Página acima: Corpo físico
Células

--

         André Luiz ensina que funciona na intimidade da célula uma espécie de ponto de encontro de matéria e Espírito, indicando ... 

  • o citoplasma como fronteira avançada do ser espiritual 

  • e o núcleo como a presença da matéria. 

HERMINIO C. MIRANDA

Trabalho de João Gonçalves Filho - (CÉLULA  428)

Acredito que as células podem nos ensinar muito não apenas sobre os mecanismos da vida, mas também como viver de maneira mais rica e completa.

 

[98 - página 31]

 

Célula do corpo humano

 

 

http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/generalidades/celula/celula.html 

Célula humana indiferenciada

 

 

Revista CD-ROM - Ano 8 Nº92 - Mar 2003

www.europanet.com.br 

  • Glicocalix A primeira estrutura que encontramos, sem precisar penetrar na célula, é conhecida como glicocalix. Ele pode ser comparado a uma "malha de lã", que protege a célula das agressões físicas e químicas do meio externo. Mas também mantém um microambiente adequado ao redor de cada célula, pois retém nutrientes e enzimas importantes para a célula. O glicocalix é formado, basicamente, por carboidratos e está presente na maioria das células animais.

  • Membrana Plasmática

  • Citoesqueleto - Citoesqueleto é complexa rede de finos tubos interligados. Estes tubos, que são formados por uma proteína chamada tubolina, estão continuamente se formando e se desfazendo. Outros componentes do citoesqueleto são fios formados por queratina, formando os chamados filamentos intermediários. Finalmente existem os chamados microfilamentos, formados por actina.
    Suas funções são: organizar internamente, dar forma e realizar movimentos da
    célula.

  • Citoplasma

  • Retículo Endoplasmático (O labirinto intracelular) - Nossa primeira visita no citoplasma é o Retículo Endoplasmático. Ele é um sistema de tubos e canais que pode-se distinguir em 2 tipos: rugoso e liso. Mesmo sendo de diferentes tipos eles estão interligados. Este complexo sistema, é comparável à uma rede de encanamentos, onde circulam substâncias fabricadas pela célula.  (Ver: Tigróides - corpúsculos de Nissl )

  • Aparelho de Golgi (ou complexo de Golgi) - O aparelho de Golgi (cujo nome é uma homenagem ao cientista que o descobriu, Camillo Golgi) é um conjunto de saquinhos membranosos achatados e empilhados como pratos. E estas pilhas, denominadas dictiossomos, se encontram no citoplasma perto do núcleo. O complexo é a estrutura responsável pelo armazenamento, transformação, empacotamento e "envio" de substâncias produzidas na célula. Portanto é o responsável pela exportação da célula. É comum compará-lo a uma agência do correio, devido ambos terem funções semelhantes. Este processo de eliminação de substâncias é chamado de secreção celular. Praticamente todas as células do corpo sintetizam e exportam uma grande quantidade de proteínas que atuam fora da célula.

  • Lisossomos ( Reciclando Resíduos ) As células possuem no citoplasma, dezenas de saquinhos cheios de enzimas capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. Com origem no complexo de golgi, os lisossomos existem em quase todas as células animais. As enzimas são produzidas no RER , depois são transferidas para o dictiossomo do complexo de golgi. Lá, são identificadas e enviadas para uma região especial do complexo e por fim serão empacotadas e liberadas como lisossomos.
            Eles são as organelas responsáveis pela digestão da
    célula (a chamada digestão intracelular). Num certo sentido, eles podem ser comparados a pequenos estômagos intracelulares. Além disso, os lisossomos tem a função de ajudar no processo de autofagia. Também podem ser comparados à centros de reciclagem, ou até mesmo a desmanches pois digerem partes celulares envelhecidas e desgastadas, de modo a reaproveitar as substâncias que as compõem.
     Lisossomos e a Digestão celular:

     

     

     

     

     

     

    http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/generalidades/celula/celula2.html 

  • Mitocôndria

  • Finalmente, O Núcleo. É ele que possui as informações genéticas. Dentro dele, esta localizado um ácido chamado DNA (ácido desoxirribonucléico). Este, formado por uma dupla hélice de nucleotídeos (formado por uma molécula de açúcar ligada a uma molécula de ácido fosfórico e uma base nitrogenada. 
            O núcleo é composto por:

    A carioteca é um tipo de membrana plasmática composta por duas membranas lipoprotéicas. Essa membrana possui vários poros em sua superfície. Esses são compostos por uma complexa estrutura protéica que funciona como uma válvula que escolhe que substância deve entrar e qual deve sair.
    O nucléolo é um corpo redondo e denso, constituído por:

    • proteínas,
    • RNA
    • e um pouco de DNA.

      É dentro do núcleo que se forma os ribossomos, presentes em toda a célula

Agora você conhece todos os componentes de uma célula.

http://orbita.starmedia.com/achouhp/biologia/celula_animal.htm 

Cromatina:  s. f. Fisiol. Porção mais facilmente corável do núcleo celular.

        A mente de Deus cria sem cessar, e a mente_humana, por sua vez, é co-criadora, preservando ou torpedeando as células da organização_física, tanto quanto delicados equipamentos psíquicos. A saúde, desse modo, além de decorrer dos compromissos cármicos em pauta, resulta das ondas mentais elaboradas e mantidas. Sendo cada célula portadora de uma “consciência individual”, ela vibra ao ritmo da consciência do ser, que lhe oferece as energias que lhe dão vida ou que lhe produzem desarmonia.

(Ver: Homeostase  e  Epigenética)

 

JOANNA DE ÂNGELIS - Psicografado por Divaldo Pereira Franco

Trabalho de João Gonçalves Filho - (CÉLULA  427)

Fixação 

        As células dos órgãos e tecidos, pouco depois de morrerem, decompõem-se rapidamente. O processo de fixação destina-se a preservar as células, evitando as modificações post mortem conhecidas por autólise, e conservando, deste modo, a estrutura morfológica. Consiste basicamente na estabilização da estrutura das proteínas, por coagulação. Entre os muitos agentes fixadores que se empregam, destacam-se o álcool etílico, o ácido acético, o formol e o ácido pícrico.

http://www.dbio.uevora.pt/biologia1-novo/como_se_estuda_a_celula.html 

  • Para coloração pelo método de Shorr, as células foram fixadas com solução de álcool etílico a 90%. 

  • Para as demais colorações, Giemsa, Gomori-Grocott, Ziehl-Nielsen e Gram, a fixação das células se deu por secagem ao ar ambiente (Koss, 1992).

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-09352004000300004&script=sci_arttext&tlng=pt

        Você provavelmente aprendeu na escola alguns conceitos básicos sobre os componentes de uma célula:

        Mas dentro de cada uma dessas partes aparentemente tão simples há um vasto universo. A estrutura das células envolve tecnologia tão avançada que os cientistas ainda não conseguem compreendê-la totalmente.

[98 - página 43] - Bruce Lipton

Abençoemos aquelas beneméritas organizações microscópicas que são as células de carne na Terra. Tão humildes e tão preciosas, tão detestadas e tão sublimes pelo espírito de serviço. Sem elas, que nos oferecem templo à retificação, quantos milênios gastaríamos na ignorância?

[32 - página 40] - André Luiz

Crawling Neutrophil Chasing a Bacterium (Crawling neutrófilos Perseguindo uma bactéria)

http://www.youtube.com/watch?v=I_xh-bkiv_c

Animação Célula 3D

http://www.youtube.com/watch?v=gyGWN_Vk2ps

LINKs:


Ver também:


Crianças e Adolescentes

DESAPARECIDOS