Espíritos da Terra
página acima: Terra
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
  • Mais de vinte bilhões de almas conscientes cercam o domicílio terrestre, demorando-se noutras faixas de evolução.
  • Isto sem incluir os cerca de dois bilhões de encarnados (1952)
  • e ainda bilhões de inteligências sub-humanas que são aproveitadas nos múltiplos serviços do progresso planetário.

EMMANUEL

Trabalho de João Gonçalves Filho - Espírito 1067

____Está cheio o vosso mundo de Espíritos atrasados em sua evolução, encarnados e desencarnados, em cujas mentes ainda não se fixaram nitidamente as noções do dever em todos os seus prismas.

____Admirai-vos, às vezes, os que vos acolheis sob a bandeira da paz da consoladora Doutrina_dos_Espíritos, da incompreensão que lavra no mundo e da teimosia de muitas consciências rebeldes à luz e refratárias à Verdade; a Terra está cheia de dores, oriundas dos abusos levados a efeito por elevado número dos seus habitantes que, aliás, constituem considerável maioria.

____Vós, porém, que estudais e vos sentis possuídos da aspiração de melhorar, procurai ponderar todas as questões que se vos apresentem, com acurada atenção, procurando resolver todos os problemas à luz de esclarecido entendimento. (Ver: fé raciocinada)

____A Terra está povoada, em quase todas as latitudes, de seres que se desenvolveram com ela própria e que se afinam perfeitamente às suas condições fluídicas.

____Pequena percentagem de homens é constituída de elementos espirituais de outros orbes mais elevados que o vosso; daí, a enorme diferença de avanço moral entre os seres humanos e os abnegados apóstolos da luz que, em todos os tempos, tentam clarear-lhes as estradas do progresso. É comum conhecerem-se pessoas que ...

  • nutrem perfeita adoração a todos os prazeres que o mundo lhes oferece.
  • Por minuto de voluptuosidade, pela contemplação dos seus haveres efêmeros, por uma hora de contacto com as suas ilusões, jamais procurariam o conhecimento das verdades da eterna vida do espírito
  • procuram toda casta de gozos, evitam qualquer estudo ou meditação e se entregam, freneticamente, ao bem-estar que a carne lhes oferta.

____Essas criaturas, invariavelmente, são espíritos estritamente terrenos, que não saem dos âmbitos da existência mesquinha do planeta; esta afirmação, porém, não implica, de modo geral, a origem desses seres em vosso próprio orbe, mas, sim, a verdade de que muitos deles, pelas suas condições psíquicas, mereceram viver em sua superfície, ...

____Apegam-se com fervor a tudo quanto seja carnal e experimentam o pavor da morte, inseguros na sua fé e falhos de conhecimentos quanto à sua vida futura.
____O progresso_espiritual dessas criaturas verifica-se com a vinda incessante, ao planeta, de almas esclarecidas, que já tiveram a ventura de conhecer outros planos_mais_elevados_do_Universo, e que deles vêm mais ricas em conhecimento e virtude, derra mando lições preciosas nos ambientes em que encarnam. Quando notardes, em meio de uma coletividade, certas almas que dela se distanciam por suas elevadas qualidades_morais, mais adiantadas que seus irmãos em noções dignificadoras do espírito, podeis crer que esses seres estão na Terra temporariamente, isto é, por tempo breve, resgatando desvios de pretérito longínquo ou desempenhando o elevado papel de missionários. Trazem sempre exemplos nobilitantes, que obrigam os seus semelhantes à imitação ou realizam reformas nos domínios das atividades a que se dedicam, com o conhecimento inato de que são portadores, em razão da sua permanência em outras esferas.

____É assim que se observa a evolução_moral_e_intelectual_do_homem_terreno, que vem adaptando, através dos evos, o que tem recebido dos nobres mensageiros das mansões iluminadas do Universo, corporificados em seu meio ambiente.

[71- página 161] - EMMANUEL - 1938

____Em vossos dias, o Espiritismo, que representa o_Consolador_prometido pelo Cristo aos séculos posteriores à sua vinda ao mundo, é uma extraordinária mensagem do Céu à Terra, e faz-se necessário aquilatar-lhe o valor.

____Inda existem multidões de Espíritos rebeldes, porém, a consciência terrena, em suas características gerais, está agora apta a receber, depois de tantos anos de lutas, o conhecimento espiritual que lhe fará desprezar os últimos resquícios da materialidade inconsciente, aprendendo a discernir os seus erros. Espalhando a boa nova da imortalidade, a doutrina de amor abrirá novos horizontes à esperança dos homens, conduzindo-os à aquisição do tesouro espiritual, reservado por Deus a todas as suas criaturas.

____Quando todos os homens compreenderem o sentido de suas magníficas lições, o_vosso_planeta terá atingido uma nova fase evolutiva e o Espiritismo terá concluído, entre vós, a sua sagrada e gloriosa missão.

[71 - página 164] - EMMANUEL - 1938

(Ver: Transição planetária)

A Resposta

O homem desesperado alcançou, um dia, a presença do Cristo e clamou:

- Senhor que fazer para sair do labirinto da Terra? Tudo sombra...Maldade e indiferença, angústia e aflição dominam as criaturas que, ao meu ver, se debatem num mar de trevas...

Senhor, onde o caminho que me assegura a libertação?

Jesus afagou o infeliz e respondeu generosamente:

- Filho, ninguém te impede de acender a própria Luz.

EMMANUEL

Livro, Sinais de Rumo - psicografado por Chico Xavier

colaboração de espiritismonet-usuarios@googlegroups.com; em nome de Vera Vicente miguelandrea@oi.com.br

Ver também:
*