página acima: Homem
Caridade
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Onde estejas e por onde passes, sempre que possível, deixa algum sinal de paz e luz para aqueles irmãos que estão vindo na retaguarda, a fim de que não se percam do rumo certo.

EMMANUEL

Psicografado por Francisco Cândido Xavier

[48 - página 33]

____O verdadeiro sentido da palavra caridade:

____O amor e a caridade são o complemento da lei_de_justiça, pois amar_o_próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito.

____Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.

____A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles...

  • nossos inferiores,
  • nossos iguais,
  • ou nossos superiores.

____Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer.

  • Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas.
  • Se for pobre, toda gente como que entende que não precisa preocupar-se com ela.
  • No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição, tanto maior cuidado devemos pôr em lhe não aumentarmos o infortúnio pela humilhação.

____O homem_verdadeiramente_bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.

[9a - página 407 questão 886]

____Sede, pois, caridosos, praticando, não só a caridade que vos faz dar friamente o óbolo que tirais do bolso ao que vo-lo ousa pedir, mas a que vos leve ao encontro das misérias ocultas. Sede indulgentes com os defeitos dos vossos semelhantes. Em vez de votardes desprezo à ignorância e ao vício,...

  • instruí os ignorantes
  • e moralizai os viciados.

____Sede brandos e benevolentes para com tudo o que vos seja inferior. Sede-o para com os seres mais ínfimos da criação e tereis obedecido à lei de Deus.

SÃO VICENTE DE PAULO

[9a - página 409 questão 888]

Caridade é uma palavra tão simples quanto as outras, mas, se for traduzida em ação, será sempre uma luz no caminho. ____

EMMANUEL

Psicografado por Francisco Cândido Xavier

[48 - página 25]

Não será caridade o ato de dar aos que não querem receber.

[103 - página 247] - André Luiz

Toda caridade, para ser divina, precisa apoiar-se na fraternidade.

[32 - página 218] - André Luiz

Diferentes maneiras de fazer a caridade
(Sociedade Espírita de Lyon.)

____Nota. A comunicação seguinte foi obtida em nossa presença, no grupo de Perrache:
____Sim, meus amigos, virei sempre ao vosso meio, cada vez que aí for chamado. Ontem, estive muito feliz por vós, quando ouvi o autor dos livros que vos abriram os olhos testemunhar o desejo de vos ver reunidos, para vos dirigir benevolentes palavras. Foi para todos, ao mesmo tempo, um grande ensinamento e uma poderosa lembrança. Somente quando vos falou de amor e caridade, ouvi vários dentre vós dizerem a si mesmos:

  • Como fazer a caridade? Freqüentemente, não tenho mesmo o necessário.

____A caridade, meus amigos, se faz de muitas maneiras; podeis fazer a caridade em pensamentos, em palavras, e em ações.

  • Em pensamento:
    Orando pelos pobres abandonados, que morreram sem mesmo terem visto a luz; uma prece de coração os alivia.
  • Em palavras: dirigindo aos vossos companheiros de todos os dias alguns bons conselhos;
    • dizei aos homens amargurados pelo desespero, as privações, e que blasfemam o nome do Altíssimo: "Eu era como vós; eu sofria, era infeliz, mas acreditei no Espiritismo, e vede, estou radiante agora."
    • Aos velhos que vos dirão: "É inútil; estou no fim de minha carreira; morrerei como vivi." Dizei a esses: "Deus tem, por todos vós, uma igual justiça; lembrai-vos dos obreiros da décima hora."
    • Às criancinhas que, já viciadas pelo seu ambiente, vão vagar pelos caminhos, prestes a sucumbirem às más tentações, dizei-lhes: "Deus vos vê, minhas queridas crianças," e não temais repetir-lhes, freqüentemente, esta doce palavra; ela acabará por germinar em sua jovem inteligência, e em lugar de pequenos vagabundos, tereis feito homens. Está ainda aí uma caridade.

