GUIA.HEU
20 Anos
página acima: Faculdades moraes
Virtudes - Méritos - Ética
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS

____A Roda das Virtudes permite visualizar as virtudes que o indivíduo utiliza em sua vida e em suas relações interpessoais. Virtudes e forças de caráter:

  • A - Transcendência:
    • Perspectiva,
    • Amor ao aprendizado,
    • Mente aberta,
    • Descobridor,
    • Criatividade
  • B - Virtudes de Sabedoria:
  • C - Forças de Coragem:
    • Amor,
    • Compaixão,
    • Inteligência social
  • D - Virtudes Humanitárias:
  • E - Virtudes de justiça:
    • Perdoar,
    • Humanidade,
    • Prudência,
    • Controle
  • F - Temperança:
http://www.centralcoach.com.br/roda-das-virtudes

(Link desativado)

  • A dor, a luta e a experiência constituem uma oportunidade sagrada concedida por Deus às suas criaturas, em todos os tempos;
  • todavia, a virtude é sempre sublime e imorredoura aquisição do espírito nas estradas da vida, incorporada eternamente aos seus valores, conquistados pelo trabalho no esforço próprio.

[41a - página 150] - EMMANUEL - 1940

Toda virtude tem seu mérito próprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. Há virtudes sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores. A sublimidade da virtude, porém, está no sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem pensamento oculto.

____A virtude mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade.

[9a - página 411 questão 893]

Há pessoas que fazem o bem espontaneamente, sem que precisem vencer quaisquer sentimentos que lhes sejam opostos. Terão tanto mérito, quanto as que se vêem na contingência de lutar contra a natureza que lhes é própria e a vencem.

____Só não têm que lutar aqueles em quem já há progresso realizado. Esses lutaram outrora e triunfaram. Por isso é que os bons sentimentos nenhum esforço lhes custam e suas ações lhes parecem simplíssimas. O bem se lhes tornou um hábito. Devidas lhes são as honras.

____Como ainda estais longe da perfeição, tais exemplos vos espantam pelo contraste com o que tendes à vista e tanto mais os admirais, quanto mais raros são. Ficai sabendo, porém, que, nos_mundos mais adiantados do que a Terra, constitui a regra o que entre vós representa a exceção. Em todos os pontos desses mundos, o sentimento do bem é espontâneo, porque somente bons Espíritos os habitam. Lá, uma só intenção maligna seria monstruosa exceção. Eis por que neles os homens são ditosos. O mesmo se dará na Terra, quando a Humanidade se houver transformado, quando compreender e praticar a caridade na sua verdadeira acepção.

[9a - página 411 questão 894]

____Incorrerá em grande culpa, o homem, por estudar os defeitos alheios, se o fizer para os criticar e divulgar, porque será faltar com a caridade.

____Se o fizer, para tirar daí proveito, para evitá-los, tal estudo poderá ser-lhe de alguma utilidade. Importa, porém, não esquecer que a indulgência para com os defeitos de outrem é uma das virtudes contidas na caridade. Antes de censurardes as imperfeições dos outros, vede se de vós não poderão dizer o mesmo. Tratai, pois, de possuir as qualidades opostas aos defeitos que criticais no vosso semelhante. Esse o meio de vos tornardes superiores a ele.

  • Se lhe censurais a ser avaro, sede generosos;
  • se lhe censurais o ser orgulhoso, sede humildes e modestos;
  • se lhe censurais o ser áspero, sede brandos;
  • se lhe censurais o proceder com pequenez, sede grandes em todas as vossas ações.

____Numa palavra, fazei por maneira que se não vos possam aplicar estas palavras de Jesus: Vê o argueiro no olho do seu vizinho e não vê a trave no seu próprio.

[9a - página 415 questão 903]

Depende do sentimento que o mova, incorrerá em culpa aquele que sonda as chagas da sociedade e as expõe em público. Se o escritor apenas visa produzir escândalo, não faz mais do que proporcionar a si mesmo um gozo pessoal, apresentando quadros que constituem antes mau do que bom exemplo. O Espírito aprecia isso, mas pode vir a ser punido por essa espécie de prazer que encontra em revelar o mal.

