Vida
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

O princípio vital é efeito e causa. A vida é um efeito devido à ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.

[9a - página 74 questão 63]

Na poeira cósmica, síntese da vida, temos as atrações magnéticas profundas;

[41a - página 184] - EMMANUEL - 1940

A existência humana não é um ato acidental. E, no plano da ordem divina, a justiça exerce o seu ministério, todos os dias, obedecendo ao alto desígnio que manda ministrar os dons da vida “a cada um por suas obras”.

[16a - página 165 ] -André Luiz

Alguns fisiologistas da Crosta concordam em asseverar que a vida humana é uma resultante de conflitos biológicos, esquecidos de que, muitas vezes, o conflito aparente das forças orgânicas não é senão a prática avançada da lei de cooperação espiritual.

[16a - página 207] André Luiz

____Ultimato se reuniu em Campinas, SP, com o físico Ross Alan Douglas e com o biblista Willian Lacy Lane para programar a presente entrevista. Ross Douglas, canadense naturalizado brasileiro, 66 anos, PhD em física pela Universidade de Winsconsin, é professor aposentado da UNICAMP e vice-presidente da Aliança Bíblia Universitária (ABU). Willian Lane, brasileiro descendente de missionários americanos, 36 anos, mestre em teologia pelo Calvin Theological Seminary (especialização em Antigo Testamento), é professor de hebraico e diretor do Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas.

  • Ultimato - A fórmula tempo + acaso = cosmo explica satisfatoriamente a realidade e a complexidade da vida humana?
  • Douglas - Nos últimos anos, foram realizados trabalhos importantes, questionando o processo aleatório como mecanismo eficiente para explicar o desenvolvimento de seres complexos a partir de organismos simples. Esses trabalhos indicam que há problemas muito sérios nas transferências de informações. A conclusão é que opera-se um processo guiado por um "desenho inteligente". Muitos evangélicos fazem a conexão de que, embora esses trabalhos não afirmem que o autor deste "desenho inteligente" seja o Deus da Bíblia, que não somente é inteligente, como também é um Deus de amor, que pode ser conhecido pessoalmente.
  • Lane - Não. Aliás, esta parece ter sido a problemática de Darwin, quando, inicialmente, desenvolveu a teoria da origem das espécies. Segundo ele, a teoria só faria sentido se houvesse tempo para mudanças. Na época, ele foi criticado por matemáticos e físicos no âmbito da compreensão de suas disciplinas sobre o tempo de existência da terra.
http://www.cacp.org.br/criacao%20e%20evolucao.htm

“...e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas”. (Gênese, cap. I)

____Nova luz maravilhosa alvorece no horizonte do mundo fenomênico. No tépido regaço das águas, prepara-se o planeta para acolher o primeiro germe, princípio de novo modo de existir. O momento é solene. O universo assiste à gênese da suprema maravilha, amadurecida em seu seio, através de períodos incomensuráveis de lenta preparação, quase consciente do esforço titânico da Substância nascente, da qual brotará, no ponto culminante, a síntese máxima: a vida. Nasce a flor mais complexa e mais bela, em que mais límpido transparece o conceito da Lei e o pensamento de Deus. Deus, sempre presente no âmago das coisas, aparece sempre mais evidente à proporção que se ascende, em sua progressiva manifestação, Deus aproxima-se de Sua criatura.

____Ao detonar da primeira centelha nos confins extremos do mundo dinâmico, saturado de passado e totalmente amadurecido, o universo tremeu evocador e clarividente.

  • A matéria existira,
  • movimentara-se a energia,
  • mas somente a vida saberia:
    • chorar ou alegrar-se,
    • Odiar ou amar,
    • escolher e compreender
    • compreender o universo e a Lei
    • e pronunciar o nome de seu Pai: Deus.

____Nasce a vida; não a forma que vedes, mas o_princípio que por si criará aquela forma para si mesma, como veículo e meio de ascensão. Naquele princípio que animará a primeira massa_protoplasmática, existe o germe de todas as sucessivas e ilimitadas realizações da nova forma da Substância; para cima, subindo sempre, até às emoções e às paixões, permanece o germe do bem_e_do_mal, de todo o vosso mundo ético e intelectual. A fuga eletrônica de um raio de sol transformar-se-á em beleza e alegria, sensação e consciência.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Nas fontes da vida ]

Ver: Origem do psiquismo (No psiquismo reside a substância da vida)

  • Assim como o químico humano encontra no hidrogênio a fórmula mais simples para estabelecer a rota de suas comparações substanciais,
  • Os espíritos que cooperaram com o Cristo, nos primórdios da organização planetária, encontraram, no protoplasma, o ponto de início para a sua atividade realizadora, tomando-o como base essencial de todas as células vivas do organismo terrestre.

[41a - página 26] - EMMANUEL - 1940

(Ver: Da Matéria à vida)

____ A vida: panorama sem limites. Filha da energia onipresente, a vida está em toda a parte no universo, nascida do mesmo princípio universal e diferentemente desenvolvida, como resultante exata do impulso determinante e das reações das forças ambientais. Pambiose, não por transmissão de esporos ou de germes por via interplanetária e interestelar, mas pela onipresença da grande mãe, a energia — o princípio positivo, ativo que se une à matéria, princípio negativo e passivo.

____Vós mesmos sois esse fenômeno, mas sabeis que — desde as limitadas plagas do universo — a vida irmã, filha da mesma mãe, responde. Cada planeta, cada sistema planetário, cada estrela está plena dela, nas mais variadas formas, com meios e finalidades diversíssimos. Abandonai vosso piedoso antropomorfismo, que vos considera centro do universo e únicos filhos de Deus; abri os braços de par em par a todas as criaturas irmãs, afinai com elas vosso canto e vosso trabalho de ascensão. Subir, subir — eis a grande paixão de toda a vida — para um poder e uma consciência que não aceitam limitações.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Teleologia dos fenômenos biológicos ]

(Teleologia = Estudo da Finalidade)

Os círculos em branco mostram os maserspontuais de metanol sobrepostos na região de formação de estrelas W3(OH). Os filamentos extensos com emissão maserde metanol (em verde) e emissão maser do ião hidróxido (em vermelho) sobre a mesma região.

Estes filamentos de maser de metanol formam pontes entre os masers pontuais. Os maiores filamentos têm cerca de 460 mil milhões de quilômetros.
Crédito: Harvey-Smith et al. 2006/JBO.

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=639# UOL - Últimas notícias: 04/04/2006 - 15h28

____PARIS, 4 abr (AFP) - Astrônomos britânicos anunciaram nesta terça-feira a descoberta no espaço de uma nuvem de álcool com nada mais, nada menos do que 463 bilhões de quilômetros, o que pode ser a chave para explicar como se formam as estrelas gigantes.
____A imensa nuvem, em forma de arco, é composta por álcool metílico ou metanol, a mais simples de todas as variações dessa substância.
____Chamado antigamente de madeira de álcool, o metanol, primo do etanol, é extremamente tóxico para o homem e sua ingestão pode provocar cegueiras irreversíveis e, inclusive, estado de coma ou a morte.
____O fenômeno foi localizado numa zona da Via_Láctea, a nossa galáxia, onde atualmente se formam novas estrelas, sob o efeito do afundamento gravitacional de imensas concentrações de gás e pó, informaram em um comunicado os astrônomos do Observatório Jodrell Bank da Grã-Bretanha.
____O álcool metílico foi detectado pela primeira vez em 2004, em uma das nuvens em formato de disco que se formam em torno das estrelas nascentes.

____Sua descoberta gerou um intenso debate entre os astrofísicos, que até então afirmavam que o espaço não permitia a formação de moléculas orgânicas complexas.
____Até agora foram identificadas cerca de 130 moléculas orgânicas no espaço, um fato que reforça os argumentos científicos de que a vida_ na_Terra provém originalmente do espaço.
____Em nosso planeta o metanol é produzido pelo metabolismo de bactérias anaeróbicas, ou seja, que não têm necessidade de oxigênio.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/04/04/ult1806u3686.jhtm
http://www.universoparalelo.blogger.com.br/index.html

____Conforme o modo como as moléculas vibram e giram no espaço, funcionam como pequenas antenas, emitindo ondas. Como a área é gigantesca, os sinais adquirem uma amplitude suficiente para chegar até nós, trazendo a assinatura de cada composto. O nome da técnica pode soar um tanto pomposo: radioespectroscopia molecular. O metanol emite uma onda bem característica, na faixa do radar, com comprimento de 30 centímetros.

(Ver: Espectrômetro)

http://www.gea.org.br/infoabril00.html

____Quando novamente a matéria estiver velha, a energia que dela renascer mais madura não tenderá a reenvolver-se num novo núcleo-matéria, mas subirá para a, entrando nos caminhos da vida e da consciência. A razão pela qual apareceu a vida em vosso_planeta e nos do sistema_solar é justamente porque este sistema é velho, como vimos. Aqui a matéria está em sua última maturidade, está morrendo por desagregação_radioativa e a energia dirige-se decididamente para a fase superior, a .

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Gênese da gravitação ]

(Ver: Nascimento e morte da matéria)

____ Então, o ensino é perfeito: "para Deus, todos vivem", não importa se revestidos de matéria pesada ou dela libertos em planos superiores de vibração. Este o sentido REAL da frase.

____Mas esse mesmo sentido REAL é consentâneo com o ensino que se oculta nessa ideia: "todos vivem EM Deus". Se Deus é a substância última de tudo o que existe (pois só Ele É), concluímos licitamente que tudo existe NELE. Daí a exatidão da frase paulina: "pois todos vivemos nele", embora aí Paulo empregue a preposição: en autôi gàr zômen (At. 17:28), a fim de que o sentido de sua frase não ficasse dúbio, como ficou no texto de Lucas (autor, aliás, tanto do Evangelho quanto dos Atos. Por que, num, teria usado a preposição e no outro a teria omitido?).

____Terminada a exposição, procuremos penetrar SENTINDO a sublimidade do ensino, que deve ser sempre repetido, para não correr o risco de ser olvidado e para que aprofundemos dia a dia o alcance ilimitado de sua expressão.

____Aprendamos que nossa vida, que se manifesta de fora, é a exteriorização da vida interna, que constitui, simplesmente, a expressão do Deus imanente em nós. Anotemos entrementes que não somos privilegiados, nós os humanos. Se a vida é comprovada pelo movimento intrínseco, tudo o que vive, se move por força intrínseca (a força divina); e o corolário brilha legítimo a nossos olhos: tudo o que se move por impulso íntimo, tem vida.

____Se outrora, por ignorância científica, nossos ancestrais negavam movimento_intrínseco (e portanto vida) às matérias inorgânicas (ferro, ouro, pedra, cobre, etc.), verificamos hoje que a classificação deixou de ter perfeita exatidão, pois desde os átomos, tudo está em celeríssima movimentação por impulso intrínseco; então, os próprios átomos do ferro, do ouro, da pedra, do cobre, etc., têm vida. Vida própria? Não: vida cósmica, isto é, vida divina, porque a Divindade lhes é a substância última.

____Mas também os seres orgânicos, animais e homens inclusive, não possuem vida própria, pois "todos vivem NELE", todos usufruem a manifestação da vida de Deus.

____Essa VIDA é a Divindade, o Espírito_(-Santo), que se manifesta em Som (Palavra, Verbo, Logos, isto é VERDADE), o qual, por sua vez, se manifesta em movimento intrínseco, que cria e sustenta tudo, ao qual denominamos o CRISTO Cósmico: é o movimento "Permeado" ou "Ungido" (Cristo) pela VIDA VERDADEIRA.

____Isso não é criação nossa: o próprio Cristo, manifestado em Jesus, o ensinou quando disse: "EU (o Cristo) sou o CAMINHO DA VERDADE (da Palavra ou Logos) e DA VIDA (Espírito)" (João, 14:6).

[67 - Vol. 7 página 40 ]

____Há céus inumeráveis e inumeráveis_mundos onde a vida palpita numa eterna mocidade; todos eles se encadeiam, se abraçam dentro do magnetismo universal, vivificados pela luz, imagem real da Alma Divina, presente em toda parte.
____A carne é uma vestimenta temporária, organizada segundo a vibração espiritual, e essa mesma vibração esclarece todos os enigmas da matéria.

[71 - página 143] -EMMANUEL - 1938

A Sabedoria do Universo confirma a perpetuidade da Misericórdia de Deus na vida que, em toda parte, continua sempre mais bela, plena de grandeza, a santificar-se pelo trabalho e a inundar-se de luz.

[73 - página 244] - André Luiz

Astrônomos descobrem ingredientes da vida.

____São Francisco, EUA (AE-AP) - Moléculas complexas baseadas em carbono e água, que são ingredientes-chave para a vida como a conhecemos, foram encontradas em nuvens e poeira do espaço, flutuando ao redor de estrelas distantes. A descoberta reforça a teoria de que o “ caldo cósmico” da vida é uma ocorrência comum no Universo. (Ver: União dos seres)

____Astrônomos informaram que observatórios orbitais, apontados tanto para estrelas jovens quanto para astros antigos, encontraram ondas de vapor de água e traços evidentes de moléculas de carbono, todas substâncias que têm papel fundamental na química orgânica. “Isso reforça bastante a possibilidade de a vida se formar em outros lugares”, disse Martin Kessler, da Agência Espacial Européia.

____Há 143 anos os Espíritos já responderam afirmativamente a Kardec sobre a possibilidade de vida em todos_os_globos que se movem no espaço. A ciência, com certeza, irá trazer mais evidências sobre o assunto.

http://www.feparana.com.br/analise2001.htm#Astrônomos%20descobrem

Ver também:

*