página acima: Homem
Evolução humana
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____A espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos contidos no globo terrestre.
____E veio a seu tempo. Foi o que deu lugar a que se dissesse que o homem se formou do limo da terra.

[9a - página 67 questão 47]

____(Ver: vida_ na_Terra)

____Não se formam espontaneamente homens, como na origem dos tempos, porque o princípio das coisas está nos segredos de Deus. Entretanto, pode dizer-se que os homens, uma vez espalhados pela Terra, absorvem em si mesmos os elementos necessários à sua própria formação, para os transmitir segundo as leis_da_reprodução. O mesmo se deu com as diferentes espécies de seres vivos.

[9a - página 67 questão 49]

(Ver: Evolucionismo)

A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana. O período de humanidade começa, em geral, nos mundos ainda mais inferiores. Essa, entretanto, não é uma regra absoluta e poderia acontecer que um Espírito, desde o seu início humano, esteja apto a viver na Terra. Esse caso não é freqüente, e seria antes uma exceção.

[9b questão 607b]

Com a questão 47, supracitada, se referindo às épocas primitivas e a questão 607b à época atual, entendemos que os espíritos dos animais irracionais mais evoluídos na Terra atual, reencarnam na espécie humana, em outros mundos cujo estágio se compara à Terra de milhões de anos atrás. De forma semelhante deve ocorrer com as demais etapas evolutivas da humanidade, até alcançarmos os estágios angélicos. Esta deve ser a razão das lacunas encontradas pelos estudiosos do evolucionismo .

[0]

____A espécie humana não começou por um único homem. Aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.

[ 9a - página 67 questão 50 ]

____o homem surgiu em muitos pontos do globo e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram. Estas diferenças não constituem espécies distintas, todos são da mesma família.

[9a - página 68 questão 53]

O Homem de Neanderthal - Europa e Ásia Ocidental -, desapareceu há 30 mil anos. Portanto, coexistiu com o Homem moderno - Homo Sapiens (no mundo todo).

[0]

(Ver: Homo Neanderthalensis e Homo Sapiens )

____Em 1998, um estudante da Universidade de Évora, procurando exemplares de arte rupestre no Vale do Lapedo, em Portugal, forneceu pistas que levaram à descoberta de restos de uma criança, com idade estimada entre dois mil e três mil anos, que foi identificada, mais tarde, como portadora de características típicas de Homo sapiens e Neanderthal.

____A identificação provocou uma controvérsia entre antropólogos. Para muitos, Homo sapiens e Neanderthal não teriam se reproduzido entre si. Para os autores da identificação, o português João Zilhão, da Universidade de Lisboa, ele coordenou o trabalho da equipe internacional de 30 especialistas que resultou na publicação da monografia, batizada com o título inglês Portrait of the Artist as a Child ("retrato do artista quando criança"), com a colaboração do norte-americano Erick Trinkaus, da Washington University, não há mais o que discutir, ao deixar a África e colonizar a Europa, a humanidade moderna não exterminou os antigos habitantes do continente, como se pensava e, ao contrário disso, misturou-se a eles.

____A resposta dos meios de comunicação e do público não poderia ter sido mais avassaladora. Revistas populares saíram-se com ilustrações mostrando como seria o filho de uma sapiens alta e negra com um neanderthal louro e troncudo (tudo errado, lógico, já que o menino do Lapedo certamente não era um mestiço de primeira geração)

Revista SCIENTIFIC AMERICAN - Brasil - ANO 1 - N° 11 - Abril de 2003
www.sciam.com.br

  • Da sensação à irritabilidade,
  • da irritabilidade ao instinto,
  • do instinto à inteligência
  • e da inteligência ao discernimento, séculos e séculos correram incessantes.

EMMANUEL - (Roteiro) [55 - página 35]

Toda modificação para melhor reclama luta, tanto quanto qualquer ascensão exige esforço.

EMMANUEL - (Vinha de Luz) [55 - página 35]

____Todas as entidades espirituais encarnadas no orbe_terrestre são Espíritos que se resgatam ou aprendem nas experiências humanas, após as quedas do passado, com exceção de Jesus-Cristo, fundamento de toda a verdade neste mundo, cuja evolução se verificou em linha reta para Deus, e em cujas mãos angélicas repousa o governo espiritual do planeta, desde os seus primórdios.