      • Vários dentre vós também dizem: "Ora, somos tão numerosos sobre a Terra, Deus não pode nos ver a todos." Escutai bem isto, meus amigos: quando estais sobre o cume de uma montanha, é que o vosso olhar não abarca milhões de grãos de areia que formam essa montanha? Pois bem! Deus vos vê do mesmo modo; deixa-vos o vosso livre_arbítrio, como deixais esses grãos de areia livres de ir ao sabor do vento que os dispersa; somente Deus, em sua misericórdia infinita, colocou no fundo do vosso coração uma sentinela vigilante, que se chama a consciência. Escutai-a; ela não vos dará senão bons conselhos. Por vezes a entorpeceis opondo-lhe o Espírito_do_mal; ela então se cala; mas ficai seguros de que a pobre abandonada se fará ouvir logo que tiverdes deixado perceber a sombra do remorso. Escutai-a; interrogai-a e, freqüentemente, vos achareis consolados com os conselhos que dela recebestes.
  •           Meus amigos, a cada regimento novo o general remete uma bandeira; eu vos dou, eu, esta máxima do Cristo: "Amai-vos_uns_aos_outros." Praticai esta máxima; reuni-vos todos ao redor deste estandarte, e dele recebereis a felicidade e a consolação."

Vosso Espírito protetor.

[37 - página 204] -Allan Kardec - Outubro/1861
http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/1861/10f-dissertacoes.html#diferentes

A Lei é viva e a Justiça não falha!
____Esquece o mal para sempre e semeia o bem cada dia!...
Ajuda aos que te cercam, auxiliando a ti mesmo!
____O tempo não para, e, se agora encontras o teu “ontem”, não olvides que o teu “hoje” será a luz ou a treva do teu “amanhã”!...

[4 - página 8] - André Luiz

____

  • A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas
  • existe, porém, uma muito mais penosa e bem mais meritória: é a de perdoar aqueles que Deus colocou no nosso caminho, para serem os instrumento de nosso sofrimento e submeterem à prova a nossa paciência.

[24 - Capítulo IX, item 7]

  • Quem dá o bem é o primeiro beneficiado,
  • quem acende uma luz é o que se ilumina em primeiro lugar.

[16a - página 117] - André Luiz Jesus!

____Reconheço que a Tua vontade é sempre o melhor para cada um de nós; mas, se me permites algo pedir-Te, rogo me auxilies a ser uma bênção para os outros.

EMMANUEL

Psicografado por Francisco Cândido Xavier

[48 - página 37]

Quando a Divina Providência nos apresenta alguém para auxiliar, é muito possível que esse alguém, sob o nosso amparo, se transforme na chave ideal para a solução de nossos problemas.

EMMANUEL

Psicografado por Francisco Cândido Xavier

[48 - página 65]

____Não olvideis a necessidade de ação individual, no campo do bem.

  • Que dizer do viticultor que estima o valor da vinha somente através dos serviços de alheias mãos?
  • como apreciar o amante das flores que nunca desceu a cultivar o próprio jardim?

____Não façais a consagração da ociosidade, mantendo-vos a distância do desenvolvimento de vossas possibilidades infinitas. Indubitàvelmente, cooperação e carinho são estimulantes sublimes na execução do bem, mas, há que evitar a intromissão do fantasma do egoísmo a expressar-se em tirania sentimental.

[40 - página 292] - André Luiz

O pão do corpo é uma esmola pela qual sempre receberá a justa recompensa, mas o sorriso amigo é uma benção para a eternidade.

EMMANUEL - (Pão Nosso) [55 - página 23]

Não atires as jóias cintilantes da sabedoria ao ignorante, mas não te esqueças de oferecer-lhe a benção do alfabeto, para que diminua a miséria espiritual do mundo, desde hoje.

EMMANUEL - (Reformador - 10/953) [55 - página 28]

____é muito importante o conhecimento do bem, mas que não esqueçamos as boas obras; é justo se nos dilate a esperança, diante do futuro, à frente da sublimidade dos outros mundos em glorioso porvir, mas não olvidemos os pequeninos deveres da hora que passa.

EMMANUEL - (Vinha de Luz) [55 - página 76]

____

Não só receber e dar, mas também ensinar e aprender.

EMMANUEL - (Vinha de Luz) [55 - página 96]

____Todo serviço da caridadedesinteressada é um reforço divino na obra da fraternidade humana e da redenção universal.

____Urge, contudo, que os espiritistas sinceros, esclarecidos no Evangelho, procurem compreender a feição educativa dos postulados doutrinários, reconhecendo que o trabalho imediato dos tempos modernos é o da iluminação_interior_do_homem, melhorando-se-lhe os valores do coração e da consciência .

