página acima: Planetas
Terra

A Terra se encontra em estágio de Transição - entre " Expiação e Provas" e "Regenerados".

(Ver: Mundos dos espíritos)

Tudo o que a respeito do modo de formação dos mundos que se pode dizer, e podeis compreender, é que os mundos se formam pela condensação_da_matéria disseminada no Espaço.

[9a - página 65 questão 39]- (Paris, 18/04/1857)

(Ver: Nebulosas)

____Em 1965, Arno Penzias e Robert Wilson, dos laboratórios da Bell Telephone, descobriram que a Terra é banhada por um débil fulgor de radiação que vem de todas as direções do céu. A medição mostrou que a própria Terra não podia ser a origem dessa radiação, que tampouco poderia vir do lado da Lua, do Sol ou de qualquer outro objeto particular do céu. A fonte parecia ser todo o Universo. Acreditam estes cientistas que esta radiação seja proveniente do Big_bang.
____

[45 - página 28]

____Em 1978, os cosmonautas soviéticos Vladimir Ovaliono e Alexander Ivanchev, em suas experiências a bordo da estação espacial Saliut-6/Soyuz-31, constataram que acima da já conhecida película luminosa que circunda a atmosfera terrestre existe uma outra, ainda mais fosforescente, envolvendo todo o planeta.

[45 - página 29]

Homem

Todos os Espíritos, mais ou menos bons, quando encarnados, constituem a espécie humana e, como o nosso mundo(Terra) é um dos menos adiantados, nele se conta maior número de Espíritos maus do que de bons. Tal a razão por que aí vemos perversidade. Façamos, pois, todos os esforços para a este planeta não voltarmos, após a presente estada, e para merecermos ir repousar em mundo melhor, em um desses mundos privilegiados, onde não nos lembraremos da nossa passagem por aqui, senão como de um exílio temporário.

[9a página 402 questão 872]

____ Nada é inútil em a Natureza; tudo tem um fim, uma destinação. Em lugar algum há o vazio; tudo é habitado, há vida em toda parte. Assim, durante a dilatada sucessão dos séculos que passaram antes do aparecimento do homem na Terra, durante os lentos períodos de transição que as camadas geológicas atestam, antes mesmo da formação dos primeiros seres orgânicos, naquela massa informe, naquele árido caos, onde os elementos se achavam em confusão, não havia ausência de vida. Seres isentos das nossas necessidades, das nossas sensações físicas, lá encontravam refúgio. Quis Deus que, mesmo assim, ainda imperfeita, a Terra servisse para alguma coisa.

  • Quem ousaria afirmar que, entre os milhares_de_mundos que giram na imensidade, um só, um dos menores, perdido no seio da multidão infinita deles, goza do privilégio exclusivo de ser povoado?
  • Qual então a utilidade dos demais?
  • Tê-los-ia Deus feito unicamente para nos recrearem a vista?

____Suposição absurda, incompatível com a sabedoria que esplende em todas as suas obras e inadmissível desde que ponderemos na existência de todos os que não podemos perceber. Ninguém contestará que, nesta ideia da existência de mundos ainda impróprios para a vida material e, não obstante, já povoados de seres vivos apropriados a tal meio, há qualquer coisa de grande e sublime, em que talvez se encontre a solução de mais de um problema.

[9a - página 159 questão 236] -(Paris, 18/4/1857)

____ Os desvios e os excessos dos homens é que fizeram do vosso planeta a mansão triste das sombras e dos contrastes.

____Fluidos_misteriosos ligam a Deus todas as belezas da sua criação perfeita e inimitável. Os homens terão, portanto, o seu quinhão de felicidade imorredoura, quando estiverem integrados na harmonia com o seu Criador.

____Os sóis mais remotos e mais distantes se unem ao vosso orbe de sombras, através de fluidos_poderosos e intangíveis. Há uma lei de amor que reúne todas as esferas, no seio do éter_universal, como existe essa força ignorada, de ordem moral, mantendo a coesão dos membros sociais, nas coletividades humanas. A Terra é, pois, componente da sociedade dos mundos.

