Tem conseqüências de importância capital e direta para os encarnados a ação dos Espíritos sobre os fluidos espirituais.

Sendo esses fluidos o veículo do pensamento e podendo este modificar-lhes as propriedades, é evidente que eles devem achar-se impregnados das qualidades boas ou más dos pensamentos que os fazem vibrar, modificando-se pela pureza ou impureza dos sentimentos.

Os maus pensamento corrompem os fluidos espirituais, como os miasmas deletérios corrompem o ar respirável.

  • Os fluidos que envolvem os Espíritos maus, ou que estes projetam são, portanto, viciados,
  • ao passo que os que recebem a influência dos bons Espíritos são tão puros quanto o comporta o grau da perfeição moral destes.

[38 capítulo XIV página 284 item 16 ]


(Ver: Interferências dos Espíritos em nossas vidas )


Linha_H_Sombra
O Espírito, encarnado, conserva, com as qualidades que lhe são próprias, o seu perispírito que, como se sabe, não fica circunscrito pelo corpo, mas irradia ao seu derredor e o envolve como que de uma atmosfera fluídica.

Pela sua união íntima com o corpo, o perispírito desempenha preponderante papel no organismo.

Pela sua expansão, põe o Espírito encarnado em relação mais direta com os Espíritos livres e também com os Espíritos encarnados.

O pensamento do encarnado atua sobre os fluidos espirituais, como o dos desencarnados, e se transmite de Espírito a Espírito pelas mesmas vias e, conforme seja bom ou mau, saneia ou vicia os fluidos ambientes.

Desde que estes se modificam pela projeção dos pensamentos do Espírito, seu invólucro perispirítico, que é parte constituinte do seu ser e que recebe de modo direto e permanente a impressão de seus pensamentos, há de, ainda mais, guardar a de suas qualidades boas ou más.

Os fluidos viciados pelos eflúvios dos maus Espíritos podem depurar-se pelo afastamento destes, cujos perispíritos, porém, serão sempre os mesmos, enquanto o Espírito não se modificar por si próprio.

Sendo o perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido.

Esses fluidos exercem sobre o perispírito uma ação tanto mais direta, quanto, por sua expansão e sua irradiação, o perispírito com eles se confunde.

Atuando esses fluidos sobre o perispírito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com que se acha em contacto molecular. Se os eflúvios são de boa natureza, o corpo ressente uma impressão salutar; se são maus, a impressão é penosa.

Se são permanentes e enérgicos, os eflúvios maus podem ocasionar desordens físicas; não é outra a causa de certas enfermidades.

Os meios onde superabundam os maus Espíritos são, pois, impregnados de maus fluidos que o encarnado absorve pelos poros perispiríticos, como absorve pelos poros do corpo os miasmas pestilentos.

[38 cap. XIV página285 Item18 ]

Linha_H_Sombra

Fora impossível fazer-se uma enumeração ou classificação dos bons e dos maus fluidos, ou especificar-lhes as respectivas qualidades, por ser tão grande quanto a dos pensamentos a diversidade deles.

Os fluidos não possuem qualidades "sui generis", mas as que adquirem no meio onde se elaboram;


  • os fluidos modificam-se pelos eflúvios desse meio,
  • como o ar pelas exalações,
  • a água pelos sais das camadas que atravessa.

Conforme as circunstâncias, suas qualidades são, como as da água e do ar, temporárias ou permanentes, o que os torna muito especialmente apropriados à produção de tais ou tais efeitos.Também carecem de denominações particulares.

  • Como os odores, eles são designados

    • pelas suas propriedades,
    • seus efeitos
    • e tipos originais.
  • Sob o ponto de vista moral, trazem o cunho
  • Sob o aspecto físico, são

    • excitantes,
    • calmantes,
    • penetrantes,
    • adstringentes,
    • irritantes,
    • dulcificantes,
    • soporíficos,
    • narcóticos,
    • tóxicos,
    • reparadores,
    • expulsivos;
    • tornam-se força de transmissão, de propulsão, etc.
  • O quadro dos fluidos seria, pois,

[38 cap. XIV página284 Item17 ]

Linha_H_Sombra

Página pertencente:

Toda criança precisa de: Amor; Afeto; Educação; Saúde; Esperança e Fé raciocinada
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)