página acima: Pensamento
Pensamento e Mediunidade
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
Abaixo, mensagem de um espírito benfeitor que, apesar de ausente do local, sob o ponto de vista espacial, entrou em comunhão através dos fluidos_teledinâmicos que o ligava à mente da médium_psicofônica :

____... em matéria de mediunidade, não nos esqueçamos do pensamento.

____Nossa alma vive onde se lhe situa o coração.

____Caminharemos, ao influxo de nossas próprias criações, seja onde for.

____A gravitação no campo mental é tão incisiva, quanto na esfera da experiência física.

____...Pensamos, e imprimimos existência ao objeto idealizado.

____A resultante visível de nossas cogitações mais íntima denuncia a condição espiritual que nos é própria, e quantos se afinam com a natureza de nossas inclinações e desejos aproximam-se de nós, pelas amostras de nossos pensamentos.

____Se persistimos nas esferas mais baixas da experiência humana, os que ainda jornadeiam nas linhas da animalidade nos procuram, atraídos pelo tipo de nossos impulsos inferiores, absorvendo as substâncias_mentais que emitimos e projetando sobre nós os elementos de que se fazem portadores. (Ver: Obsessão)

____Imaginar é criar.

____E toda criação tem vida e movimento, ainda que ligeiros, impondo responsabilidade à consciência que a manifesta. E como a vida e o movimento se vinculam aos princípios de permuta, é indispensável analisar o que damos, a fim de ajuizar quanto àquilo que devamos receber.

  • Quem apenas mentalize angústias e crime, miséria e perturbação, poderá refletir no espelho da própria alma outras imagens que não sejam as da desarmonia e do sofrimento?
  • Um viciado entre os santos não lhes reconheceria a pureza, de vez que, em se alimentando das próprias emanações, nada conseguiria enxergar senão as próprias sombras.
  • Quem vive a procurar pedras na estrada, certamente não encontrará apenas calhaus subservientes.
  • Quem se detenha indefinidamente na medição de lama está ameaçado de afogamento no lodo.
  • O viajante fascinado pelos sarçais, à beira do caminho, sofre o risco de enlouquecer entre os espinheiros do mato inculto.

____Vigiemos os pensamentos, purificando-o no trabalho incessante do bem, para que arrojemos de nós a grilheta capaz de acorrentar-nos a obscuros processos de vida inferior.

____É da forja viva da ideia que saem as asas dos anjos e as algemas dos condenados.

____Pelo pensamento, escravizamo-nos troncos de suplício infernal, sentenciando-nos, por vezes, a séculos de peregrinação nos trilhos da dor e da morte.

____A mediunidade_torturada não é senão o enlace das almas comprometido em aflitivas provações, nos lance de reajuste.

____E, para abreviar o tormento que flagela de mil modos a consciência reencarnada ou desencarnada, quando nas grades expiatórias, é imprescindível atender à renovação mental, único meio de recuperação da harmonia.

____Satisfazer-se alguém com o rótulo, em matéria religiosa, sem qualquer esforço de sublimação interior, é tão perigoso para a alma quanto deter uma designação honorífica entre os homens com menosprezo pela responsabilidade que ela impõe.

____Títulos de fé não constituem meras palavras, acobertando-nos deficiências e fraquezas. Expressam deveres de melhoria a que não nos será lícito fugir, sem agravo de obrigações.

____Em nossos círculos de trabalho, desse modo, não nos bastará o ato de crer e convencer.

  • Ninguém é realmente espírita à altura desse nome, tão-só porque haja conseguido a cura de uma escabiose renitente, com o amparo de entidades amigas, e se decida, por isso, a aceitar a intervenção do Além-Túmulo na sua existência;
  • e ninguém é médium, na elevada conceituação de termo, somente porque se faça órgão de comunicação entre criaturas visíveis e invisíveis.