[41a - página 146] - EMMANUEL - 1940

____Repare no serviço de fraternidade legítima. Não temos o milagre das transformações repentinas, nem a promoção imediata, aos planos mais elevados, dos que se demoram no campo inferior. A tarefa é de sementeira, de cuidado, persistência e vigilância. Não se quebram grilhões de muitos séculos num instante, nem se edifica uma cidade num dia. É indispensável desgastar as algemas do mal, com perseverança, e praticar o bem, com ânimo evangélico.

[16a - página 291] - André Luiz

A existência humana é bem uma ascensão das trevas para a luz. A juventude, a presunção de autoridade, a centralização de nossa esfera pessoal, acarretam muitas ilusões, laivando de sombras as coisas mais santas.

EMMANUEL - (Paulo Estevão) [55 - página 148]

____Como a maioria das criaturas humanas se encontra em lutas_expiatórias, podemos figurar o homem_terrestre como alguém a lutar para desfazer-se do seu próprio cadáver, que é o passado culposo, de modo a ascender para a vida e para a luz que residem em Deus.

____Essa imagem temo-la na semente do mundo que, para desenvolver o embrião, cheio de vitalidade e beleza, necessita do temporário estacionamento no seio lodoso da Terra, a fim de se desfazer do seu envoltório, crescendo, em seguida, para a luz do Sol e cumprindo sua missão sagrada, enfeitada de flores e frutos.

[41a - página 77] - EMMANUEL - 1940

[83 - página 253] - André Luiz

EVANGELHO SEGUNDO TOMÉ O DÍDIMO

O Evangelho do Apóstolo Tomé

(Apostolo Dídimo Judas Tomé)

Texto Gnóstico encontrado em Nag Hammad, 1945

____Estas são as palavras secretas que Jesus o Vivo proferiu e que Dídimo Judas Tomé escreve:
____(28) Jesus disse: "Assumi meu lugar no mundo e revelei-me a eles na carne. Encontrei todos embriagados. Não encontrei nenhum sedento, e minha alma ficou aflita pelos filhos dos homens, porque estão cegos em seus corações e não têm visão. Pois vazios vieram ao mundo e vazios procuram deixar o mundo. Mas no momento eles estão embriagados. Quando superarem a embriaguez, então mudarão sua maneira de pensar."

http://paginas.terra.com.br/servicos/ecard/apocrifosonline/evangelhos_gnosticos/evangelho_tome.htm

Conquistar não é conquistar-se.

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Trabalho de João Gonçalves Filho - (CONQUISTAR - 518)

Estudemos a rota de nossa multimilenária romagem no tempo para sentirmos o calor da flama de nosso próprio espírito a palpitar imorredouro na Eternidade e, acendendo o lume da esperança, perceberemos, juntos, em exaltação de alegria, que Deus, o Pai de Infinita Bondade, nos traçou a divina destinação para além das estrelas.

André Luiz(23 de Julho de 1958) [56 - página 19]

[25 - página 157] - André Luiz

  • Vós vos moveis no infinito.
  • A vida é uma viagem e nela só possuís vossas obras.
  • A cada hora se morre, a cada hora se renasce, mas sempre como filhos de vós mesmos.
  • A evolução, pulsando segundo o ritmo do tempo, não pode parar.
  • Vedes através de falsa perspectiva psíquica.
  • É preciso conceber não as coisas, mas a trajetória de seu transformismo; não os fenômenos, mas os períodos fenomênicos; tendes de colocar-vos dinamicamente na fluidez do movimento, realizar-vos neste mundo de coisas transitórias, como seres indestrutíveis, num tempo que só pode levar a uma continuação, lançados para um futuro eterno, que vos abre as portas da evolução.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Despedida ]

  • Se o patrimônio da fé religiosa representa o indiscutível fator de equilíbrio mental do mundo, que fazeis de vosso tesouro, esquecendo-lhe a utilização, numa época em que a instabilidade e a incerteza vos ameaçam todas as instituições de ordem e de trabalho, de entendimento e de construção?
  • Não vos assombra, porventura, acordandovos a consciência, a borrasca renovadora que refunde princípios e nações?
  • Supondes possível uma era de paz exterior, sem a preparação interior do homem no espírito de observância e aplicação das Leis Divinas?

____Por admitir semelhante contra-senso, a máquina, filha de vossa inteligência, vos anula as possibilidades de mais alta incursão no reino do Espírito Eterno.

[25 - página 202] - André Luiz

Quanto mais amplos os domínios da evolução, mais vigilância se nos pede ao senso de escolha.

