página acima: Homem
Iluminação do íntimo
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Numerosos filósofos hão compendiado as teses e conclusões do Espiritismo no seu aspecto filosófico, científico e religioso; todavia, para a iluminação do íntimo, só tendes no mundo o Evangelho do Senhor, que nenhum roteiro doutrinário poderá ultrapassar.

____Aliás, o Espiritismo em seus valores cristãos não possui finalidade maior que a de restaurar a verdade evangélica para os corações desesperados e descrentes do mundo.

____Teorias e fenômenos inexplicáveis sempre houve no mundo. Os escritores e os cientistas doutrinários poderão movimentar seus conhecimentos na construção de novos enunciados para as filosofias terrestres, mas a obra definitiva do Espiritismo é a da edificação da consciência_profunda no Evangelho de Jesus-Cristo.

____O plano_invisível poderá trazer-vos as mensagens mais comovedoras e convincentes dos vossos bem-amados; podereis guardar os mais elevados princípios de crença no vosso mundo impressivo. Todavia, esse é o esforço, a realização do mecanismo doutrinário em ação, junto de vossa personalidade.

  • Só o trabalho de auto­evangelização, porém, é firme e imperecível.
  • Só o esforço individual no Evangelho de Jesus pode iluminar, engrandecer e redimir o espírito, porquanto, depois de vossa edificação com o exemplo do Mestre, alcançareis aquela verdade que vos fará livres.

[41a - página 131] - EMMANUEL - 1940

  • NIRVANA - Cada individualidade, na prova, como na redenção, como na glória divina, tem uma função definida de trabalho e elevação dos seus próprios valores. Os que aprenderam os bens da vida e quantos os ensinam com amor, multiplicam na Terra e nos Céus os dons infinitos de Deus.
  • [52 - página 73]

  • BUDISMO - Filosofia Budista Theravada (Hinyana): A figura do " veículo pequeno" resume o espírito da tradição Theravada, também chamada de Hinayana. Cada um é responsável por guiar o próprio barco. Sozinho, o praticante busca a auto-iluminação por meio da meditação e de uma conduta condizente com a doutrina de Buda.
    Revista ISTOÉ / 1774 - 1º/10/2003 - página 52 - Consultoria: Prof.Frank Usarski, programa de pós-graduação em ciências de religião da PUC de São Paulo.
  • EVANGELHO_APÓCRIFO_DE_TOMÉ -[3] Jesus disse: "Se aqueles que vos guiam disserem, 'Olhem, o reino está no céu', então, os pássaros do céu vos precederão, se vos disserem que está no mar, então, os peixes vos precederão. Pois bem, o reino está dentro de vós, e também está em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer_a_vós_mesmos, então, sereis conhecidos e compreendereis que sois filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis essa pobreza."
    (Conforme documentos localizados em Nag-Hammadi , no ano de 1945)
  • GNOSTICISMO - A gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele conhecimento_que_dá_sentido_à_vida_humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa.
    http://www.gnosisonline.org/Teologia_Gnostica/index.shtml
  • ESPIRITISMO - A finalidade divina do Espiritismo é a iluminação dos sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem.

    [41a - página 23] - EMMANUEL - 1940

  • Mateus [5] - (Sermão da montanha)
    • 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte
    • 15 nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.
    • 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
    • ...
    • 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.

____O mundo está repleto de elementos educativos, mormente no referente às teorias nobilitantes da vida e do homem, pelo trabalho e pela edificação das faculdades e do caráter.

____Mas, em se tratando de iluminação espiritual, não existe fonte alguma além da exemplificação de Jesus, no seu Evangelho de Verdade e Vida.

____Os próprios filósofos que falaram na Terra, antes dEle, não eram senão emissários da sua bondade e sabedoria, vindos à carne de modo a preparar-lhe a luminosa passagem pelo mundo das sombras, razão por que o modelo de Jesus é definitivo e único para a realização da luz e da verdade em cada homem.

[41a - página 141] - EMMANUEL - 1940

O que crê, apenas admite; mas o que se ilumina vibra e sente.