____Para conquistar a posição de trabalho a que nos destinamos, de conformidade com os princípios superiores que nos enaltecem o roteiro, é necessário concretizar-lhes a essência em nossa estrada, por intermédio do testemunho de nossa conversão ao amor santificante.

____Não bastará, portanto, meditar a grandeza de nosso idealismo superior. É preciso substancializar-lhe a excelsitude em nossas manifestações de cada dia.

____Os grandes artistas sabem colocar a centelha do gênio numa simples pincelada, num reduzido bloco de mármore ou na mais ingênua composição musical. As almas realmente convertidas ao Cristo lhe refletem a beleza nos mínimos gestos de cada hora, seja na emissão de uma frase curta, na ignorada cooperação_em_favor_dos_semelhantes ou na renúncia silenciosa que a apreciação terrestre não chega a conhecer.

____Nossos pensamentos geram nossos atos e nossos atos geram pensamentos nos outros.

____Inspiremos simpatia e elevação, nobreza e bondade, junto de nós, para que não nos falte amanhã o precioso pão da alegria.

____Convicção de imortalidade, sem altura de espírito que lhe corresponda, será projeção de luz no deserto.

____Mediação entre dois planos diferentes, sem elevação de nível moral, é estagnação na inutilidade.

____O pensamento é tão significativo na mediunidade, quanto o leito é importante para o rio. Ponde as águas puras sobre um leito de lama pútrida e não tereis senão a escura corrente da viciação.

____Indubitavelmente, divinas mensagens descerão do Céu à Terra. Entretanto, para isso, é imperioso construir canalização adequada.

____Jesus espera pela formação de mensageiros humanos capazes de projetar no mundo as maravilhas do seu Reino.

____Para atingir esse aprimoramento ideal é imprescindível que o detentor_de_faculdades_psíquicas não se detenha no simples intercâmbio. Ser-lhe-á indispensável a consagração de suas forças às mais altas formas de vida, buscando...

____A comunhão com os orientadores do progresso espiritual do mundo, através do livro, nos enriquece de conhecimento, acentuando-nos o valor mental; e a plantação de bondade constante traz consigo a colheita de simpatia, sem a qual o celeiro da existência se reduz a furna de desespero e desânimo.

____Não basta ver, ouvir ou incorporar_Espíritos_desencarnados, para que alguém seja conduzido à respeitabilidade.

____Irmãos ignorantes ou irresponsáveis enxameiam, como é natural, todos os departamentos da Terra, em vista da posição evolutiva deficitária em que ainda se encontram as coletividades do Planeta e, muita vez, sem qualquer raiz de perversidade propriamente dita, milhares de almas, despidas do envoltório_denso, praticam vampirismo junto dos encarnados invigilantes, simplesmente no intuito de prosseguirem coladas às sensações do campo físico das quais não se desvencilharam.

  • Toda tarefa, para crescer, exige trabalhadores que se dediquem ao crescimento, à elevação de si mesmos. Isso é demasiado claro em todos os planos da Natureza.
  • Não há frutos na árvore nascente.
  • Como esperardes o pensamento divino, onde o pensamento humano se perde nas mais baixas cogitações da vida?
  • Que mensageiro do Céu fará fulgir a mensagem celestial em nosso entendimento, quando o espelho de nossa alma jaz denegrido pelos mais inferiores dos interesses?
  • Em vão buscaria a estrela retratar-se na lama de um charco.
  • Amigos, pensemos no bem e executemo-lo.
  • Tudo o que existe dentro da Natureza é a ideia exteriorizada. O Universo é a projeção da Mente Divina e a Terra, qual a conheceis em seu conteúdo político e social, é produto da Mente_Humana.
  • Civilizações e povos, culturas e experiências constituem formas_de_pensamentos, através das quais evolvemos, incessantemente, para esferas mais altas.

