|
A figura seguinte mostra um exemplo de como se forma uma onda complexa (no caso uma onda quadrada simétrica) e o seu respectivo espectro. A forma de onda resultante (em amarelo) é o somatório a todo instante dos termos (em azul)
ESPECTRO: é a representação das componentes (ou raias ou termos) num gráfico que mostra suas amplitudes versus freqüência .
FORMA
DE ONDA: é a representação dos valores intantâneos
em função do tempo. http://paginas.terra.com.br
(Link desativado)
(Link desativado)
![]() http://www.labgis.uerj.br/ (Link desativado)
Ondas e Acústica http://www.feiradeciencias.com.br/sala10/index10.asp
(Link desativado)
DUALIDADE DA PARTÍCULA DE ONDA Uma descoberta muito interessante que foi feita no século XX era que a luz, que é uma onda, também possui as propriedades das partículas em certas situações. Quando a luz viaja, por exemplo, ela se comporta como uma onda, mas quando chega a uma superflcie, comporta-se como partícula. Então foi descoberto que a luz poderia ser ambas as coisas.Foi então proposto que, se ondas algumas vezes poderiam se comportar como partículas, talvez o contrário também pudesse ser verdade. Experimentos conduzidos por Louis de Broglie, e depois de forma independente por outros pesquisadores, demonstraram ser este o caso. Portanto, foi mostrado que uma outra matéria é também como a luz. Dessa forma, a matéria pode exibir as propriedades tanto das ondas como das partículas. Então os blocos fundamentais que se combinam para construir todas as coisas vivas são essencialmente um tipo de matéria que pode atuar como partícula algumas vezes e como onda em outras. (Ver: Teoria das cordas) [100 - página 159]
Espectro eletromagnético (Sears e Zemansky)
(Francis Weston Sears e Mark W. Zemansky, Física. Sedegra, 1959, Rio, Figs. 39-1, p. 857)
Páginas pertencentes: |
Páginas relacionadas:


