página acima: Galáxias
Nebulosas
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Nebulosa Medusa

nebulosa Roseta

____Uma enorme nuvem difusa, de baixa densidade, de gás e poeira no espaço interestelar. O gás nestas nebulosas é principalmente gás hidrogenio (H2). O termo latino é nebula com o plural nebulae. Algumas destas nebulosas são os locais onde as estrelas nascem. Nuvens moleculares

http://www.on.br/glossario/alfabeto/n/n.html#nebulosa

Nebulosa de reflexão entre M 42 e as estrelas NGC 1973-1975-1977

Image Credit: Anglo-Australian Observatory
Royal Observatory Edinburgh; Photograph from UK Schmidt plates by David Malinhttp://www.on.br/glossario/alfabeto/n/neb_ref_m42_ngc1973.html

(Ver: Pleiades)

Nebulosa de Emissão NGC 2080

http://www.on.br/glossario/alfabeto/n/neb_emis_ngc2080.html

Nebulosa Planetária Esquimó

http://www.on.br/glossario/alfabeto/n/neb_plan_esquimo.html

____(Ver: Sistema solar)

A 1 500 anos-luz de distância da Terra, a Nebulosa de Orion á uma complexa região de intensa formação estelar. Os filtros utilizados nesta imagem a cores representam emissões de hidrogénio, oxigénio e azoto.(@NASA, STScI/AURA)

http://www.astro.up.pt/nd/astro_news/2002/0308pt.html

____
____São Paulo - O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou uma imagem da nebulosa planetária IC 1295. A foto feita pelo Very Large Telescope (VLT) é a mais detalhada obtida até hoje e mostra o objeto celeste como uma bolha verde.
____Estrelas do tamanho do Sol terminam suas vidas com a forma de anãs_brancas, estrelas pequenas e delicadas. Durante alguns milhares de anos, estes objetos ficam rodeados por nuvens brilhantes e coloridas de gás ionizado, conhecidas como nebulosas planetárias.
____A nebulosa planetária IC 1295, verde e brilhante, rodeia uma estrela moribunda situada a cerca de 3300 anos-luz de distância, na constelação do Escudo. Esse objeto celeste tem a característica de ser composto por conchas que a fazem parecer um micro-organismo visto através do microscópio, com as muitas camadas correspondentes às várias membranas de uma célula.
____Estas bolhas são formadas pelo gás que constituía a atmosfera da estrela e que foi expelido durante a transformação da estrela. O gás brilha por causa da intensa radiação ultravioleta emitida pela estrela moribunda. O tom esverdeado vem do oxigênio ionizado.
____No centro da imagem é possível ver um ponto brilhante azul esbranquiçado que fica no coração da nebulosa. É o que resta do núcleo queimado da estrela. O brilho fraco desta minúscula anã branca vem da energia térmica armazenada que será dissipada lentamente, ao longo de muitos bilhões de anos, à medida que a anã branca esfria.

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/telescopio-captura-bolha-verde-no-espaco-11042013-2.shl

DO ÉTER AOS CORPOS RADIOATIVOS

  • De , o espírito, puro pensamento, princípio, a Lei que é Deus
  • caminha para , num devenir contínuo, movimento feito de energia e vontade,
  • para atingir seu último termo (). A matéria, estrutura, ação, a forma. E, iniciar o seu regresso para .
  • Ciclo involutivo (espacial): espírito() energia() matéria() - Movimento descêntrico, a expansão e a exteriorização.
  • Ciclo evolutivo (conceptual): matéria() energia() espírito()
    (Ver: A Lei do universo )
  • A letra (ômega) representa o Universo.

A respiração de é:

 

 

 

 

 

 

 

 

SUPERCONSCIÊNCIA = +x
CONSCIÊNCIA HUMANA =

espírito, pensamento.

VIDA x CONSCIÊNCIA_de_superfície
Psiquismo_ se_revela_e_se_exprime

O tempo

CONSCIÊNCIA linear

(propriedade da energia)

Eletricidade, onda degradada,

última_espécie_dinâmica .

MATÉRIA PSI

DESAGREGAÇÃO


CONDENSAÇÃO

movimento feito de

energia e vontade .
(Aspecto dinâmico do universo)


CONSCIÊNCIA linear

(do sistema espacial)


ÉTER

(ver: Teoria das cordas)

 

 

URÂNIO

 

matéria,estrutura, formas, ação .
(Aspecto estático do universo)


Preparando uma galáxia e Nebulosas


Germe do psiquismo


CONSCIÊNCIA na matéria
= o ponto

Série estequiogenética

 

HIDROGêNIO

Vosso ciclo poderia definir-se como um físio-dínamo-psiquismo

Movimento concêntrico (ciclo inverso).