____Atentemos, pois, para a obrigação de auto-aperfeiçoamento.

  • Sem compreensão e sem bondade, irmanar-nos-emos aos filhos desventurados da rebeldia.
  • Sem estudo e sem observação, demorar-nos-emos indefinidamente entre os infortunados expoentes da ignorância.
  • Amor e sabedoria são as asas com que faremos nosso vôo definitivo, no rumo da perfeita comunhão com o Pai Celestial.
  • Escalemos o plano superior, instilando pensamento de sublimação naqueles que nos cercam.

____A palavra esclarece.

____O exemplo arrebata.

____Ajustemo-nos ao Evangelho Redentor.

____Cristo é a meta de nossa renovação.

____Regenerando a nossa existência pelos padrões dEle, reestruturaremos a vida íntima daqueles que nos rodeiam.

____Meus amigos, crede!...

  • O pensamentopuro e operante é a força que nos arroja do ódio ao amor, da dor à alegria, da Terra ao Céu...
  • Procuremos a consciência de Jesus para que a nossa consciência lhe retrate a perfeição e a beleza!...
  • Saibamos refletir-lhe a glória e o amor, a fim de que a luz celeste se espelhe sobre as almas, como o esplendor solar se estende sobre o mundo.
  • Comecemos nosso esforço de soerguimento espiritual desde hoje e, amanhã, teremos avançado consideravelmente no grande caminho!...

[28a - página 118] - André Luiz

____ Faculdades_medianímicas e cooperação do mundo espiritual surgem por toda parte. Onde há pensamento, há correntes_mentais e onde há correntes mentais existe associação. E toda associação é interdependência e influenciação recíproca. Daí concluímos quanto à necessidade de vida nobre, a fim de atrairmos pensamentos que nos enobreçam.

  • Trabalho digno,
  • bondade ,
  • compreensão fraterna,
  • serviço aos semelhantes ,
  • respeito à Natureza
  • e oração constituem os meios mais puros de assimilar os princípios superiores da vida, porque damos e recebemos, em espírito, no plano das ideias, segundo leis universais que não conseguiremos iludir.

[28a - página 144] - André Luiz - 1954

____As bases de todos os serviços_de_intercâmbio, entre os desencarnados e encarnados, repousam na mente, não obstante as possibilidades de fenômenos_naturais, no campo da matéria densa, levados a efeito por...

  • entidades menos evoluídas
  • Ou extremamente consagradas à caridade sacrificial.

____De qualquer modo, porém, é no mundo mental que se processa a gênese de todos os trabalhos da comunhão de espírito a espírito.

____Daí procede a necessidade...

  • de renovação idealística,
  • de estudo,
  • de bondade operante
  • e de fé ativa, se pretendemos conservar o contacto com os Espíritos da Grande Luz.

____Simbolizemos nossa mente como sendo uma pedra inicialmente burilada. Tanto quanto a do animal, pode demorar-se, por muitos séculos, na ociosidade ou na sombra, sob a crosta dificilmente permeável de hábitos nocivos ou de impulsos degradantes, mas se a expomos ao sol da experiência, aceitando os atritos, as lições, os dilaceramentos e as dificuldades do caminho por golpes abençoados do buril da vida, esforçando-nos por aperfeiçoar o conhecimento e melhorar o coração, tanto quanto a pedra burilada reflete a luz, certamente nos habilitamos a receber a influência dos grandes gênios da sabedoria e do amor, gloriosos expoentes da imortalidade vitoriosa, convertendo-nos em valiosos instrumentos da obra assistencial do Céu, em favor do reerguimento de nossos irmãos menos favorecidos e para a elevação de nós mesmos às regiões mais altas.

____A fim de atingirmos tão alto objetivo é indispensável traçar um roteiro para a nossa organização mental, no Infinito Bem, e segui-lo sem recuar.

____Precisamos compreender — repetimos — que os nossos pensamentos são:

  • forças,
  • imagens,
  • coisas
  • e criações visíveis e tangíveis no campo espiritual.