[71 - página 18] - EMMANUEL - 1938

____Grande é a tortura dos seres racionais que, no mundo terráqueo, buscam guarda para as suas aspirações de progresso, porquanto, do berço ao túmulo, suas existências representam grande soma de esforços combatendo com a Natureza inconstante, com as mais diversas condições climatéricas, arrasadoras_da_saúde e causas de um combate acérrimo da parte do homem, porque não lhe é possível viver em afinidade perfeita com a natureza submetida às mais bruscas mutações, sendo obrigado a criar a sua moradia, organizar a sua habitação, que representa, de fato, a sua escravidão primeira, impedindo-lhe uma existência cheia de harmonia e espontaneidade.

____O vosso mundo vos obriga a uma vida artificial, já que sois obrigados a buscar, cotidianamente, o sustento_do_corpo que se gasta e consome nessa batalha sem tréguas. Nele, as mais belas faculdades espirituais são freqüentemente sufocadas, em virtude das mais imperiosas necessidades da matéria.

[71 - página 90] - EMMANUEL - 1938

____A Terra não representa senão um detalhe obscuro no ilimitado da Vida, região da amargura, da provação e do exílio; constituindo, porém, uma plaga de sombras, varrida, muitas vezes, pelos cataclismos do infortúnio e da destruição, deve representar, para todos quantos a habitam, uma abençoada escola, onde se regenera o Espírito culpado e onde ele se prepara, demandando glorioso porvir.

____Significa um dever de todo homem o trabalho próprio, no sentido de atenuar as más condições do seu meio ambiente, aplainando todas as dificuldades de ordem material e moral, porquanto a evolução depende de todos os esforços individuais no conjunto das coletividades.

____Forças ocultas, leis desconhecidas, esperam que a alma_humana delas se utilize e, à medida que se espalhe o progresso moral, mais os homens se beneficiarão na fonte bendita do conhecimento.

[71 - página 91] - EMMANUEL - 1938

O mal não é essencialmente do mundo, mas das criaturas que o habitam. A Terra, em si, sempre foi boa. De sua lama brotam lírios de delicado aroma, sua natureza maternal é repositório de maravilhosos milagres que se repetem todos os dias.

EMMANUEL - (Caminho , Verdade e vida) [55 - página 190]

____A grandeza do plano_sideral, onde se agita a comunidade dos sistemas, é demasiado profunda para que possamos assinar-lhe a definição com os mesquinhos formulários da Terra.

____No turbilhão do Infinito, o sistema_planetário centralizado pelo nosso Sol é excessivamente singelo, constituindo um aspecto muito pobre da Criação.

____Basta lembrar que Capela, um dos nossos vizinhos mais próximos, é um sol 5.800 vezes maior que o nosso astro do dia, sem esquecermos que a Terra é 1.300.000 vezes menor que o nosso Sol.

____Nessas cifras grandiosas, compreendemos a extensão da nossa humildade no Universo, apiedando-nos sinceramente da situação dos conquistadores humanos de todos os matizes, os quais, no afã de açambarcarem patrimônios materiais, nos dão a impressão de ridículos e vaidosos polichinelos da vida.

[41a - página 55] - EMMANUEL - 1940

A Terra jaz repleta de criaturas, tanto quanto nós, algemadas a escabrosos compromissos, carentes de ação contínua para o necessário reequilíbrio. Não seria justo atormentá-las com pensamentos de temor e flagelação, quando através do bem, sentido e praticado, podemos cada hora arredar de nossos horizontes as nuvens de sofrimentos prováveis.

[83 - página 245] - André Luiz

O lar do mundo não é tão somente um asilo de corpos que o tempo transformará. É igualmente o ninho das almas, onde o espírito pode entender-se com o espírito, quando o sono sela os lábios de carne, suscetíveis de mentir. Congregamo-nos em teu próprio abrigo para uma audiência com a realidade.

[96 - págna 169] - André Luiz

  • Na Terra, a justiça abre tribunais para examinar o crime em seus aspectos variados, especializando-se na identificação do mal
  • todavia, no Céu, a Harmonia descerra santuários, apreciando-nos a bondade e a virtude, consagrando-se à exaltação do bem, na totalidade dos seus ângulos divinos.