____Dentro desses imperativos, é licito encarecermos a excelência dos planos educativos da evangelização, de modo a formar uma mentalidade espírita-cristã, com vistas ao porvir.

____Não podemos desprezar a caridadematerial que faz do Espiritismo evangélico um pouso de consolação para todos os infortunados; mas não podemos esquecer que as expressões religiosas sectárias também organizaram as edificações materiais para a caridade no mundo, sem olvidar os templos, asilos, orfanatos e monumentos. Todavia, quase todas as suas obras se desvirtuaram, em vista do esquecimento da iluminação dos Espíritos encarnados.

____A Igreja Romana é um exemplo típico. Senhora de uma fortuna considerável e havendo construído numerosas obras tangíveis, de assistência social, sente hoje que as suas edificações são apenas de pedra, porquanto, em seus estabelecimentos suntuosos, o homem contemporâneo experimenta os mais dolorosos desenganos.

____As obras da caridadematerial somente alcançam a sua feição divina quando colimam a espiritualização do homem, renovando-lhe os valores íntimos, porque, reformada a criatura humana em Jesus_Cristo, teremos na Terra uma sociedade transformada, onde o lar genuinamente cristão será naturalmente o asilo de todos os que sofrem.
____Depreende-se, pois, que o serviço de cristianização sincera das consciências constitui a edificação definitiva, para a qual os espiritistas devem voltar os olhos, antes de tudo, entendendo a vastidão e a complexidade da obra educativa que lhes compete efetuar, junto de qualquer realização humana, nas lutas de cada dia, na tarefa do amor e da verdade.

[41a - página 151] - EMMANUEL - 1940

O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte.

EMMANUEL - (Vinha de Luz) [55 - página 96]

Quantos se dizem portadores da caridade para o mundo e relegam o lar ao desespero e ao abandono?!...

EMMANUEL - (Reformador - 11/951) [55 - página 96]

Sai, cada dia, de ti mesmo, e busca sentir a dor do vizinho, a necessidade do próximo, as angústias de teu irmão e ajuda quanto possas.

____Não de galvanizes na esfera do próprio "eu".

EMMANUEL - (Reformador - 1/953) [55 - página 97]

____A caridade para com o instrutor não é a mesma que devemos prestar ao aprendiz, e a assistência ao homem enfermo não é igual a que nos cabe dispensar ao homem robusto. A essência do bem é una em suas raízes fundamentais, mas os seus métodos de manifestação variam infinitamente.

EMMANUEL - (Reformador - 2/953) [55 - página 97]

A mão que escreve um livro nobre é respeitável e generosa, todavia, a mão que socorre um doente é sublime e santa

EMMANUEL - (Reformador - 6/953) [55 - página 97]

Se teu próximo não pode alçar-se ao plano espiritual em que te encontras, podes ir ao encontro dele, para o bom serviço da fraternidade e da iluminação, sem aparatos que lhe ofendam a inferioridade.

EMMANUEL - (Caminho, Verdade e Vida) [55 - página 183]

Todo bem praticado felicitará a ti mesmo, porqüanto outro caminho para Deus não existe, fora do entendimento construtivo, da bondade ativa, do perdão redentor.

[96 - páginas 175] - André Luiz

Caridade Sempre

Serve, perdoa e passa, eis os clarões da senda.

A estrada para cima chama-se Caridade.

Onde a sombra persista faze mais luz e segue.

É na palma de espinhos que o Céu instala as rosas.

Coração a que ampares é novo passo à frente.

Na plantação do bem Deus espera por ti.

EMMANUEL

Médium: Francisco Cândido Xavier http://www.luizbertini.net/mensagem1.html#a

Nas lutas do dia-a-dia, Caridade é o passaporte Para as mansões da alegria, que brilham depois da morte.

Auta de Souza
Médium: Francisco Cândido Xavier
http://www.luizbertini.net/mensagem2.htm

Quem dá aos pobres, empresta a Deus — disse Helil.

Helil : O instrutor de Jesus

http://www.cristohistorico.hpg.ig.com.br/helil.htm

site: http://www.cristohistorico.hpg.ig.com.br/

Nossos estados_mentais são contagiosos e, asserenando os outros, estaremos especialmente agindo em auxílio a nós.