____Atraímos companheiros e recursos, de conformidade com a natureza de nossas ideias, aspirações, invocações e apelos.

____Energia viva, o pensamento desloca, em torno de nós, forças sutis, construindo paisagens ou formas e criando centros_magnéticos ou ondas, com os quais emitimos a nossa atuação ou recebemos a atuação dos outros. (Ver: Psicosfera)

____Nosso êxito ou fracasso dependem da persistência ou da fé com que nos consagramos mentalmente aos objetivos que nos propomos alcançar.

____Semelhante lei de reciprocidade impera em todos os acontecimentos da vida.

  • Comunicar-nos-emos com as entidades e núcleos de pensamentos, com os quais nos colocamos em sintonia.
  • Nos mais simples quadros da natureza, vemos manifestado o princípio da correspondência:
    • Um fruto apodrecido ao abandono estabelece no chão um foco infeccioso que tende a crescer, incorporando elementos corruptores.
    • Exponhamos a pequena lâmina de cristal, limpa e bem cuidada, à luz do dia, e refletirá infinitas cintilações do Sol.
    • Andorinhas seguem a beleza da primavera.
    • Corujas acompanham as trevas da noite.
    • O mato inculto asila serpentes.
    • A terra cultivada produz o bom grão.

____Na mediunidade, essas leis se expressam, ativas.

  • Mentes enfermiças e perturbadas assimilam as correntes desordenadas do desequilíbrio,
  • enquanto que a boa-vontade e a boa intenção acumulam os valores do bem.

____Ninguém está só.

  • Cada criatura recebe de acordo com aquilo que dá.
  • Cada alma vive no clima espiritual que elegeu, procurando o tipo de experiência em que situa a própria felicidade.

____Estejamos, assim, convictos de que os nossos companheiros na Terra ou no Além são aqueles que escolhemos com as nossas solicitações_interiores, mesmo porque, segundo o antigo ensinamento evangélico, “teremos nosso tesouro onde colocarmos o coração’.

[10 página 119] - EMMANUEL - 1952

____ em qualquer estudo da mediunidade, não podemos esquecer que o pensamento vige na base de todos os fenômenos de sintonia na esfera da alma.

____Analisando-o, palidamente, tomemos a imagem da vela acesa, apesar de imprópria para as nossas anotações.

____A vela acesa arroja de si fótons ou força luminosa.

____O cérebro exterioriza princípios inteligentes ou energia mental.

____Na primeira, temos a chama.

____No segundo, Identificamos a ideia.

____Uma e outro possuem campos característicos de atuação, que é tanto mais vigorosa quanto mais se mostre perto do fulcro emissor.

____No fundo, os agentes a que nos referimos são neutros em si.

____Imaginemos, no entanto, o lume conduzido.

  • Tanto pode revelar o caminho de um santuário, quanto a trilha de um pântano.
  • Tanto ajuda os braços do malfeitor na execução de um crime, quanto auxilia as mãos do benfeitor no levantamento das boas obras.

____Verificamos, no símile, que a energia mental, inelutavelmente ligada à consciência que a produz, obedece à vontade.

____E, compreendendo-se no pensamento a primeira estação de abordagem magnética, em nossas relações uns com os outros, seja qual for a mediunidade de alguém, é na vida íntima que palpita a condução de todo o recurso psíquico.

____Observa, pois, os próprios impulsos.

  • Desejando, sentes.
  • Sentindo, pensas.
  • Pensando, realizas.
  • Realizando, atrais.
  • Atraindo, refletes.
  • E, refletindo, estendes a própria influência, acrescida dos fatores de indução do grupo com que te afinas.

____O pensamento é, portanto, nosso cartão de visita.

____Com ele, representamos ao pé dos outros, conforme nossos próprios desejos,...

  • a harmonia ou a perturbação,
  • a saúde ou a doença,
  • a intolerância ou o entendimento,
  • a luz dos construtores do bem ou a sombra dos carregadores do mal.

Texto ditado por EMMANUEL na reunião pública de 8/1/1960, a respeito do Livro dos Médiuns - Questão nº7

[80 - página 17 - "Cartão de visita"]

Ver também:
*