[96 - págna 173] - André Luiz

____A Terra é vista sob os mais variados ângulos.

  • Para o astrônomo, é um planeta a gravitar em torno do Sol;
  • para o guerreiro é um campo de luta em que a geografia se modifica a ponta de baionetas;
  • para o sociólogo é amplo reduto em que se acomodam raças diversas;
  • mas, para nós, é valiosa arena de serviço espiritual, assim como um filtro em que a alma se purifica, pouco a pouco, no curso dos milênios, acendrando qualidades divinas para a ascensão à glória celeste. Por isso, há que sustentar a luz do amor_e_do_conhecimento, no seio das trevas, como é necessário manter o remédio no foco da enfermidade.

[83 - página 260] - André Luiz

____
André_Luiz vem contar a você, leitor amigo, que a maior surpresa da morte_carnal é a de nos colocar face_a_face_com_própria_consciência, onde ...

____Vem lembrar que a Terra é oficina sagrada, e que ninguém a menosprezará, sem conhecer o preço do terrível engano a que submeteu o próprio coração.
____Guarde a experiência dele no livro dalma. Ela diz bem alto que não basta à criatura apegar-se à existência humana, mas precisa saber aproveitá-la dignamente; que os passos do cristão, em qualquer_escola_religiosa, devem dirigir-se verdadeiramente ao Cristo, e que, em nosso campo doutrinário, precisamos, em verdade, do ESPIRITISMO e do ESPIRITUALISMO, mas, muito mais, de ESPIRITUALIDADE.

[32 - página 11] - EMMANUEL - Pedro Leopoldo-MG, 03 de outubro de 1943.

____A Terra tem magnetismo próprio. Portanto, tem as mesmas propriedades de um ímã gigante, mas irregular nas suas forças desde o Pólo Norte ao Pólo Sul.

Daí, o fato da Declinação ter variações diferentes conforme o ponto do Globo que considerarmos

(Ver: Fluido espiritual )

____Quem, de magnetismo terrestre, apenas conhecesse o brinquedo dos patinhos imantados, dificilmente poderia compreender que ali está o segredo do mecanismo do Universo e da marcha dos mundos. O mesmo se dá com quem, do Espiritismo, apenas conhece o movimento_das_mesas, em o qual só vê um divertimento, um passatempo, sem compreender que esse fenômeno tão simples e vulgar, que a antigüidade e até povos semi-selvagens conheceram, possa ter ligação com as mais graves questões da ordem social. Efetivamente, para o observador superficial, que relação pode ter com a moral e o futuro da Humanidade uma mesa que se move?

[9a - página 477 CONCLUSÃO - I ]

____A Terra, que nos é mãe comum, reclama filhos esclarecidos que colaborem na divina tarefa de redenção
_planetária. Há multidões, por toda parte, escravas ...

____Todos vivem, mas raros espíritos de nosso mundo tomaram posse da vida eterna. O campo de trabalho é vastíssimo. Experimentem nele o que aprenderam, despertando as consciências que dormem ao longo do caminho.

____Unamos a sabedoria_com_o_amor, na atividade de cada dia, e descobriremos a divindade que palpita dentro de nós, glorificando a Terra que aguarda nosso concurso eficiente, pelo equilíbrio e compreensão. Não faltam instrutores benevolentes e generosos e, além disso, vocês devem aplicar as lições que receberam, orientando, igualmente, seus semelhantes em luta e os companheiros ainda frágeis. Só as vítimas voluntárias da idolatria convertem a ausência num vácuo. Não, meus amigos, não alimentemos qualquer processo doloroso de saudade sem otimismo e sem esperança. Imenso futuro de realizações sublimes com o Pai espera cada um de nós.
____Edifiquemo-nos, aceitando as experiências construtivas que nos convocam o esforço à possibilidade maior. Estimo profundamente a consolação individual, mas, acima de nosso conforto, devemos procurar a libertação com o Cristo.

[16a - página 316] - André Luiz

____
____Reflitamos, meus amigos. Quem de nós, na atualidade de nossos conhecimentos incompletos, conseguirá deitar sabedoria, no campo da inteligência, tão-só pelo testemunho das impressões pessoais?

