Homens (Seres Humanos)
Espíritos encarnados.

[17b - página 300 item 236]


Linha_H_Sombra

Linha_H_Sombra

Você não é um corpo que possui consciência, - você é:


  • A Consciência Divina individualizada em “seres de consciência”, separados e manifestados visivelmente na Terra por meio de partículas elétricas extraídas e unidas em elementos, para dar a sua forma viva visível de acordo com um padrão físico fundamental.

Ver: Reino dos Céus ou Reino de Deus e Evangelho de Tomé

CARTAS DE CRISTO >_Carta 7


Linha_H_Sombra

Se já é tácito que uma partícula atômica não possa ser automaticamente formada pelos distúrbios do universo sem que, sobre sua energia atue um agente estruturador, atualmente conhecido como frameworker, o que se dirá, então, de uma vida biológica que, além da forma dita material apresenta um princípio de vida e inteligência?


CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo

https://folhaespirita.com.br/jornal/2023/10/03/
centro-virtual-de-divulgacao-e-estudo-do-espiritismo/


(Ver: O que Jesus sentiu no deserto)


Linha_H_Sombra
O homem é um ser de inteligência refinada pelos poderes que adquiriu na caminhada evolutiva em que se empenha, desde muitos séculos, mas ainda oscilante, de modo geral, entre animalidade e humanização, conquanto os casos particulares de criaturas que já se encaminham da humanidade para a angelitude. A maioria de nós outros, os Espíritos capitulados na escola da Terra, nos achamos em trânsito da poligamia para a monogamia, com referência à devoção sexual. Decorre daí o impositivo de vigilância sobre nós mesmos, sabendo-se que o sexo é faculdade criativa, nos domínios do corpo e da alma.

[73 - página 123]
André Luiz


Linha_H_Sombra
Recordai-vos de que o homem é discípulo numa escola que o seu raciocínio já encontrou organizada pela sabedoria divina e, em nome dAquele que é a origem sagrada de nossas vidas, amai as árvores e tende cuidado com o campo, onde florescem as bênçãos do céu.

[41a - página 58]
EMMANUEL - 1940


Linha_H_Sombra

No estado atual da educação humana, é muito difícil alimentar, por mais de cinco minutos, conversação digna e cristalina, numa assembléia superior a três criaturas encarnadas.


[40 - página 214/215]
André Luiz


Linha_H_Sombra

O homem terrestre não é um deserdado. É filho de Deus, em trabalho construtivo, envergando a roupagem da carne; aluno de escola benemérita, onde precisa aprender a elevar-se.

A luta humana é a sua oportunidade, a sua ferramenta, o seu livro.


[32 - página 10]
Emanuel
Pedro Leopoldo-MG, 03 de outubro de 1943.


Linha_H_Sombra

Deus não permite que ao homem tudo seja revelado neste mundo.



[9a - página 57 questão 17]


Linha_H_Sombra

Somos livros vivos de quanto pensamos e praticamos e os olhos cristalinos da Justiça Divina nos lêem, em toda parte.


[96 - página 250]
André Luiz


Linha_H_Sombra

O véu se levanta aos olhos do homem, à medida que ele se depura; mas, para compreender certas coisas, são-lhe precisas faculdades que ainda não possui.


[9a - página 57 questão 18]


Linha_H_Sombra

Homem integral:

É aquele que atinge coerência entre a sua vivência e a verdade que alcançou.


https://sbee.org.br/glossario.htm


Linha_H_Sombra

  • O homem simplesmente terrestre mantém-se na expectativa da morte orgânica
  • O homem espiritual espera o Mestre Divino, para consolidar a redenção própria.

EMMANUEL
(Pão Nosso)
[55 - página 147]


Linha_H_Sombra

O homem que se vence faz o seu corpo espiritual apto a ingressar em outras esferas e, enquanto não colaborardes pela obtenção desse organismo etéreo, através da virtude e do dever cumprido, não saireis do círculo doloroso das reencarnações.


[71 - página 69 ]
EMMANUEL


Linha_H_Sombra
O homem encarnado na Terra é uma alma eterna usando um corpo perecível, alma que procede de milenários caminhos para a integração com a verdade divina, à maneira do seixo que desce, rolando nos séculos, do cimo do monte para o seio recôndito do mar. Somos, todos, atores do drama sublime da evolução universal, através do amor e da dor...

  • Indébita é a nossa interferência nos destinos uns dos outros, quando nossos pés trilham retos caminhos.
  • Todavia, se nos desviamos da rota adequada, é razoável o apelo do amor para que a dor diminua.