EMMANUEL

do livro AMIGO, psicog. F.C.Xavier

____É preciso considerar que nem todos possuem idêntica idade espiritual e que a Humanidade Terrestre, em sua feição de conjunto, ainda se encontra tão longe da angelitude quanto a agressiva animalidade ainda está distante da razão perfeitamente humana. É muito cedo para que o homem se arrogue o direito de apelar para a Verdade Total ... Por agora, é imprescindível trabalhe intensivamente, com devoção ardente e profunda ao bem, para atingir mais amplo discernimento das realidades fragmentarias ou provisórias que o cercam na vida física e, considerada a questão nesse aspecto, estejamos convictos de que a ausência de escolas do espírito ou a supressão dos instrutores constituiriam a multiplicação dos hospícios e o rebaixamento do nível moral, porque sem o apelo à dignificação a individualidade, em processo de crescimento mental e de sublimação no tempo, não poderíamos contar senão com a estagnação nas linhas inferiores da experiência.

[28a - página 279] - André Luiz

____Ainda não possuímos plena quitação com o passado. Somos vasta legião de combatentes em vias de vencer os inimigos que nos povoam a fortaleza íntima ou o mundo de nós mesmos, inimigos simbolizados em nossos velhos hábitos de convívio com a natureza inferior, a nos colocarem em sintonia com os habitantes das sombras, evidentemente perigosos ao nosso equilíbrio ...

____Ainda não chegamos à vitória suprema sobre nós mesmos. Achamo-nos na condição do solo terrestre, que não prescinde do arado protetor ou da enxada prestimosa, a fim de produzir. Sem os instrumentos do trabalho e da luta, aperfeiçoando-nos as possibilidades, estaríamos permanentemente ameaçados pela erva daninha que mais se alastra e se afirma, tanto quanto melhor é a qualidade do trato de terra em abandono.

[28a - página 35] - André Luiz

  • Sem noção de responsabilidade,
  • sem devoção à prática do bem,
  • sem amor ao estudo e
  • sem esforço perseverante em nosso próprio burilamento moral, é impraticável a peregrinação libertadora para os Cimos da Vida.

EMMANUEL - (Nos Domínios da Mediunidade)

[28a - página 10 ]

____É muito lenta e difícil a transição, entre a animalidade grosseira e a espiritualidade superior. Nesse sentido, há sempre, entre os homens, um oceano de palavras e algumas gotas de ação.

[16a - página 25] - André Luiz

O PROGRESSO ISOLADO DOS SERES

____Todos os seres, portanto, laboram insuladamente, na aquisição dessas prerrogativas, de acordo com as suas vocações naturais, dentro das lutas planetárias.

____Paulatinamente, vencem imperfeições, aparam arestas, aniquilam defeitos em suas almas, norteando-as para o progresso, último objetivo de todas as nossas cogitações comuns.

[71 - página 41] - EMMANUEL

____À pergunta: tendo sido a Terra formada pelo poder divino, por que passou o planeta por tantas etapas evolutivas, muitas das quais duraram milhões de anos?

____EMMANUEL respondeu: No infinito do Universo, a evolução do principio_espiritual tem de escapar a todas as vossas limitações de tempo e de espaço, na tábua dos valores terrestres.

____As aquisições de cada individuo resultam da lei do esforço próprio no caminho ilimitado da Criação, destacando-se daí as mais diversas posições evolutivas das criaturas e compreendendo-se que tempo e espaço são laboratórios divinos, onde todos os princípios da vida são submetidos às experiências do aperfeiçoamento, de modo que cada um deva a si mesmo todas as realizações, no dia de aquisição dos mais altos valores da vida.

[41a página 62] - EMMANUEL - 1940

Evolução e responsabilidade

Quanto mais amplo o discernimento do Espírito, mais imperiosas se lhe fazem as obrigações, perante a vida.

[83 - página 206 ] - André Luiz

____Comparada à grandeza, inabordável para nós, de milhões de sóis que obedecem a leis soberanas e divinas, em pleno Universo,...

  • a nossa Terra, com todas as esferas de substância ultrafísica que a circundam, pode ser considerada qual laranja minúscula, perante o Himalaia,
  • e nós outros, confrontados com a excelsitude dos Espíritos Superiores, que dominam na sabedoria e na santidade, não passamos, por enquanto, de bactérias, controladas pelo impulso da fome e pelo magnetismo do amor.

