página acima: Corpo físico
Saúde
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
  • Para o homem da Terra, a saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais;
  • para o plano_espiritual, todavia, a saúde é a perfeita harmonia da alma, para obtenção da qual, muitas vezes, há necessidade da contribuição preciosa das moléstias e deficiências transitórias da Terra.

[41a - página 66] - EMMANUEL - 1940

O amor dinamiza os potenciais do ser, contribuindo para que os neurônios e as glândulas do sistema_endócrino produzam enzimas saudáveis que imunizam o ser em relação a diversas infecções, enquanto vitalizam o emocional e o psíquico, afinal de onde dimana essa energia poderosa.

JOANNA DE ÂNGELIS - Psicografado por Divaldo Pereira Franco

Trabalho de João Gonçalves Filho - DOENÇA - 854

Enquanto possuimos plena saúde física, enquanto os dias e as noites correm serenos, supomos que o corpo seja propriedade nossa. Acreditamos que tudo gira na órbita de nossos impulsos, mas... ao chegar a enfermidade, verificamos que a saúde é tesouro que Deus nos empresta, confiante.

[40 - página 248] - André Luiz

____Todos os corpos da Terra terão de morrer. Assim, por força das leis_naturais inelutáveis, jamais teremos, neste mundo, absoluta saúde física. Nosso organismo sofre a ação de todos os processos ambientes. O calor incomoda, o frio nos faz tremer, a alimentação nos modifica, os atos da vida determinam a mudança dos hábitos. Mas o Salvador nos ensina a procurar uma saúde mais real e preciosa, que é a do espírito. Possuindo-a, teremos transformado as causas de preocupação de nossa vida, e habilitamo-nos a gozar a relativa saúde física que o mundo pode oferecer nas suas expressões transitórias.

EMMANUEL - (Paulo Estevão) [55 - página 178]

Justifica-se o esforço dos experimentadores da medicina tentando descobrir um caminho novo para atenuar a miséria humana; todavia, sem abstrairmos das diretrizes espirituais, que orientam os fenômenos patogênicos nas questões das provas individuais, temos necessidade de reconhecer a imprescindibilidade da saúde moral, antes de atacarmos o enigma doloroso e transcendente das enfermidades físicas do homem.

[71 - página 123] - EMMANUEL - 1938

____Um aspecto a ser revisto quando se trata de seres_humanos é que não somos meras máquinas bioquímicas que podem recuperar o equilíbrio físico e mental simplesmente tomando medicamentos. Remédios e cirurgias são ferramentas muito eficazes desde que utilizados com cautela. O conceito de que podem resolver todos os problemas está errado. Cada vez que um medicamento é introduzido no organismo para corrigir um problema “A” acaba inevitavelmente causando um problema “B”, “C” ou “D”. E também não são os hormônios e neurotransmissores, controlados pelos genes, que dirigem nossa mente, nosso corpo e nossa vida, mas sim nossas crenças...

[98 - página 34] - Bruce Lipton

  • Assim como asemoções negativas são acompanhadas por uma sopa bioquímica tóxica, (Ver: Ação dos hormônios)
  • aspositivas mobilizam um prazeroso coquetel de hormônios e neurotransmissores benéficos para a saúde.

____Estudos demonstram que um dos mais importantes fatores na saúde e longevidade não é exercício, alimentação ou estilo de vida, mas nossa resposta à pergunta: "Você tem alguém na sua vida que realmente o ame? E quem você realmente ame?" Aqueles que respondem "não" têm risco até cinco vezes maior de morte prematura que os que respondem "sim". A mensagem dessas pesquisas: o amor realmente conta.

http://super.abril.com.br/superarquivo/2004/conteudo_125370.shtml

____ Durante muito tempo e ainda em algumas sociedades, a saúde dos seres humanos e seus distúrbios foram encarados de forma mágica e religiosa. Os detentores do poder da cura eram poderosos detentores de atributos divinos. Por isso eram capazes de restabelecer o equilíbrio do organismo com fórmulas secretas e magia.