MMANUEL

Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Trabalho de João Gonçalves Filho - (aflição - 059)

Não taxes a tua bondade com impostos de gratidão. O amor não cobra pedágio, seja a quem for que passe por ele recebendo serviço.

EMMANUEL

Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Trabalho de João Gonçalves Filho - (AGRADECER)

Caridade não é tão-somente a divina virtude, é também o sistema contábil do Universo, que nos permite a felicidade de auxiliar para sermos auxiliados.

____Um dia, nas fronteiras da morte, somos despojados de todas as posses exteriores, e, se algo nos fica, será simplesmente a plantação das migalhas de amor que houvermos distribuído, creditadas em nosso nome pela alegria, ainda mesmo precária e momentânea, daqueles que nos fizeram a bondade de recebê-las.

EMMANUEL

Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Trabalho de João Gonçalves Filho - (CARIDADE - 363)

____Não olvides que a caridade é o coração no teu gesto. Lembra-te de que só o amor pode curar as chagas da penúria e da ignorância e aprende a doá-lo aos que te rodeiam, nas maneiras em que te exprimes, porque a caridade não é uma voz que fala, mas um poder que irradia.

EMMANUEL

Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Trabalho de João Gonçalves Filho - (CARIDADE - 365)

____Para transformar-nos em legítimos elementos de auxílio aos Espíritos sofredores, desencarnados ou não, é-nos imprescindível compreender

  • a perversidade como loucura,
  • a revolta como ignorância
  • e o desespero como enfermidade.

____Estas definições, aprendemo-las do Cristo, em seu trato divino com a nossa posição de inferioridade, na Crosta Terrestre.

[25 - página 41] - André Luiz

____Caridade, meus irmãos!... Amor para com o próximo!...

____Muitas vezes, o serviço de alguns dias pode endossar-nos valioso empréstimo de energias e meios para as empresas de recuperação e elevação que nos requisitam o esforço de muitos anos.

[73 - página 99]- André Luiz

  • Façamos todos o bem, sem qualquer ansiedade.
  • Semeemo-lo sempre e em toda a parte, mas não estacionemos na exigência de resultados.
  • O lavrador pode espalhar as sementes à vontade e onde quer que esteja, mas precisa reconhecer que a germinação, o crescimento e o resultado pertencem a Deus.

[103 - página 138] - André Luiz

AOS QUE FALTAM COM A CARIDADE:

  • É assim que recebes os irmãos mais infelizes?
  • É assim que te portas, ante os desígnios supremos?
  • Onde puseste as noções de solidariedade humana?
  • Por que fugir aos mais infortunados da sorte?

____É sempre muito fácil amar os amigos, admirar os bons, compreender os inteligentes, defender os familiares, entronizar as afeições, conservar os que nos estimam, louvar os justos e exaltar os heróis conhecidos; mas, se somos respeitáveis em semelhantes posições íntimas, é preciso reconhecer que elas traduzem serviço realizado em nosso processo evolutivo. Nós, porém, meu amigo, ainda não alcançamos a redenção final. Por isso mesmo,

  • a tempestade é nossa benfeitora;
  • a dificuldade, nossa mestra;
  • O adversário, instrutor eficiente.

____Modifica as vibrações de teus pensamentos! Recebe com caridade o mendigo que te bate à porta, quando não tenhas adquirido ainda bastante luz para recebê-lo com o amor que Jesus nos ensinou!

[16a - página 178] - André Luiz

____Nunca te negues, quanto possível, a auxiliar os que sofrem.

  • Ao pé dos enfermos, não olvides que o melhor remédio é a renovação da esperança
  • se encontrares os falidos e os derrotados da sorte, fala-lhes do divino ensejo do futuro
  • se fores procurado, algum dia, pelos espíritos desviados e criminosos, não profiras palavras de maldição.
  • Anima, eleva, educa, desperta, sem ferir os que ainda dormem.