[9a - página 416 questão 900]

____Alguns autores hão publicado belíssimas obras de grande moral, que auxiliam o progresso da Humanidade, das quais, porém, nenhum proveito tiraram eles. Ser-lhes-á levado em conta, como Espíritos, o bem a que suas obras hajam dado lugar.

____A_moral sem as ações é o mesmo que a semente sem o trabalho. De que vos serve a semente, se não a fazeis dar frutos que vos alimentem? Grave é a culpa desses homens, porque dispunham de inteligência para compreender. Não praticando as máximas que ofereciam aos outros, renunciaram a colher-lhes os frutos.

[9a - página 416 questão 905]

Virtudes e os Vícios - Livro dos Espiritos


https://www.youtube.com/watch?v=a-RpYjMhQBU

Não poderá haver acordo entre a virtude e o pecado. E como o pecado ainda domina o mundo, a tarefa apostólica em seus trâmites será sempre um doloroso espetáculo de sacrifício para as almas comuns.

EMMANUEL - (Renúncia) [55 - página 178]

A verdadeira paciência é sempre uma exteriorização da alma que realizou muito amor em si mesma, para dá-lo a outrem, na exemplificação.

EMMANUEL - (Consolador) [55 - página 199]

A alma, em se voltando para Deus, não deve ter em mente senão a humildade sincera na aceitação de sua vontade superior.

EMMANUEL - (EMMANUEL) [55 - página 199]

____Cada qual de nós é, por si mesmo, todo um mundo. Esclarecimentos e consolações são dádivas de Deus, Nosso Pai, mas convicções e realizações constituem obra nossa. Cada servidor tem a escala própria de edificações, na tábua de valores imortais. A assembléia de aprendizes receberá a mesma bagagem de ensinamentos, de modo geral, organizada para todos os indivíduos que a integram. Diferenciam-se, porém, os alunos, na série do aproveitamento particular. O mérito não é patrimônio comum, embora seja a glória do cume, a desafiar todos os caminheiros da vida para a suprema elevação.

[40 - página 241] - André Luiz

A manjedoura assinalava o ponto inicial da lição salvadora do Cristo, como a dizer que a humildade representa a chave de todas as virtudes.

EMMANUEL - (A Caminho da Luz) [55 - página 200]

O Senhor não te identificará pelos tesouros que ajuntaste, pelas bênçãos que retiveste, pelos anos que viveste no corpo_físico. Reconhecer-te-á pelo emprego dos teus dons, pelo valor de tuas realizações e pelas obras que deixaste, em torno dos próprios pés.

EMMANUEL - (Caminho, Verdade e Vida) [55 - página 200]

____O homem vive esquecido de que Jesus ensinou a virtude como esporte da alma, e nem sempre se recorda de que, no problema do aprimoramento_interior, não se trata de retificar a sombra da substância e sim a substância em si mesma.

[ 16a - página 23 ] - André Luiz

A aquisição das virtudes iluminativas, não constitui serviço instantâneo da alma, suscetível de efetuar-se de momento para outro.
____Somos, cada qual de nós, um ímã de elevada potência ou um centro de vida inteligente, atraindo forças que se harmonizam com as nossas e delas constituindo nosso domicílio espiritual. A criatura, encarnada ou desencarnada, onde estiver, respira entre os raios de vida superior ou inferior que emite, ao redor dos próprios passos, tal qual a aranha que se confunde nos fios escuros que produz ou da andorinha que corta os altos céus com as próprias asas. Todos nós exteriorizamos_energias, com as quais nos revestimos, e que nos definem muito mais que as palavras.

[96 - página 230] - André Luiz

PROVAS DA VIRTUDE

____A riqueza material é chamada na Terra a provas características.
____Quando se não associa ao trabalho e ao progresso, à educação ou à beneficência, perde nos exames da vida, rebaixando-se à condição de avareza.
____A virtude é também constantemente intimada a testes que lhe confirmem o valor.

  • Que será do ignorante sem professor que o instrua;
  • do enfermo sem alguém que o assista com o remédio necessário
  • do cego sem guia
  • da criança absolutamente desvalida de apoio com que se lhe dê orientação?