[96 - págna 169]
André Luiz


Linha_H_Sombra

AOS MEUS IRMÃOS

Homens, meus irmãos, considerai a fração de tempo da vossa passagem pela Terra. Observai o exemplo das almas nobres que, em épocas diferentes, vos trouxeram a palavra do Céu na vossa ingrata linguagem; suas vidas estão cheias de sacrifícios e dedicações dolorosas. Não vos entregueis aos desvios que conduzem ao materialismo dissolvente. Olhando o vosso passado, que constitui o passado da própria Humanidade, uma cruciante amargura domina o vosso espírito: atrás de vós, a falência religiosa, ante os problemas da evolução, impele-vos à descrença e ao egoísmo; muitos se recolhem nas suas posições de mando e há uma sede generalizada de gozo material, com a perspectiva do nada, que a maioria das criaturas acredita encontrar no caminho silencioso da morte; mas eis que, substituindo as religiões que faliram, à falta de cultivadores fiéis, ouve-se a voz do Espírito da Verdade em todas as regiões da Terra. Os túmulos falam e os vossos bem-amados vos dizem das experiências adquiridas e das dores que passaram. Há um sublime conúbio do Céu com a Terra.

Vinde ao banquete espiritual onde a Verdade domina em toda a sua grandiosa excelsitude. Vinde sem desconfianças, sem receios, não como novos Tomés, mas como almas necessitadas de luz e de liberdade; não basta virdes com o espírito de criticismo, é preciso trazerdes um coração que saiba corresponder com sentimento elevado a um raciocínio superior.

Outros mundos vos esperam na imensidade, onde os sóis realizam os fenômenos de sua eterna trajetória. Dilatai vossa esperança, porque um dia chegará em que, na Terra, devereis abandonar o exílio onde chorais como seres desterrados. Que todos vós possais, no ocaso da existência, contemplar no céu da vossa consciência estrelas resplandecentes da paz que representará a vossa glorificação imortal.

[71 - página 74]
EMMANUEL - 1938


Linha_H_Sombra
O homem é formado de três partes essenciais:

  • O corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
  • O princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tais, num fruto, o gérmen, o perisperma e a casca,
  • a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação.

[9a - página 104 questão 135]


Linha_H_Sombra

Estes três elementos - matéria, fluido, inteligência - encontram-se na base da ordem universal, da qual são as substâncias fundamentais, os termos componentes. Fazem do homem uma miniatura do Universo, um microcosmo submetido às mesmas leis e encerrando as mesmas potências que este.

Trabalho de João Gonçalvez Filho - UNIVERSO - 3292

Linha_H_Sombra
O escritor que venho compulsando, numa definição que ele mesmo considera superficial, tomando como exemplo uma charrete, compreende a criatura humana como um ternário, semelhante ao carro, ao cavalo e ao condutor, os três juntos em serviço...

  • O carro equivale ao corpo físico,
  • o animal pode ser comparado ao corpo espiritual, modelador e sustentador dos fenômenos que nos garantem a existência física,
  • e o cocheiro simboliza, em suma, o nosso próprio espírito, isto é, nós mesmos, no governo mental da vida que nos é própria.

O carro avariado, qual o que vimos aqui, recorda um corpo doente, e, quando um veículo assim se faz de todo imprestável, o condutor abandona-o à sucata da natureza e prossegue em serviço, montando consequentemente o animal para continuarem ambos, no curso de sua viagem para diante... Isso ocorreria, de maneira natural, na morte ou na desencarnação. O corpo de carne, tornado inútil, é restituido à terra, enquanto que nosso espírito, envergando o envoltório de matéria sutil, que, aliás, lhe condiciona a existência terrestre, passa a viver em outro plano, no qual a roupa de matéria mais densa para nada mais lhe serve...

[73 - página 18]
André Luiz


Linha_H_Sombra

Filhos do Criador , dEle herdamos a faculdade de criar e desenvolver, nutrir e transformar.


[28a - página 16]
André Luiz


Linha_H_Sombra
O Homem, assombrado ante o esplendor do Universo,deslumbrado, apercebe-se de que não existe vácuo, de que a vida é patrimônio da gota d´agua, tanto quanto é a essência dos incomensuráveis sistemas siderais, o homem que empreende a laboriosa tarefa do descobrimento de si mesmo volta-se para o chão a que se imanta e pede ao amor que responda à soberania cósmica, dentro da mesma nota de grandeza, todavia, o amor no ambiente em que ele vive é ainda qual planta milagrosa em tenro desabrochar. Confinado ao reduzido agrupamento consangüíneo a que se ajusta ou compondo a equipe de interesses passageiros a que provisoriamente se enquadra, sofre ...
Não sabe dar sem receber, não consegue ajudar sem reclamar e, criando o choque da exigência para os outros, recolhe dos outros os choques sempre renovados da incompreensão e da discórdia, com raras possibilidades de auxiliar e auxiliar-se.