[63 - A GRANDE SÍNTESE - A Lei ]

____Assim, muitas nebulosas que vedes aparecer nos espaços sem um precedente visível, nascem por condensação_de_energia, a qual, após a imensa dispersão e difusão devida à contínua irradiação de seus centros, concentra-se, seguindo correntes, que guiam sua eterna circulação, em determinados pontos do universo. Aí, obedecendo ao impulso que lhe é imposto pela grande lei do equilíbrio, instala-se, acumula-se, retorna e se dobra sobre si mesma, compensando e equilibrando_o_ciclo_inverso, já esgotado, da difusão que a guiara de uma coisa à outra, para animar e mover tudo no universo. De todas as partes deste, as correntes trazem sempre nova energia, o movimento torna-se cada vez mais intenso, o vórtice fecha-se em si mesmo, o turbilhão transforma-se em um verdadeiro núcleo de atração dinâmica. Quando ele não pode suportar mais em seu âmbito todo o ímpeto da energia acumulada, chega a um momento de máxima saturação dinâmica, a um momento crítico em que a velocidade torna-se massa, estabiliza-se nos infinitos sistemas planetários íntimos, do qual nascerá

  • O núcleo,
  • depois o átomo,
  • a molécula,
  • O cristal,
  • O mineral,
  • Os amontoados solares, planetários, siderais.

____Da imensa tempestade nasceu a matéria. Deus criou. (Ver: Alma grupo)

____Vedes que, em realidade, nenhuma das três formas, a ,b ,g, conseguem isolar-se completamente; trazem em si sempre traços de suas fases precedentes. Assim, vedes que o pensamento apóia-se num suporte nervoso-cerebral, e que a matéria em si nos exprime sempre a ideia que a anima. A energia na fase de ida ou na de retorno, é sempre o traço-de-união entre a e g; reveste todas as formas, tanto que em vosso_baixo_mundo, o pensamento só sabe existir com o apoio da energia e a energia permeia toda a matéria, agitando-a em formas infinitas; sobretudo, naquela fundamental, mãe de todas as outras, de energia gravífica ou gravitação universal.

____O éter, que para vós é mais uma hipótese do que um corpo bem estudado, escapa às vossas classificações, porque quereis reconduzi-lo às formas de matéria que conheceis, enquanto é uma forma de transição entre matéria e energia. o éter, forma de transição entre b e g, é, por sua vez, pai do Hidrogênio. É o filho das formas dinâmicas puras: calor, luz, eletricidade, gravitação, para a qual regressará a matéria por desagregação e radioatividade. As nebulosas condensam-se da fase éter, através das fases gás, líquido, sólido. Entre os sólidos, existem os corpos de peso atômico máximo, os mais radioativos, os mais velhos, como disse, aqueles que, por desagregação atômica, regressam à fase b.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Do éter aos corpos radioativos ]

____Além de tão vastas solidões, com efeito, rebrilham mundos em sua magnificência, tanto quanto nas regiões acessíveis às investigações humanas; para lá desses desertos, vagam, no éter límpido esplêndidos oásis, que sem cessar renovam as cenas admiráveis da existência e da vida. Sucedem-se lá os agregados longínquos de substância cósmica, que o profundo olhar do telescópio percebe através das regiões transparentes do nosso céu e a que dais o nome de nebulosas irresolúveis, as quais vos parecem ligeiras nuvens de poeira branca, perdidas num ponto desconhecido do espaço etéreo. Lá se revelam e desdobram novos mundos, cujas condições variadas e diversas das que são peculiares ao vosso globo lhes dão uma vida que as vossas concepções não podem imaginar, nem os vossos estudos comprovar. É lá que em toda a sua plenitude resplandece o poder criador. Àquele que vem das regiões que o vosso sistema ocupa, outras leis se deparam em ação e cujas forças regem as manifestações da vida. E os novos caminhos que se nos apresentam em tão singulares regiões abrem-nos surpreendentes perspectivas.

[38 - capítulo VI página 130 item 47 ] - Allan Kardec - A Gênese - 1868

Links:

Ver também:
*