A palavra do guia é agradável e amiga, mas o trabalho de iluminação pertence a cada um.

Toda reforma terá de nascer no interior. Da iluminação do coração vem a verdadeira cristianização do lar, e do aperfeiçoamento das coletividades surgirá o novo e glorioso dia da Humanidade.

EMMANUEL - (Consolador) [55 - página 129]

____Quando a sinceridade e a boa-vontade se irmanam dentro de um coração, faz-se no santuário intimo a luz espiritual para a sublime compreensão da verdade.

____Esse é o chamado “ toque da alma”, impossível para quantos perseverem na lógica convencionalista do mundo, ou nas expressões negativas das situações provisórias da matéria, em todos os sentidos.

____A existência na Terra é um aprendizado excelente e constante. Não há idades para o serviço de iluminação espiritual. Os pais têm o dever de orientar a criança, desde os seus primeiros passos, no capítulo das noções evangélicas, e a velhice não tem o direito de alegar o cansaço orgânico em face desses estudos de sua necessidade própria.

____É certo que as aquisições de um velho, em matéria de conhecimentos novos, não podem ser tão fáceis como as de um jovem em função de sua instrumentabilidade sadia, fisicamente falando; os homens mais avançados em anos têm, contudo, a seu favor as experiências da vida, que facilitam a compreensão e nobilitam o esforço da iluminação de si mesmos, considerando que, se a velhice é a noite, a alma terá no amanhã do futuro a alvorada brilhante de uma vida nova.

[41a - página 134] - EMMANUEL - 1940

____ A purificação na Terra ainda é qual o lírio alvo, nascendo do lodo das amarguras e das paixões.

____Todos os Espíritos encarnados, porém, devem considerar que se encontram no planeta como em poderoso cadinho de acrisolamento e regeneração, sendo indispensável cultivar a flor da iluminação intima, na angústia da vida humana, no círculo da família ou da comunidade social, através da maior severidade para consigo mesmo e da maior tolerância com os outros, fazendo cada qual, da sua existência, um apostolado de educação onde o maior beneficiado seja o seu próprio espírito.

[41a - página 137] - EMMANUEL - 1940

____ Esse esforço individual para iniciar o trabalho de iluminação da própria alma deve começar:

  • com o auto­domínio,
  • com a disciplina dos sentimentos egoísticos e inferiores,
  • com o trabalho silencioso da criatura por exterminar as próprias paixões.

____Nesse particular, não podemos prescindir do conhecimento adquirido por outras almas que nos precederam nas lutas da Terra, com as suas experiências santificantes — água pura de consolação e de esperança , que poderemos beber nas páginas de suas memórias ou nos testemunhos de sacrifício que deixaram no mundo.

____Todavia, o conhecimento é a porta amiga que nos conduzirá aos raciocínios mais puros, porquanto, na reforma definitiva de nosso íntimo, é indispensável o golpe da ação própria, no sentido de modelarmos o nosso santuário interior, na sagrada iluminação da vida.

[41a - página 138] - EMMANUEL - 1940

____Os estadistas ou condutores de multidões, que propugnam leis para o bem-estar social, por processos mecânicos de aplicação, sem atender à iluminação espiritual dos indivíduos, em pouco tempo caem no desencanto de suas utopias políticas e sociais.

____A harmonia do mundo não virá por decretos, nem de parlamentos que caracterizam sua ação por uma força excessivamente passageira.

  • Não vedes que o mecanismo das leis humanas se modifica todos os dias?
  • Os sistemas de governo não desaparecem para dar lugar a outros que, por sua vez, terão de renovar-se com o transcorrer do tempo?
  • Na atualidade do planeta, tendes observado a desilusão de muitos utopistas dessa natureza, que sonharam com a igualdade irrestrita das criaturas, sem compreender que, recebendo os mesmos direitos de trabalho e de aquisição perante Deus, os homens, por suas próprias ações, são profundamente desiguais entre si, em:

____O homem que se ilumina conquista a ordem e a harmonia para si mesmo. E para que a coletividade realize semelhante aquisição, para o organismo social, faz-se imprescindível que todos os seus elementos compreendam os sagrados deveres de auto-iluminação.