____Deus opera maravilhas por intermédio do trabalho de boa vontade sincera!

[103 - página 229] - André Luiz

SERVIÇO E MIGALHA

____Encontrarás nas trilhas da beneficência quem se refira às grandes obras, gigantescas e impecáveis, desprezando a migalha que possas estender em benefício dos semelhantes.
____Indubitavelmente, chegaremos um dia, na Terra, à consolidação de instituições benemerentes, ciclópicas e perfeitas, nas quais ciência e a fé, o progresso e a ternura humana se unam em sintonia para materializarem os preceitos de Jesus, apagando do dicionário terrestre certas palavras-pesadelo, como sejam "penúria", "guerra", violência" e "opressão".
____(Ver: Transição_planetária)
____Entretanto, não consideres ninharia o diminuto auxílio que alguém consiga providenciar, a favor de alguém.
____Qual acontece nos planos da natureza, onde a semente é o traço de ligação entre a plantação e a colheita, nas esferas do Espírito a migalha é o agente intermediário entre o sonho e a realização.

  • Onde o sábio que houvesse iniciado o caminho da cultura, sem as letras do alfabeto, ou o gênio musical que atingisse a culminância artística, sem se haver disposto a começar a própria cultura pelas sete notas?
  • O prato de alimento que ofereces será talvez o recurso providencial que impedirá a queda desse ou daquele companheiro, na curva descendente para a enfermidade irreversível,
  • e a alegria que proporcionas a uma criança pode criar nela a inspiração do bem para a vida inteira.
  • Por outro lado, há doentes que, embora garantidos no campo econômico pela base de milhões, apenas se aliviam com o apoio de um comprimido salvador,
  • e criaturas outras que, apesar de guardarem posses imensas, a fim de serem realmente felizes tão-somente esperam algumas poucas palavras de afeto e entendimento daqueles a quem mais amam.

____Não desprezes o pouco que se possa fazer pela felicidade dos semelhantes, recordando que mais vale um pão nas horas de necessidade e carência que um banquete nos dias de saciedade e vitória.
____Se não podes entender o maravilhoso serviço que se atribui à migalha, medita nas lições incessantes da vida. E compreenderás, por fim, que a estrela mais fascinante do firmamento, conquanto se revele como sendo um espetáculo do Divino poder, nas trevas da noite não consegue penetrar a choupana isolada onde um coração de mãe suplica pela presença de Deus e aí desempenhar a bendita missão de uma vela.

[117 - páginas 107/109] - EMMANUEL

IRMÃOS NECESSITADOS

____É preciso compreender - mas compreender substancialmente - que nem todo mendigo é aquele que te requisita socorro material.

  • Muito mais que os irmãos em penúria do corpo,
  • solicitam-te amparo aqueles outros companheiros em aflição ou desvalimento, na vida íntima, a te pedirem apoio e consolação.

    • Muita vez, alcançam-te a esfera pessoal expectantes ou irritadiços, ansiosos ou arrogantes, qual se de coisa alguma necessitassem.
    • Entretanto, é preciso estender-lhes o verbo amigo para que se habilitem à paz e ao refazimento.
    • Acolhe-os, pois, no clima da própria alma e dá-lhes do que puderes em fraternidade e ternura para que se restaurem.

____Justo entender que, de maneira geral, quantos nos rogam orientação e conselho, no imo de si mesmos já sabem, à saciedade, o que lhes compete fazer.

  • Se cansados, não desconhecem que a fadiga não se lhes extinguirá num toque de mágica
  • se enfermos, estão cientes de que precisarão de remédio
  • se desiludidos, conhecem as farpas de angústia que lhes atormentam o coração, farpas essas que é imperioso retirar e esquecer
  • se carregam remorso, não ignoram que a dor da culpa não se lhes desaparecerá da consciência lesada, assim como por encanto.

____O que semelhantes irmãos necessitados esperam de nós, quase sempre, é um tanto mais de força, afim de que possam seguir adiante.
____Compadece-te de quantos te procuram, mergulhados em dúvida ou desespero.
____Eles não aguardam de nós um milagre, cuja existência não admitem. Procuram simplesmente a caridade de uma palavra compreensiva ou um gesto de paz que lhes propiciem renovação e bom ânimo.
____Em suma, aspiram tão somente a saber que não se encontram sozinhos e de que Deus, por intermédio de alguém, não lhes terá esquecido as necessidades do coração.

[117 - páginas 129/130] - EMMANUEL


____CLARA e FRANCISCO

DAR E RECEBER

A Caridade Segundo o Apóstolo Paulo, declamado por Carlos Vereza no 3º Congresso Espírita

http://www.youtube.com/watch?v=FB7SOwj4c-w

Se, ensinar e orientar é caridade, também;
mostrar o caminho para o conhecimento é divino.
[0]

Ver também:

*