  • Viu a Majestade Divina nos Céus e identifica em si mesmo a pobreza infinita da Terra.
  • Tem o cérebro inflamado de glória e o coração invadido de sombra.
  • Orgulha-se, ante os espetáculos magnificentes do Alto e padece a miséria de baixo.
  • Deseja comunicar aos outros quanto apreendeu e sentiu na contemplação da vida ilimitada, mas não encontra ouvidos que o entendam.
  • Repara que o Amor, na Terra, é ainda a alegria dos oásis fechados.

E, partindo os elos que o prendem à estreita família do mundo, o homem que desperta, para a grandeza da Criação, perambula na Terra, à maneira do viajante incompreendido e desajustado, peregrino sem pátria e sem lar, a sentir-se grão infinitesimal de poeira nos Domínios Celestiais. Nesse homem, porém, alarga-se a acústica da alma e, embora os sofrimentos que o afligem, é sobre ele que as Inteligências Superiores estão edificando os fundamentos espirituais da Nova Humanidade.

[10 - página 12]
EMMANUEL - 1952


Linha_H_Sombra
O homem encarnado vive simultaneamente em três planos diversos. Assim como ocorre à árvore que se radica no solo,...

  • guarda ele raizes transitórias na vida física,
  • estende os galhos dos sentimentos e desejos nos círculos de matéria mais leve, quanto o vegetal se alonga no ar
  • e é sustentado pelos princípios sutis da mente, tanto quanto a árvore é garantida pela própria seiva.

    • Na árvore, temos raiz, copa e seiva por três processos diferentes de manutenção para a mesma vida e,
    • no homem, vemos corpo denso de carne, organização perispirítica em tipo de matéria mais rarefeita e mente, representando três expressões distintas de base vital, com vistas aos mesmos fins.

O homem exige para sustentar-se, no quadro evolucionário, segurança relativa no campo biológico, alimento das emoções que lhe são próprias nas esferas de vida psíquica que se afinam com ele e base mental no mundo íntimo. A vida é patrimônio de todos, mas a direção pertence a cada um.


[96 - páginas 81]

André Luiz


Linha_H_Sombra

  • O vaso físico é o vegetal, limitado no espaço e no tempo,
  • O corpo_perispirítico é o fruto que consubstancia o resultado das variadas operações da árvore, depois de certo período de maturação,
  • e a matéria_mental é a semente que representa o substrato da árvore e do fruto, condensando-lhes as experiências.

A criatura para adquirir sabedoria e amor renasce inúmeras vezes, no campo fisiológico, à maneira da semente que regressa ao chão. E quantos se complicam, deliberadamente, afastando-se do caminho reto na direção de zonas irregulares em que recolhem experimentos doentios, atrasam, como é natural, a própria marcha, perdendo longo tempo para se afastarem do terreno resvaladiço a que se relegaram, ligados a grupos infelizes de companheiros que, em companhia deles, se extraviaram através de graves compromissos com a leviandade ou com o desequilíbrio.


[96 - páginas 88]

André Luiz


Linha_H_Sombra
O homem é um espírito temporariamente encerrado em um corpo de carne, um espírito com um corpo espiritual, que deve sobreviver à sua separação do corpo carnal. Um dos vossos instrutores teve razão de vo-lo dizer, ainda que tivesse errado em particularidades mínimas; esse corpo espiritual é o objeto principal da vossa educação na Terra; ele deve ser desenvolvido e preparado para a sua vida nas esferas de Espíritos, vida que, tanto quanto vos compete saber, é infinita. Não podeis imaginar o que significa eternidade .

O espírito encarnado tem consciência inata, muitas vezes informe e grosseira, do justo e do injusto; as ocasiões de se desenvolver são-lhe oferecidas, ele tem seus graus de provação, fases de preparação, auxílios para progredir, caso queira utilizar-se deles.

[108 - página 177]
Médium: William Stainton Moses
(1839 - 1892)


Linha_H_Sombra
Explicações que os sonâmbulos do século passado forneciam aos seus magnetizadores sobre a natureza tríplice da personalidade humana ...


[105 - páginas 129]

Ernesto Bozzano


Linha_H_Sombra

Páginas relacionadas:

Toda criança precisa de: Amor; Afeto; Educação; Saúde; Esperança e Fé raciocinada
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)