____Entretanto, guindados a singelas culminâncias da inteligência, somos micróbios que sonham com o crescimento próprio para a eternidade.

____... Cada espécie de seres, do cristal até o homem, e do homem até o anjo, abrange inumeráveis famílias de criaturas, operando em determinada frequência do Universo. E o amor divino alcançanos a todos, à maneira do Sol que abraça os sábios e os vermes.

____Todavia, quem avança demora-se em ligação com quem se localiza na esfera próxima.

  • O domínio vegetal vale-se do império mineral para sustentar-se e evoluir.
  • Os animais aproveitam os vegetais na obra de aprimoramento.
  • Os homens se socorrem de uns e outros para crescerem mentalmente e prosseguir adiante...

____Atritam os reinos da vida, conhecidos na Terra, entre si.

____Torturam-se e entredevoram-se, através de rudes experiências, a fim de que os valores espirituais se desenvolvam e resplandeçam, refletindo a divina luz...

[96 - páginas 16/18] - André Luiz

____A experiência humana, confrontada com a eternidade em que se movimentará a consciência, é simples sonho ou pesadelo de alguns minutos. Porque comprometer o futuro ao preço do conforto ilusório de alguns dias?

  • Os que plantam espinhos colhem espinhos na própria alma e comparecem perante o Senhor de mãos convertidas em garras abomináveis.
  • Os que espalham pedras em derredor dos pés alheios serão surpreendidos, mais tarde, pelo endurecimento e paralisia do próprio coração.

[96 - páginas 186] - André Luiz

____Não podemos olvidar que milhares de inteligências, entre o berço e o túmulo, estão procurando a própria recuperação. A medida que se nos aclara a consciência e se nos engrandece a noção de responsabilidade, reconhecemos que a nossa dignificação espiritual é serviço intransferível. Devemos a nós mesmos quanto nos sucede em matéria de bem ou de mal.

[4 - página 272] - André Luiz

ASSUNTO DE TODOS

  • Efetivamente não dispões do poder de improvisar a paz do mundo; entretanto, Deus já te concedeu a faculdade de renunciar à execução dos próprios desejos, em favor da tranqüilidade desse ou daquele ente querido, que depende de tua abnegação para ser mais feliz.
  • Não consegues estabelecer o entendimento fraternal entre todas as comunidades a que te vinculas; no entanto, a Divina Providência já te honrou com a bênção das palavras, no uso das quais podes entretecer a concórdia, no agrupamento de criaturas em que a vida te situou.
  • Não reténs o dom de te fazeres ouvir indefinidamente por todos, em todos os recantos do orbe, no levantamento do bem; todavia, a Sabedoria infinita já te confiou o benefício das letras, com as quais podes gravar os teus pensamentos nobres, inspirando bondade e segurança em tuas áreas de ação.
  • Não tens contigo os elementos precisos para sustentar a harmonia, nos lugares onde a Humanidade surge ameaçada de caos e perturbação, mas o Amor Supremo já te entregou a possibilidade de manter a ordem, quando não seja dentro da própria casa, pelo menos no espaço diminuto em que te dedicas ao trato pessoal.
  • Não extinguirás a fome que ainda atormenta vastos setores da Terra, mas podes ceder um prato em auxílio de alguém.
  • Não curarás todas as enfermidades que flagelam largas regiões em todo o Planeta. No entanto, podes ofertar, de quando em quando, uma hora de serviço no socorro aos doentes.
  • Não logras trazer o Sol para clarear os caminhos entenebrecidos durante a noite, mas podes acender uma vela e rechaçar a escuridão.
  • Realmente, por enquanto, nenhum de nós - os Espíritos em evolução na Terr a - pode jactar-se de ser uma enciclopédia de talentos para realizar todas as operações do Bem Universal, ante as leis_de_Deus, mas, ajustados às Leis de Deus, todos já possuímos recursos para evolver na direção do Bem-Maior, fazendo o bem que podemos fazer.

[117 - página 33] - EMMANUEL

____O curso inteiro da vida do Homem Modelo é o emblema do desenvolvimento progressivo da vida começada na Terra e completada no céu (para nos servirmos das vossas expressões), nascida da abnegação e atingindo um ponto culminante por sua ascensão espiritual. O homem pode ler na vida do Cristo a história do progresso_espiritual, desde a encarnação à liberdade. o progresso da alma, pode dizer-se, é um curso de regeneração resumidamente simbolizada no Calvário e na Ressurreição.