____É na Grécia antiga que a medicina passa a ser considerada uma ciência, pois a doença passa a ser vista como um fenômeno natural. Nesse período que vai de cerca de 400 a.C. a 200 d.C., houve uma investigação mais sistemática dos distúrbios orgânicos e, o que é mais importante, o conhecimento adquirido e as teorias elaboradas eram transmitidas a discípulos em escolas de medicina. Assim, a capacidade de curar deixa de ser simplesmente um dom dos céus, torna-se algo que pode ser ensinado, transmitido. A figura de maior destaque nessa época foi Hipócrates, que viveu entre 460 e 377 a.C., justamente por ser um dos primeiros defensores dessas novas ideias. Para Hipócrates, a saúde seria o estado natural do organismo, logo, a moderação e uma vida equilibrada seriam essenciais para a manutenção desse estado. Além disso, o grego transmitia aos seus alunos a importância de uma ética médica, explicitada em um juramento no qual prometiam oferecer ajuda aos enfermos e transmitir seus conhecimentos a qualquer pessoa sem exigir recompensas.

____Na Idade Média, de certa forma, a medicina sofreu uma estagnação e até um retrocesso. Novamente, o aparecimento de doenças foi atribuído à vontade divina ou ao castigo dos céus, em outras palavras, o homem deixa de ter um papel no sentido de evitar e tratar das enfermidades. O que lhe restava a fazer era apenas rezar.

____Com o Renascimento, contudo, a ciência volta a se restabelecer. Um dos maiores entraves para o desenvolvimento da medicina havia sido a total proibição de realizar-se dissecações em cadáveres. Por isso no início do século, infelizmente, pouco se sabia sobre a estrutura interna dos organismo, como eram nossos órgãos, etc... Porém, o quadro começou a se reverter ainda nesse século quando Andrea Versalio realizou clandestinamente algumas dissecações. À medida que as investigações tiveram prosseguimento, inclusive com a participação de outros cientistas como Leonardo Da Vinci, e as proibições deixaram de existir passou-se a conhecer melhor o interior do corpo_humano. Apesar dos inquestionáveis progressos, ainda nesse período, restava muito a aprender sobre o funcionamento de nosso organismo e os distúrbios que o afetavam.

____No século XIX a medicina, de fato, alcança o status de ciência incorporando procedimentos como a observação associada à experimentação para resolver problemas. Um dos maiores passos para a medicina foram as descobertas de Louis Pasteur relacionadas aos microorganismos e sua ação.

Mais informações em: www.enciclopedia.com.br

ENCICLOPÉDIA DIGITAL 2002

Saúde: s. f. Bom estado do indivíduo, cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal.

Atualmente, já se admite uma definição, inclusive, espiritual.
É o que chamamos de Saúde Holística - vendo o ser como um todo -:
saúde do corpo e da alma.

[0]

(Ver: Terapia holística, em Holismo)

____Saúde: s. f.

  • 1. Bom estado do indivíduo, cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal.
  • 2. Qualidade do que é sadio ou são.
  • 3. Vigor.
  • 4. Força, robustez.
  • 5. Brinde ou saudação que se faz bebendo à saúde de alguém

"Saúde é a manutenção da morfostase e homeostase".http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartecom.htm

Especialistas estudam efeitos da espiritualidade à saúde do brasileiro

____Muitos profissionais já começam a se interessar pelo assunto, não só no Brasil, mas no mundo todo. Um deles é o cardiologista Álvaro Avezum, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, que coordena o Grupo de Estudos em Espiritualidade, e participará como debatedor em duas mesas-redondas sobre o tema no 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que será realizado em setembro, no Rio de Janeiro.
____"As evidências científicas de que pessoas religiosas e espiritualizadas controlam sua pressão arterial, têm menores riscos cardíacos que levam a infartos e derrames e têm melhor qualidade de vida são abundantes", afirma Avezum. Além disso, sentimentos tidos como positivos são relacionados à melhora de doenças em geral.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/06/09/especialistas-estudam-os-efeitos-da-espiritualidade-sobre-a-saude.htm?cmpid=cgp-saude-news

LINKs (Saúde medicina):

Ver também:

*