____Se já te equilibraste, do ponto de vista do sentimento_e_do_raciocínio, detendo a possibilidade de conservares o pensamento_reto, por cima dos próprios ombros, compadece-te dos irmãos que ainda não te alcançaram a eminência espiritual e ampara-lhes o reajuste, em bases de simpatia e cooperação.
____Recorda que Deus a ninguém desampara. E semelhante princípio começa a patentear-se nos departamentos mais simples da natureza.

  • A roseira é um emaranhado de espinhos ornamentado de flores.
  • Não existe diamante autêntico que não haja sido carvão...

____Se tens a posse da virtude, que te assegura paz e conhecimento, não fuja de socorrer aqueles que sabes em duros problemas, na conquista do próprio equilíbrio e sustentação.

  • Para isso, não é preciso lhes adotes os conflitos e desajustes,
  • tanto quanto o médico, para ajudar, não necessita estirar com o doente no mesmo leito.

____Basta te disponhas a auxiliar com bondade e entendimento.
____Compreender, no bom sentido, é ver para abençoar, aliviar, amparar, construir ou reconstruir.
____E se dúvidas te surgirem na alma, sempre que te decidas a servir, lembra-te de Jesus quando, por outras palavras, nos afirmou, convincente:

  • De mim mesmo, não vim ao mundo para curar os sãos.”

[117 - páginas 23/24] - EMMANUEL

"(...) Tal como Sócrates havia ensinado,

  • a virtude é o único bem
  • e o homem virtuoso aquele que atingiu afelicidade através do conhecimento.

____O homem virtuoso encontra a felicidade dentro de si e é imune ao meio exterior, que conseguiu superar dominando-se a si, às suas paixões e emoções. No que respeita à concepção estóica do universo como um todo, a doutrina é panteísta. Todas as coisas e todas as leis naturais ocorrem devido a uma determinação consciente da Razão do Mundo, que é fundamental. E é de acordo com esta ordem racional que, segundo o estoicismo, o homem sábio procura regular sua vida, como o seu mais alto dever."

____Fazendo parte de um mundo ordenado, o homem deve corresponder escolhendo fazer o que é moral e objetivamente bom. A escolha das ações corretas é a virtude e leva inevitavelmente à felicidade. O vício consiste em escolher ações contrárias à lei natural. Não há uma escala de excelência na graduação do caráter, e nenhuma pessoa é moralmente boa enquanto não atinge a perfeição moral.

____A virtude é o único bem absoluto, e o vício o único mal absoluto. Entre os extremos há diversos objetos de desejo ou aversão que devem ser encarados com neutralidade:

____Todas as emoções tendem a perturbar o espírito e fazê-lo perder o equilíbrio da razão. O ideal é a "apatia" ("indiferença"), o estado de espírito no qual alguém cumpre seus deveres sem estar de modo algum dominado pela emoção. O famoso aforismo "suporta e abstém-te" resume esse aspecto da doutrina estóica.

http://greciantiga.org/txt/estoicos.asp

O centro da ética socrática é o conceito de areté, virtude. É virtude num sentido distinto do usual, e que se aproxima mais daquele que tem a palavra quando se fala das virtudes das plantas ou de um virtuoso do violino. A virtude é a disposição última e radical do homem, aquilo para o qual nasceu propriamente. E essa virtude é ciência.

  • O homem mau o é por ignorância
  • aquele que não segue o bem é porque não o conhece, por isso a virtude pode ser ensinada (ética intelectualista), e o necessário é que cada qual conheça sua areté.

____É esse o sentido do imperativo socrático: conhece-te_a_ti_mesmo. Por isso é um imperativo moral, para que o homem tome posse de si mesmo, seja dono de si, pelo saber. Assim como da definição socrática emerge o problema da essência e com ele toda a metafísica de Platão e de Aristóteles, da moral de Sócrates nascem todas as escolas éticas que povoarão a Grécia e o Império Romano a partir de então: primeiro, os cínicos e cirenaicos: depois, sobretudo, os epicuristas e os estóicos. Toda a filosofia grega desde o início do século IV tem uma raiz em Sócrates; o que nele está apenas indicado ou esboçado teve de se realizar em sua fecunda tradição.

[125 - página 44]


Ver também:
*