Ondas

Página acima

--

        A figura seguinte mostra um exemplo de como se forma uma onda complexa (no caso uma onda quadrada simétrica) e o seu respectivo espectro. A forma de onda resultante (em amarelo) é o somatório a todo instante dos termos (em azul):

ESPECTRO: é a representação das componentes (ou raias ou termos) num gráfico que mostra suas amplitudes versus freqüência.

FORMA DE ONDA: é a representação dos valores intantâneos em função do tempo.

http://paginas.terra.com.br/lazer/py4zbz/teoria/espectro.htm 

http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica8/ondas/periodicas.htm 

  • O campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares entre si e ambos oscilam perpendicularmente à direção de propagação da onda, como mostra a figura abaixo, onde E é o campo elétrico e M o campo magnético.

  • A velocidade de propagação da onda eletromagnética no vácuo é a velocidade da luz (3 x 108 m/s).

  • O número de ondas que passa por um ponto do espaço num determinado tempo define a freqüência (f) da radiação.

  • A onda eletromagnética pode também ser caracterizada pelo comprimento de onda (lâmpada).

  • Ondas de rádio: baixas freqüências e grandes comprimentos de onda. São utilizadas para comunicação a longa distância.

http://www.labgis.uerj.br/gis_atualizada/sensoriamento/radiacao.html 

Ondas e Acústica

http://www.feiradeciencias.com.br/sala10/index10.asp

 

   
DUALIDADE DA PARTÍCULA DE ONDA

        Uma descoberta muito interessante que foi feita no século XX era que a luz, que é uma onda, também possui as propriedades das partículas em certas situações. Quando a luz viaja, por exemplo, ela se comporta como uma onda, mas quando chega a uma superflcie, comporta-se como partícula. Então foi descoberto que a luz poderia ser ambas as coisas.
        Foi então proposto que, se ondas algumas vezes poderiam se comportar como partículas, talvez o contrário também pudesse ser verdade. Experimentos conduzidos por Louis de Broglie, e depois de forma independente por outros pesquisadores, demonstraram ser este o caso. Portanto, foi mostrado que uma outra matéria é também como a luz. Dessa forma, a matéria pode exibir as propriedades tanto das ondas como das partículas. Então os blocos_fundamentais que se combinam para construir todas as coisas vivas são essencialmente um tipo de matéria que pode atuar como partícula algumas vezes e como onda em outras. (Ver: Teoria das cordas)

[100 - página 159] - Dr. Sam Parnia

Espectro eletromagnético (Sears e Zemansky)

(Francis Weston Sears e Mark W. Zemansky, Física. Sedegra, 1959, Rio, Figs. 39-1, p. 857)

http://books.google.com.br/books?id=Cgo6pvTr__MC&pg=PA164&lpg=PA164&dq=n%C3%AAurica&source=bl&ots=bm8zlInkJX&sig=TWMpV8d-6YyQQfpBV-a2oS_BIu8&hl=pt-BR&sa=X&oi=book_result&resnum=9&ct=result#PPA166,M1

Ver também:


Crianças e Adolescentes

DESAPARECIDOS