  • O velho homem com os seus vícios é crucificado,
  • O novo levanta-se para gozar de uma vida espiritual e santa.

____Na vida de progresso não existe parada alguma nem paralisação, sendo preciso...

  • combater energicamente as tendências materiais e sensuais
  • e desenvolver as faculdades espirituais. (Ver: Iluminação do íntimo)

____O espírito não pode ser purificado de outra maneira. É preciso passar pela fornalha do sacrifício de si mesmo. O processo é o mesmo para todos.

  • Algumas almas mais fundamente inflamadas de zelo chegam rapidamente ao fim glorioso,
  • enquanto as naturezas mais pesadas devem passar por inumeráveis ciclos de purificação.

____Benditos são aqueles que se podem libertar da matéria e atravessar valentemente as ardentes provas que eliminam as escórias. Para esses, o progresso é pronto e a purificação certa...

____...Mas, à medida que as percepções espirituais se avivam, os inimigos tomam também um lugar proeminente. Adversários jurados do progresso e da inteligência espirituais, eles atacarão o discípulo da verdade e serão para ele uma causa incessante de conflit o durante o período de prova.

  • Gradualmente eles serão vencidos pela alma fiel que quiser adiantar-se e possua o estímulo,
  • mas a luta nunca cessará completamente durante a vida de provação, pois é por seu intermédio que as mais elevadas faculdades se desenvolvem e que o limiar das altas esferas é atingido.

____Tal é, em suma, a vida do espírito progressista:

  • sacrifício de si mesmo, pelo qual o eu é crucificado
  • abnegação, pela qual o mundo é vencido
  • conflito espiritual, pelo qual os adversários são repelidos
  • nem repouso, nem finalidade.

____
____é um combate contínuo, cujo prêmio é o progresso_perpétuo
. é o incessante esforço da luz interior, que quer brilhar no ar radioso do dia perfeito. Somente assim é que podeis conquistar o que chamais céu.

[108 - páginas 250/252] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

____ Nossa repartição vem promovendo grande movimento de auxílio a irmãos encarnados e desencarnados, que se revelam incapazes de qualquer ação além da superfície terrestre.
____Nossa tarefa é enorme. Precisamos ditar ensinamentos novos, relativamente à preparação dos que habitam nossa colônia, considerando os esforços e realizações do presente e do porvir.
____é indispensável socorrer os que enfrentam, corajosos, as profundas transformações do planeta.
____As transições essenciais da existência na Terra encontram a maioria dos homens absolutamente distraídos das realidades eternas. A mente_humana abre-se, cada vez mais, para o contacto com as expressões indivisíveis, dentro das quais funciona e se movimenta. Isto é uma fatalidade evolutiva. Desejamos e necessitamos auxiliar as criaturas terrestres; todavia, contra a extensão de nosso concurso fraterno, operam dilatadas correntes de incompreensão...

  • Não relacionamos apenas a ação da ignorância e da perversidade.
  • Agem, contraditoriamente, nesse particular, grande número de forças do próprio espiritualismo.
  • Combatem-nos algumas escolas cristãs, como se não colaborássemos com o Mestre Divino.
  • A Igreja Romana classifica-nos a cooperação como diabólica.
  • A Reforma Luterana, em seus matizes variados, persegue-nos a colaboração amistosa.
  • E há correntes espiritualistas de elevado teor educativo, que nos malsinam a influência, por quererem o homem aperfeiçoado de um dia para outro, rigorosamente redimido a golpe instantâneo da vontade, sem realização metódica.

____No campo de nosso conhecimento da vida, não podemos condená-los pelo desentendimento atual.

  • O catolicismo romano tem suas razões ponderáveis
  • O protestantismo é digno de nosso acatamento
  • as escolas espiritualistas possuem notáveis edificantes.

____Toda_expressão_religiosa é sagrada, todo movimento superior de educação espiritual é santo em si mesmo. Temos, então, diante de nós, a incompreensão dos bons, que constitui dolorosa prova para todos os trabalhadores sinceros, porque, afinal, não estamos fazendo obra individual e sim promovendo movimento libertador da consciência humana, a favor da própria ideia religiosa do mundo.
____Sacerdotes e Intérpretes dos núcleos organizados da religião e da filosofia, não percebem ainda que o_espírito_da_Revelação_é_progressivo, como a alma do homem. As concepções religiosas se elevam com a mente da criatura. Muitas igrejas não compreendem, por enquanto, que...