[41a - página 140] - EMMANUEL - 1940

____ A aquisição do conhecimento espiritual, com a perfeita noção de nossos deveres, desperta em nosso íntimo a centelha do espírito divino, que se encontra no âmago de todas as criaturas.

____Nesse instante, descerra-se à nossa visão_profunda o santuário da luz de Deus, dentro de nós mesmos, consolidando e orientando as nossas mais legitimas noções de responsabilidade na vida. (Ver: Intuição)

  • Enquanto o homem se desvia ou fraqueja, distante dessa iluminação, seu erro justifica-se, de alguma sorte, pela ignorância ou pela cegueira.
  • Todavia, a falta cometida com a plena consciência do dever, depois da bênção do conhecimento interior, guardada no coração e no raciocínio, essa significa o “pecado contra o Espírito_Santo”, porque a alma_humana estará, então, contra si mesma, repudiando as suas divinas possibilidades. (Ver: Pecado)

____É lógico, portanto, que esses erros são os mais graves da vida, porque consistem no desprezo dos homens pela expressão de Deus, que habita neles.

[41a - página 177] - EMMANUEL - 1940

____A vida física é puro estágio educativo, dentro da eternidade, e a ela ninguém é chamado a fim de candidatar-se a paraísos de favor e, sim, à moldagem viva do céu no santuário do Espírito, pelo máximo aproveitamento das oportunidades recebidas no aprimoramento de nossos valores mentais, com o desabrochar e evolver das sementes_divinas que trazemos conosco.

  • O trabalho incessante para o bem,
  • a elevação de motivos na experiência transitória,
  • a disciplina dos impulsos pessoais, com amplo curso às manifestações mais nobres do sentimento,
  • O esforço perseverante no infinito bem, constituem as vias de crescimento mental, com aquisição de luz para a vida imperecível.

____Cada criatura nasce na Crosta_da_Terra para enriquecer-se através do serviço à coletividade. Sacrificar-se é superar-se, conquistando a vida maior. Por isto mesmo, o Cristo asseverou que o maior no Reino Celeste é aquele que se converter em servo de todos.

  • Um homem poderá ser temido e respeitado no Planeta pelos títulos que adquiriu à convenção humana,
  • mas se não progrediu no domínio das ideias, melhorando-se e aperfeiçoando-se, guarda consigo mente estreita e enfermiça.

____Em suma, ir_à_matéria_física e dela regressar ao campo_de_trabalho em que nos achamos presentemente, é submetermo-nos a profundos choques biológicos, destinados à expansão dos elementos divinos que nos integrarão, um dia, a forma gloriosa.

[96 - páginas 87] - André Luiz

____Todos os símbolos do Evangelho, dado o meio em que desabrocharam, são, quase sempre, fortes e incisivos.

____Jesus não vinha trazer ao mundo a palavra de contemporização com as fraquezas do homem, mas a centelha de luz para que a criatura humana se iluminasse para os planos divinos.

____E a lição sublime do Cristo, ainda e sempre, pode ser conhecida como a “ espada” renovadora, com a qual deve o homem lutar consigo mesmo, extirpando os velhos inimigos do seu coração, sempre capitaneados pela ignorância e pela vaidade, pelo egoísmo e pelo orgulho.

[41a - página 178] - EMMANUEL - 1940

____O amor a nós mesmos deve ser interpretado como a necessidade de oração e de vigilância, que todos os homens são obrigados a observar.

____Amar a nós mesmos não será a vulgarização de uma nova teoria de auto-adoração. Para nós outros, a egolatria já teve o seu fim, porque o nosso problema é de iluminação íntima, na marcha para Deus. Esse amor, portanto, deve traduzir-se em esforço próprio, em auto-educação, em observação do dever, em obediência às leis de realização e de trabalho, em perseverança na , em desejo sincero de aprender com o único Mestre, que é Jesus-Cristo.

