matias provavelmente o autor, não assinou o manuscrito. Os textos são considerados originais, e datam do primeiro século.

LIVRO DE TOMÉ

Obs. Sua tradução foi baseada no texto de Marvin W.Meyer e na obra de John D. Turner

____Capítulo II

____Tomé disse ao Senhor: "Por isso suplico que responda a minha pergunta antes de tua ascensão. Quando eu tiver-te ouvido sobre as coisas ocultas, poderei, então falar sobre elas. Pois está claro para mim que a Verdade é difícil de ser alcançada na frente de todos".

____O Salvador respondeu: "Se o que é invisível ainda te é obscuro, como entenderás o que não pode ver? Se encontras dificuldades em te atinar com as manifestações da Verdade visíveis no mundo, como então alcançarás o que é invisível, o que é relacionado com a grandeza louvada e com a plenitude?"

____"Como podereis ser chamado de operários, se sois aprendizes e não chegastes ainda ao auge da perfeição?"

____Tomé respondeu e disse ao senhor:! Fala-nos das coisas que, segundo dizes, não somos capazes de perceber e nos estão ocultas".

____O Salvador disse: Todos os corpos de homense animais são [ ....] . No entanto, os_seres_que_estão_em_cima são invisíveis entre as coisas visíveis. Mas são visíveis em sua própria origem e é o seu fruto que os alimenta. (Ver: Alma dos animais)

____"Por outro lado, esses corpos visíveis alimentam-se de criaturas como eles, sujeitos assim à transformação. O que estiver sujeito à transformação perecerá e se perderá e não terá mais esperança de vida, pois é um corpo animal. Assim como os corpos de animais perecem, também essas formações perecerão. Não são eles resultados do coito, como os animais?."

____"Se essa espécie de corpo é também resultado do coito, como produzirá algo diferente dos animais?"

____"Por essa razão, sois crianças até atingirem a perfeição."

http://paginas.terra.com.br/servicos/ecard/apocrifosonline/evangelhos_gnosticos/livro_tome.htm

(Ver: O Evangelho de Tomé ; Paixões no homem e Conhecimento de si mesmo)

Viagem Fantástica do Corpo Humano, o incrível processo do Nascimento ate á morte

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Xm0jb7vXSfo

LINKs:

TABELA DA ANATOMIA HUMANA ESPIRITUAL

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/corpohumano.htm

Ver também:
*