Magneto - Ímã

Página acima

        Alguns corpos se atraem ou se repelem por uma força magnética: são os ímãs

  • Alguns metais, sujeitos à ação de ímã se magnetizam de forma permanente - passam a constituir ímãs também. 

  • O ímã sempre tem dois pólos, o pólo norte e o pólo sul. Norte e sul se atraem e pólos iguais se repelem. 

  • O ímã mais comum é de aço, que é ferro misturado a carbono. O aço forma um ímã permanente. 

  • O ferro puro também pode ser magnetizado mas perde a magnetização tão logo o ímã que o magnetiza for afastado. 

  • Os ímãs mais fortes que se conseguem fazer são de uma cerâmica chamada ferrite. Ímãs de ferrite são usados em alto-falantes de aparelhos de som.

        A Terra constitui um gigantesco ímã. Todos os ímãs na superfície da Terra são atraídos pelos pólos norte e sul do ímã terrestre. Esta força é muito pequena e não a sentimos quando seguramos um ímã na mão. No entanto, se um ímã estiver colocado numa situação em que gira com muita facilidade ele irá apontar para pólos magnéticos sul e norte terrestre que estão próximos aos pólos geográficos Norte e Sul da Terra. Este é o princípio de funcionamento de uma bússola.

 

Atenção: a força magnética é de natureza diferente da gravitacional e da força eletrostática, que é a que causa a atração entre um pente atritado e pedacinhos de papel. Nesta usam-se a as cargas mais (+) e menos (-) que não podem ser confundidas com os pólos norte e sul dos ímãs.

http://educar.sc.usp.br/maomassa/bussola_astro.html 

http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica6/eletromagnetismo/imas.htm 

Tipos de Imãs

  • Permanente: difícil produzir campos intensos. Ex: cerâmicas produzem 0,3 T.

  • Resistivos: sistema múltiplo de bobinas precisas que utilizam corrente contínua de ~8 kW. Consumo de energia é grande.

  • Supercondutores: Ligas metálicas comportam-se como supercondutores quando submetidas a corrente elétrica a temperatura de 10 kelvin. Podem gerar campos de até 4 T. As bobinas devem ser mantidas ~zero absoluto. Para tal utiliza-se nitrogênio líquido isolando o ambiente e a câmara interna e hélio líquido a 4,2 Kelvin na câmara interna no qual ficam suspensas as bobinas.

http://cfhr.epm.br/download/aulas/grad/RM.pdf 

LINKs:

Ver também:


Crianças e Adolescentes

DESAPARECIDOS