  • não devemos espalhar a crença nos tormentos_eternos para os desventurados,
  • e sim a certeza de que há homens infernais criando infernos para si mesmos. (Ver: Inferno)

____Não podemos, porém, perder tempo no exame da teimosia alheia. Temos serviços complexos e dilatados. E, como dizíamos, ...

  • a Humanidade terrena aproxima-se, dia a dia, da esfera de vibrações dos invisíveis_de_condição_inferior, que a rodeia em todos os sentidos.
  • Mas, segundo reconhecemos, esmagadora percentagem de habitantes da Terra não se preparou para os atuais acontecimentos evolutivos.
  • E os mais angustiosos conflitos se verificam no sendal humano.
  • A Ciência progride vertiginosamente no planeta, e, no entanto, à medida que se suprimem sofrimentos do corpo, multiplicam-se aflições_das_almas.
  • Os jornais do mundo estão cheios de notícias maravilhosas, quanto ao progresso material. Segredos sublimes da Natureza são surpreendidos nos domínios do mar, da terra e do ar; mas a estatística dos crimes humanos é espantosa.
  • Os assassínios da guerra, apresentam requintes de perversidade muito além dos que foram conhecidos em épocas anteriores.
  • Os homicídios, os suicídios, as tragédias conjugais, os desastres do sentimento, as greves, os impulsos revolucionários da indisciplina, a sede de experimentação inferior, a inquietação sexual, as moléstias desconhecidas, a loucura, invadem os lares humanos.

____Não existe em país algum preparo espiritual bastante para o conforto físico. Entretanto, esse conforto tende a aumentar naturalmente. O homem dominará, cada vez mais, a paisagem exterior que lhe constitui moradia, embora não se conheça a si mesmo. Atendido, porém, o corpo revelará as necessidades de cima e vemos agora a criatura terrestre assoberbada de problemas graves, não só pelas deficiências de si própria, senão também pela espontânea aproximação psíquica com a esfera vibratória de milhões de desencarnados,_que_se_agarram_à_Crosta_planetária, sequiosos de renovar a existência que menosprezaram, sem maior consideração aos desígnios do Eterno.
____A rigor, também nós compreendemos que os serviços da Comunicação, no mundo, deveriam realizar-se apenas no plano da inspiração divina para os círculos terrenos, do superior ou inferior; mas, como agir diante de milhões de enfermos e criminosos nas zonas visíveis e invisíveis da experiência humana?

  • Pelo simples culto externo, como pretende a Igreja de Roma?
  • Pelo ato de fé, exclusivamente, como espera a Reforma Protestante?
  • Por mera afirmação da vontade, conforme pontificam certas escolas espiritualistas?

____Não podemos, no entanto, circunscrever apreciações, na visão unilateral dos problemas. Concordamos que a reverência ao Pai, a e a vontade são expressões básicas da realização divina no homem, mas não podemos esquecer que o trabalho é necessidade fundamental de cada espírito. Que outros irmãos nossos perseverem, tão somente, nas especulações teológicas; encaremos, porém, os serviços do Senhor, como se faz indispensável.
____A Humanidade terrena, atualmente, é como um grande organismo coletivo, cujas células, que são as personalidades humanas, se envolvem no desequilíbrio entre si, em processo geral de reajustamento e redenção.
____Quantos cooperam conosco, vêem a extensão dos que se debate a mente_humana. Criminosos agarram-se a criminosos, doentes associam-se a doentes. Precisamos oferecer, no mundo, os Instrumentos adequados às retificações espirituais, habilitando nossos irmãos encarnados a um maior entendimento do Espírito do Cristo. Para consegui-lo, todavia, necessitamos de colaboradores fiéis, que não cogitem de condições, compensações e discussões, mas que se interessem pela sublimidade do sacrifício e de renunciação com o Senhor.

[103 - páginas 32/35] - André Luiz

Ver Trabalho realizado pelo

GEEET - Grupo Espírita de Estudo de Ética,

com base no LIVRO DOS ESPÍRITOS:
http://www.geeet.hpg.ig.com.br/geeet/evolucao.htm

Universidade

Federal do

Rio de janeiro

ANTROPOLOGIA

BIOLÓCICAhttp://www.antropologiabiologica.mn.ufrj.br/

LINKs:

*