Expiação- Reecarnações expiatórias
página acima: Reencarnação
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

[41a - página 147] - EMMANUEL - 1940

____A união_do_Espírito_a_determinado_corpo pode ser imposta por Deus do mesmo modo que as diferentes provas, mormente quando ainda o Espírito não está apto a proceder a uma escolha com conhecimento de causa. Por expiação, pode o Espírito ser constrangido a se unir ao corpo de determinada criança que, pelo seu nascimento e pela posição que venha a ocupar no mundo, se lhe torne instrumento de castigo.

[9a - página 197 questão 337]

____Não há falta irremissível, que a expiação não possa apagar. Meio de consegui-lo encontra o homem nas diferentes existências que lhe permitem avançar, conformemente aos seus desejos e esforços, na senda do progresso, para a perfeição, que é o seu destino final.

[9a - página 27, INTRODUÇÃO - VI]

Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação.

[9a - página 103 questão 132]

Deus sabe esperar, não apressa a expiação. Todavia, pode impor certa existência a purificação e o progresso do Espírito, ao mesmo tempo que lhe sirva de expiação.

[9a - página 173 questão 262]

____A expiação se cumpre:

  • durante a existência corporal, mediante as provas a que o Espírito se acha submetido;
  • na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do Espírito.

[9a - página 461 questão 998]

____É a pena que o espírito sofre em decorrência de suas faltas cometidas durante a vida corpórea.

____Todos os sofrimentos provados pelo espírito são, ao mesmo tempo, expiações de erros passados e provas parra a evolução futura.http://www.plenus.net/arquivos/glossario.html

____Há mães que odeiam os filhos e, não raro, desde a infância destes. Às vezes, é uma prova que o Espírito do filho escolheu, ou uma expiação, se aconteceu ter sido mau pai, ou mãe perversa, ou mau filho, noutra existência (392). Em todos os casos, a mãe má não pode deixar de ser animada por um mau Espírito que procura criar embaraços ao filho, a fim de que sucumba na prova que buscou. Mas, essa violação obstáculos de que haja triunfado.

[9a - página 410 questão 891]
____

(Ver: Familiares problemas)

____Sendo vicissitudes da vida corporal expiação das faltas do passado e, ao mesmo tempo, provas com vistas ao futuro, seguir-se-á que da natureza de tais vicissitudes se possa deduzir de que gênero foi a existência anterior. Muito amiúde é isso possível, pois que cada um é punido naquilo por onde pecou. Entretanto, não há que tirar daí uma regra absoluta. As tendências instintivas constituem indício mais seguro, visto que as provas por que passa o Espírito o são, tanto pelo que respeita ao passado, quanto pelo que toca ao futuro.

[9a - página 218 questão 399]

As vicissitudes da vida corpórea constituem expiação das faltas do passado e, simultaneamente, provas com relação ao futuro. Depuram-nos e levam-nos, se as suportamos resignados e sem murmurar.

[9a - página 219 questão 399]

____A perda dos entes que nos são caros representa uma prova, ou expiação.

[9a - página 433 questão 934]

____O trabalho, por ser uma conseqüência da natureza corpórea do homem. É expiação e, ao mesmo tempo, meio de aperfeiçoamento da sua inteligência.

[9a - página 328 questão 676]

____O mérito da existência de seres como os cretinos e os idiotas, que não podendo fazer o bem nem o mal, se acham incapacitados de progredir, é uma expiação decorrente do abuso que fizeram de certas faculdades. É um estacionamento temporário.

[9a - página 207 questão 373]

____À frente dos irmãos irresponsáveis e enfermos, a colaboração dos espíritos_superiores significa amizade fiel, ainda que essa colaboração expresse doloroso processo de reequilíbrio em favor desses espíritos enfermos.

____A reencarnação
,_em_tais_circunstâncias, é o mesmo que conduzir o doente inerte a certa máquina de fricção para o necessário despertamento. Intimamente justaposta ao campo celular, a alma é a feliz prisioneira do equipamento físico, no qual influencia o mundo atômico e é por ele influenciada, sofrendo os atritos que lhe objetivam a recuperação.

[28a - página 237] - André Luiz - 1954

____

____Espíritos infortunados não se enfastiarão tão cedo da loucura em que se comprazem ... todavia, quando não se fatiguem, a Lei poderá conduzi-los a prisão regeneradora.

____dolorosas reencarnações que significam tremenda luta expiatória para as almas necrosadas no vício. Temos, por exemplo:

  • O mongolismo, (Ver: Morte de crianças e jovens )
  • a hidrocefalia,
  • a paralisia,
  • a cegueira,
  • a epilepsia secundária,
  • O idiotismo,
  • O aleijão de nascença e muitos outros recursos, angustiosos embora, mas necessários, e que podem funcionar, em benefício da mente desequilibrada, desde o berço, em plena fase infantil. Na maioria das vezes, semelhantes processos de cura prodigalizam bons resultados pelas provações obrigatórias que oferecem ...

[28a - página 139] - André Luiz - 1954

____

  • Se existem reencarnações ligadas aos planos superiores,
  • temos aquelas que se enraízam diretamente nos planos inferiores.

    • Se a penitenciária vigora entre os homens, em função da criminalidade corrente no mundo,
    • O inferno existe, na Espiritualidade, em função da culpa nas consciências.

____E assim como já podemos contar na esfera carnal com uma justiça sinceramente interessada em auxiliar os delinqüentes na recuperação, através do livramento condicional e das prisões-escolas, organizadas pelas próprias autoridades que dirigem os tribunais humanos em nome das leis, aqui também os representantes do Amor Divino podem mobilizar recursos de misericórdia, beneficiando Espíritos devedores, desde que se mostrem dignos do socorro que lhes abrevie o resgate e a regeneração.

____reencarnações em perfeita conexão com os planos infernais que valem como preciosas oportunidades de libertação dos círculos tenebrosos. E como tais renascimentos_na_carne não possuem senão característicos de trabalho expiatório, em muitas ocasiões são empreendimentos planejados e executados daqui mesmo, por benfeitores credenciados para agir e ajudar em nome do Senhor.

[83 - página 35] - André Luiz

Expiação e Arrependimento - Livro dos Espiritos

https://www.youtube.com/watch?v=XO-XqpSnpnE

Ver também:
*