____Quem se ilumina, cumpre a missão da luz sobre a Terra. E a luz não necessita de outros processos para revelar a verdade, senão o de irradiar espontaneamente o tesouro de si mesma.

____Necessitamos encarar essa nova fórmula de amor a nós mesmos, conscientes de que todo bem conseguido por nós, em proveito do próximo, não é senão o bem de nossa própria alma, em virtude da realidade de uma só lei, que é a do amor, e um só dispensador dos bens, que é Deus.

[41a - página 198] - EMMANUEL - 1940

[56- página 175] - André Luiz, 11/5/1958

NA GRANDE ROMAGEM

____Ignoramos as estações de contacto na romagem enorme, mas estamos informados de que o nosso objetivo é Cristo Jesus.

  • Quantas vezes seremos constrangidos a pisar sobre espinheiros da calúnia?
  • quantas vezes transitaremos pelo trilho escabroso da incompreensão?
  • quantos aguaceiros de lágrimas nos alcançarão o espírito?
  • quantas nuvens estarão interpostas, entre nosso pensamento e o Céu, em largos trechos da senda?

____Insolúvel a resposta.

____Importa, contudo, marchar sempre, no caminho interior da própria redenção, sem esmorecimento.

  • Hoje, é o suor intensivo
  • amanhã, é a responsabilidade
  • depois, é o sofrimento
  • e, em seguida, é solidão...

____Ainda assim, é indispensável seguir sem desânimo.

____Quando não seja possível avançar dois passos por dia, desloquemo-nos para diante, pelo menos alguns milímetros .

____Abre-se a vanguarda em horizontes novos de...

____Subamos, sem repouso, pela montanha escarpada:

  • Vencendo desertos .
  • Superando dificuldades...
  • Varando nevoeiros...
  • Eliminando obstáculos...

____Obedeçamos, por nossa vez, conscientes da nossa destinação e convictos de que o Senhor nos espera, além da nossa cruz, nos cimos resplandecentes da eterna ressurreição.

[85 - página 19]

____Quando a espiritualidade sublime te clareou por dentro, passaste a mentalizar perfeição nas atitudes alheias. Entretanto, buscando, aqui e ali, padrões ideais de comportamento, nada mais recolheste que necessidades e negações.

  • Irmãos que te pareciam sustentáculos da coragem tombaram no desânimo, em dificuldades nascentes;
  • criaturas que supunhas destinadas à missão da bênção, pela música de carinho que lhes vibrava na boca, amaldiçoaram leves espinhos que lhes roçaram a vestimenta;
  • companheiros que se afiguravam troncos na fé resvalaram facilmente nos atoleiros da dúvida,
  • e almas que julgavas modelos de fidelidade e ternura abandonaram-te o clima de esperança, nas primeiras horas da luta incerta.

____Sofres, exiges, indagas, desarvoras-te...

____Trilhando o caminho da renovação que te eleva, solicitas circunstâncias e companhias em que te escores para seguir adiante; contudo, se estivesses no plano dos amigos perfeitos, não respirarias na escola do burilamento moral.

____O Universo é governado por leis infalíveis.

____“Dai e dar-se-vos-á” — ensinou Jesus.

____Possuímos, desse modo, tão-somente aquilo que damos.

____Se aspiras a receber a simpatia e a abnegação do próximo, começa distribuindo simpatia e abnegação.

____O entendimento na Doutrina Espírita esclarece-nos a cada um que...

  • é loucura reclamar a santificação compulsória
  • e, sim, que é dever simples de nossa parte operar a própria transformação para o bem, a fim de que sejamos para os outros, ainda hoje, o que desejamos sejam eles para nós amanhã.

____É possível estejas atravessando a estrada longa da incompreensão, pedregosa e obscura.

____Façamos, porém, suficiente luz no próprio íntimo, e a noite, por mais espessa, será sempre sombra a fugir de nós.

[80 - página 231]

O Senhor mandou constar no Livro Divino o seu aviso celestial: — “eis que estou à porta e bato”. Se alguém abre a porta viva da alma, haverá realmente o colóquio redentor, entre o Mestre e o Discípulo. O coração é tabernáculo e a sublimação das potências que o integram é a única via de acesso às esferas superiores.

[96 - páginas 36] - André Luiz

____A Bondade do Senhor não violenta o coração. O Reino Divino nascerá dentro dele e, à maneira da semente_de_mostarda que se liberta dos envoltórios inferiores, medrará e crescerá gradativamente, sob os impulsos construtivos do próprio homem.
____A coroa da sabedoria e do amor é conquistada...

  • por evolução,
  • por esforço,
  • por associação da criatura aos propósitos do Criador.

____A marcha da Civilização é lenta e dolorosa. Formidandos atritos se fazem indispensáveis para que o espírito consiga desenvolver a luz que lhe é própria.

[96 - páginas 80] - André Luiz

____ Ninguém trai os princípios estabelecidos. Possuímos agora o que ajuntamos no dia de ontem e possuiremos amanhã o que estejamos buscando no dia de hoje. E como emendar é sempre mais difícil que fazer, não podemos contar com o favoritismo, na obra laboriosa do aprimoramento individual, nem provocar solução pacífica e imediata para problemas que gastamos longos anos a entretecer. (Ver: Carma)

  • A prece ajuda,
  • a esperança balsamiza,
  • a sustenta,
  • O entusiasmo revigora,
  • O ideal ilumina,
  • mas o esforço próprio na direção do bem é a alma da realização esperada.

____Em razão disso, ainda aqui, a bênção do minuto, a dádiva da hora e o tesouro das oportunidades de cada dia hão de ser convenientemente aproveitados se pretendemos santificadora ascensão.

  • Felicidade,
  • paz,
  • alegria, não se improvisam. Representam conquistas da alma no serviço incessante de renovar-se para a execução dos Desígnios Divinos.

____Felizmente, desde agora estamos abrigados no santuário da boa vontade e, ainda neste instante, cabe-nos não esquecer a promessa evangélica: “quem perseverar até ao fim, será salvo". A Graça Celestial, sem dúvida, é um sol permanente e sublime. Urge, porém, a criação de qualidades superiores em nós, para fixar-lhe os raios e recebê-los.

[96 - página 250] - André Luiz

____Abata-se o homem, purifique ele o seu espírito intimamente, expulse de si a impureza como uma peste, eleve as suas vistas à maior altura possível; ame a Verdade como a sua divindade, diante da qual tudo se deve inclinar; siga-a sem se inquietar para onde a sua pesquisa pode conduzi-lo; e ao redor dele os mensageiros do Altíssimo farão círculo e em sua alma interior ele verá a luz.

[108 - página 268] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

____Convém não esquecer, contudo, que a realização nobre exige três requisitos fundamentais, a saber:

  • primeiro, desejar
  • segundo, saber desejar
  • e, terceiro, merecer, ou, por outros termos, vontade ativa, trabalho persistente e merecimento justo.

[32 - página 49] - André Luiz

AUTO-APRIMORAMENTO

  • Tanto quanto sustentamos confidências menos felizes com os outros,
  • alimentamos aqueles do mesmo gênero de nós para nós mesmos.

    • Como vencer os nossos conflitos interiores?
    • De que modo eliminar as tendências menos construtivas que ainda nos caracterizam a individualidade? - indagamo-nos.
    • De que modo esparzir a luz se muitas vezes ainda nos afinamos com a sombra?

____E perdemos tempo longo na introspecção sem proveito, da qual nos afastamos insatisfeitos ou tristes.
____Ponderemos, entretanto que os doentes estivessem proibidos de trabalhar, segundo as possibilidades que lhes são próprias, e se os benefícios da escola fossem vedados aos ignorantes, não restaria à civilização outra alternativa que não a de se extinguir, deixando-se invadir pelos atributos da selva.
____Felicitemo-nos pelo fato de já conhecer as nossas fraquezas e defini-las. Isso constitui um passo muito importante no Progresso_Espiritual, porque, com isso, já não mais ignoramos onde e como atuar em auxílio da própria cura e burilamento.
____Que somos espíritos endividados perante as Leis Divinas, em nos reportando a nós outros, os companheiros em evolução na Terra, não padece dúvida.
____Urge, porém, saber como facear construtivamente as necessidades e problemas do mundo íntimo.
____Reconhecemo-nos falhos, em nos referindo aos valores da alma, ante a Vida Superior, mas abstenhamo-nos de chorar inutilmente no beco da auto piedade. Ao invés disso, trabalhemos na edificação do bem de todos.

  • Cultura é a soma de lições infinitamente repetitivas no tempo.
  • Virtude é o resultado de experiências incomensuràvelmente recapituladas na vida.

____Jesus, O Mestre dos Mestres, apresenta uma chave simples para que se lhe identifiquem os legítimos seguidores: “conhecê-los-eis pelos frutos”.
____Observemos o que estamos realizando com o tesouro das horas e de que espécie são as nossas ações, a_benefício_dos_semelhantes. E, procurando aceitar-nos como somos, sem subterfúgios ou escapatórias, evitemos estragar-nos com queixas e auto condenação, diligenciando buscar, isto sim, agir, servir e melhorar-nos sempre.
____Em tudo o que sentirmos, pensarmos, falarmos ou fizermos, doemos aos outros o melhor de nós, porque Deus nos conhecerá pelos bons frutos que produzirmos.

[117 - páginas 85/87] - EMMANUEL

____São tão grandes as expressões da misericórdia divina que nos cercam o espírito, em qualquer plano da vida, que basta um olhar à natureza física ou invisível, para sentirmos, em torno de nós, uma aluvião de graças.

____O favor divino, porém, como o homem pretende receber no seu antropomorfismo, não se observa no caminho da vida, pois Deus não pode assemelhar-se a um monarca humano, cheio de preferências pessoais ou subornado por motivos de ordem inferior.

____A alma, aqui ou alhures, receberá sempre de acordo com o trabalho da edificação de si mesma.

  • É o próprio espírito que inventa o seu inferno
  • Ou cria as belezas do seu céu.

____E tal seja o seu procedimento, acelerando o processo_de_evolução pelo esforço próprio, poderá Deus dispensar na Lei, em seu favor, pois a Lei é uma só e Deus o seu Juiz Supremo e Eterno.

[41a - página 136] - EMMANUEL - 1940

"Todos nós temos o extraordinário codificado dentro de nós, esperando para ser libertado."

Jean Houston

____O processo de reforma íntima é, por certo, demorado e delicado.
____Necessita de determinismo e interesse permanente daquele que o abraça para que alcance bons frutos.
____O saldo positivo exige exercício de paciência, tolerância, desprendimento, perdão,
____Compreensão e amor nas relações humanas.

Cairbar Shutel - “Reforma Ìntima”

http://www.universoespirita.org.br/boletim_novo/Boletim%20014_05.htm

EVANGELHO SEGUNDO TOMÉ O DÍDIMO

O Evangelho do Apóstolo Tomé

(Apostolo Dídimo Judas Tomé)

Texto Gnóstico encontrado em Nag Hammad, em 1945

____Estas são as palavras secretas que Jesus o Vivo proferiu e que Dídimo Judas Tomé escreve:

____(2) Jesus disse: "Aquele que busca continue buscando até encontrar. Quando encontrar, ele se perturbará. Ao se perturbar, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo."

http://paginas.terra.com.br/servicos/ecard/apocrifosonline/evangelhos_gnosticos/evangelho_tome.htm

http://www.petit.com.br

Mensagens:

http://www.ermance.com.br/PPS%20de%20Ermance%20Dufaux/amigo_querido_das_lides_espiritistas_(ermance_dufaux).pps

Feliz daquele que descobrir, ainda nesta vida, que a maior obra a realizar está no seu próprio interior!

[0]

Ver também:

*