Holismo

        Do grego "holos" completo, todo, doutrina que procura globalizar todo um sistema. O Holismo prega que o Todo existe em cada parte, 

http://www.pesquisapsi.com/links.html


       O holismo, ou a visão holística é uma maneira de ver o mundo, o Homem e a vida em si como entidades únicas, completas e intimamente associadas. Esta palavra vem do grego HOLOS, que significa "Inteiro" ou "Todo", como em "Holograma"; grama=figura/ Holos=inteira, e representa um novo paradigma científico e filosófico que surgiu como resposta ao mal-estar da pós-modernidade, que é em grande parte causado pela cisão dos aspectos humanos e naturais trazida pelo antigo paradigma.
        Sendo uma forma de tentar unir o Homem ao universo (natureza) onde está inserido, o Holismo visa a integração dos seus aspectos Físicos, emocionais, mentais, etc.. O Ser Humano não é somente matéria física, nem somente consciência, nem apenas emoções, logo, levar em consideração apenas alguns destes aspectos isoladamente, é perder de vista a sua "inteireza" (neologismo para "wholeness"), sua integridade. Um exemplo já bem conhecido atualmente é a atuação da medicina ortodoxa, que visa a cura através do uso de medicamentos, os quais agem somente sobre o físico, curando não a doença, mas somente removendo (ou melhor, mascarando) os sintomas, quando muitas das doenças tem sua causa em conflitos mentais/emocionais, e conseqüentemente, sua origem fora do âmbito puramente físico. A terapia Holística serve-se de técnicas de terapias alternativas de diversos tipos, com a finalidade de tratar o Homem INTEIRO, nos âmbitos Físico, Emocional, Mental e Espiritual, Conjuntamente.

http://www.pontodeluz.com.br/empresa.asp


        "O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos, como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto apenas pelas pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior".


Albert Einstein


http://geocities.yahoo.com.br/carlos.guimaraes/Fisica.html


Ver também:

 

Crianças e Adolescentes

DESAPARECIDOS