página acima: Amor
Amor e Conhecimento
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Duas asas conduzirão o espírito humano à presença de Deus ...

  • uma chama-se AMOR,
  • a outra, SABEDORIA.

____Pelo amor, que, acima de tudo, é serviço aos semelhantes, a_criatura_se_ilumina e aformoseia por dentro, emitindo, em favor dos outros, o reflexo de suas próprias virtudes; e, pela sabedoria, que começa na aquisição do conhecimento, recolhe a influência dos vanguardeiros do progresso, que lhe comunicam os reflexos da própria grandeza, impelindo-a para o Alto. Ambos são imprescindíveis ao progresso, mas é justo considerar a superioridade do primeiro, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas.

EMMANUEL -Psicografado por Francisco Cândido Xavier

João Gonçalves Filho - (AMAR - 134)

"O conhecimento pode pouquíssimo, comparado com o muito que o amor pode sempre."

[25 - página 66] - André Luiz

  • O amor ilumina
  • e a sabedoria sustenta.

[56 - página 175] - André Luiz, 11/5/1958

____ Mesmo sendo a vida corpórea apenas uma estada temporária neste mundo e devendo o futuro constituir objeto da vossa principal preocupação, será útil, também, vos esforçardes por adquirir conhecimentos científicos que só digam respeito às coisas e às necessidades materiais.

  • Primeiramente, isso vos põe em condições de auxiliar os vossos irmãos
  • depois, o vosso Espírito subirá mais depressa, se já houver progredido em inteligência.

____Nos intervalos_das_encarnações, aprendereis numa hora o que na Terra vos exigiria anos de aprendizado. Nenhum conhecimento é inútil; todos mais ou menos contribuem para o progresso, porque o Espírito, para ser perfeito, tem que saber tudo, e porque, cumprindo que o progresso se efetue em todos os sentidos, todas as ideias adquiridas ajudam o desenvolvimento do Espírito.

[9a - questão 898]

Os que conhecem precisam auxiliar os que ignoram e não apenas auxiliar simplesmente, mas auxiliar com muito amor.

[73 - página 179] - André Luiz

Cada Inteligência só recebe da verdade a porção que pode reter.

[4 - página 288] - André Luiz

Espíritas!

  • Amai-vos; eis o primeiro ensinamento;
  • instruí-vos, eis o segundo.

[17b - Capítulo XXXI parágrafo IX]

(Ver: Budismo e Dissertação a cerca do Espiritismo)

A respeito dos trabalhos de desobsessão e doutrinação:

____..."se o conhecimento auxilia por fora, só o amor socorre por dentro — acrescentou o instrutor de André Luiz, tranqüilamente. Com a nossa cultura retificamos os efeitos, quanto possível, e só os que amam conseguem atingir as causas profundas. Ora, os nossos desventurados amigos reclamam intervenção no íntimo, para modificar atitudes mentais em definitivo... E nós ambos, por enquanto, apenas conhecemos, sem saber amar... Nesse momento, alguém assomou à porta de entrada. Oh! era uma sublime mulher, revelando idade madura; nos olhos esplendia-lhe brilho meigo e enternecedor. Curvei-me, comovido e respeitoso. Calderaro tocou-me o ombro de leve, e murmurou-me ao ouvido: É a irmã Cipriana, a portadora do divino amor fraternal, que ainda não adquirimos."

[25 - página 65] - André Luiz

____ Aqueles que procuram ansiosamente acham sempre, ainda que tenham de esperar muito, mesmo até que cheguem a uma esfera mais elevada da existência. Deus experimenta todos, mas somente àqueles que se acham preparados é concedido o conhecimento superior.

  • A preparação deve ser completa antes do degrau transposto. Isso é uma lei inalterável.
  • A aptidão precede a progressão.
  • A paciência é exigida.

[108 - página 29] - Médium: William Stainton Moses- (1839-1892)

____O coração que ama está cheio de poder renovador.

____Certa feita, disse Jesus que existem demônios somente suscetíveis de regeneração «pelo jejum e pela prece». Às vezes, como neste caso, o conhecimento não basta: há que ser o homem animado da força divina, ...

[25 - página 79] - André Luiz

Ver também:
*