  • Não ignoramos que a Terra é um gigantesco engenho no Espaço, transportando consigo quase três bilhões de pessoas físicas, conduzindo-as pelas vias do Universo, sem que saibamos, ainda, ao certo, em que base de força se dependura, informando-nos ünicamente de que semelhante colosso realiza, ao redor do Sol, uma órbita elíptica com a velocidade média de 108.000 quilômetros por hora
  • enquanto certas regiões do Planeta se encontram aprumadas perante o zênite, em outras, as criaturas se acham de cabeça para baixo, diante do nadir, sem que ninguém dê por isso
  • até ontem, qualquer pessoa asseverava que a matéria_densa de uma paisagem se constituía de elementos sólidos em repouso; hoje, porém, qualquer jovem estudante sabe que essas impressões são imaginárias, de vez que a matéria, em toda parte, se dissolve num misto de elétrons, prótons, nêutrons e dêuterons, encerrando-se em energia e luz;
  • qualquer homem reside num corpo do qual se faz inquilino, respira e atende aos impositivos da nutrição, sem maior esforço de sua parte.

____De que maneira dogmatizar afirmativas sobre causas, processos, acrisolamento e finalidade de nossa existência_terrestre pelos acanhados recursos dos sentidos comuns?

[73 - página 64] - André Luiz - 1968

____Finda a prece comovedora, a Irmã Zenóbia, diretora da Casa_Transitória_de_Fabiano, veio abraçar Adelaide, extremamente sensibilizada, e, logo após, reassumindo o lugar, recomendou aos auxiliares ajudassem-na no formoso cântico de agradecimento ao círculo terreno que os irmãos libertos acabavam de deixar. Imergindo-nos num dilúvio de vibrações cariciosas que nos arrancavam lágrimas de suave emoção, iniciou, ela própria, o hino de indefinível beleza:

Ó Terra — mãe devotada,
A ti, nosso eterno preito
De gratidão, de respeito
Na vida espiritual!
Que o Pai de Graça Infinita
Te santifique a grandeza
____E abençoe a natureza
Do teu seio maternal!
Quando errávamos aflitos,
No abismo de sombra densa,
Reformaste-nos a crença
No dia renovador.
____Envolveste-nos, bondosa,
Nos teus fluidos de agasalho,
Reservaste-nos trabalho Na divina lei do amor.
Suportaste-nos sem queixa
____O menosprezo impensado,
No sublime apostolado
De terno e infinito bem.
____Em resposta aos nossos crimes,
Abriste nosso futuro,
Desde as trevas do chão duro
Aos templos de luz do Além.
____Em teus campos de trabalho,
No transcurso de mil vidas,
Saramos negras feridas,
Tivemos lições de escol.
Nas tuas correntes santas
De amor e renascimento,
Nosso escuro pensamento
Vestiu-se de claro sol.
Agradecemos-te a bênção
Da vida que nos emprestas;
Teus rios, tuas florestas,
Teus horizontes de anil,
Tuas árvores augustas,
Tuas cidades frementes,
Tuas flores inocentes
Do campo primaveril!...
Agradecemos-te as dores Que, generosa, nos deste,
Para a jornada celeste
Na montanha de ascensão.
Pelas lágrimas pungentes,
Pelos pungentes espinhos,
Pelas pedras dos caminhos:
Nosso amor e gratidão!
____Em troca dos sofrimentos,
Das ânsias, dos pesadelos,
Recebemos-te os desvelos
De mãe de crentes e incréus.
Sê bendita para sempre
____Com tuas chagas e cruzes!
Ás aflições que produzes!
São alegrias nos céus.
Ó Terra — mãe devotada,
A ti, nosso eterno preito
De gratidão, de respeito,
Na vida espiritual!
Que o Pai de Graça Infinita
Te santifique a grandeza
____E abençoe a natureza
Do teu seio maternal!

[40 - páginas 301/303] - André Luiz


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Star-sizes.jpg

O Planeta Terra e a Maior Estrela conhecida no Universo

https://www.youtube.com/watch?v=Spujeued7ug UM PLANETA COM PERIGO DE SE VER APENAS EM...
Planeta Sonho- 14 Bis


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=MJHhvX49fNs#!MÃE TERRA


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QHDzQq1PRQg#!

Ver também: