página acima: Alma
Alma e Psique
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Qual é a diferença entre a alma e a psique? Explicarei agora a verdadeira diferença, ainda que os psicólogos terrenos possam contestar. A Alma é a "Chama Divina" - uma metáfora usada para descrever a essência da Vida_Divina que é absorvida pelo ser individual no momento_da_concepção. A FORÇA_VITAL adquire uma forma pessoal e libera a energia da "força elétrica de atividade" e os impulsos magnéticos de "ligação - rejeição" para empreender o trabalho complexo de construção do corpo. Portanto, você tem no núcleo do seu ser sua alma - a Realidade_Divina e essa é Inteligência Divina/Amor - Divino que é o poderoso Impulso Divino para:

  • criar,
  • crescer,
  • alimentar,
  • nutrir,
  • sanar,
  • proteger,
  • satisfazer toda a necessidade em um sistema de perfeita lei e ordem. Essa é a Realidade que é a sua alma. (Ver: Evangelho de Maria)

____Portanto, quando você tiver superado os impulsos do ego e convidado a ALMA a manter o domínio de seus pensamentos e sentimentos, você será instigado a expressar todos os Impulsos Divinos acima descritos. Você será tomado por um desejo de promover unicamente o bem supremo de todos os seres vivos e do universo em si. Você terá se tornado um verdadeiro mensageiro da Consciência_Divina, expressando todas as Suas qualidades do Ser.
____
Até o momento da reunificação da alma com a Consciência Divina, a psique ocupa os recantos_mais_profundos de sua consciência humana e extrai sua consciência de sua alma. Este é o instinto oculto em você que sabe distinguir o certo do errado.

[ CARTAS DE CRISTO > Carta 7 ]

____A vida nos aparece desde logo como resultado de uma colaboração íntima entre dois fatores absolutamente solidários, igualmente impotentes um sem o outro, e sem a união dos quais estaciona qualquer expansão vital. [2]
____Estes dois fatores são, ...

  • de um lado, a forma vital ou inicial do ser;
  • do outro, a força físico-química dos meios da matéria.

____Ainda por outro lado, vemos que a vida só subsiste pelo encadeamento de duas ordens de fenômenos indivisivelmente unidos:

  1. Os fenômenos funcionais ou de despesa vital, pelos quais se vai consumindo a matéria viva nos órgãos em função.
  2. Os fenômenos plásticos ou de organização nutritiva, pelos quais se formam as reservas de nutrição e se regeneram os tecidos pelos órgãos em repouso.

____A vida, procedendo assim por eliminações e reabsorções, sucessivas, se entretém, pois, por um duplo movimento de irradiação e atração, cuja alternativa obedece regularmente às forças centrífugas e centrípetas.
____Do mesmo modo que a pêndula de um cronômetro, com as suas oscilações para a direita e para a esquerda da vertical, deixa continuamente o ponto de equilíbrio e volta sempre para ele, formando um equilíbrio instável em cada pancada obtida e em cada pancada destruída, assim também se nos apresenta a vida como a imagem de um equilíbrio oscilatório produzido por um trabalho incessante de desassimilação e assimilação.
____
A saúde, isto é, a integridade de toda vida, prende-se à regularidade

[2] Claude Bernard : Phénomènes de la vie.

[131 - Introdução - Página 5]

Ver também:
*