Sol
página acima: Sistema solar
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Sol, cujo núcleo e zona próxima de irradiação escapam à possibilidade de observação, sem a aparelhagem específica, mas que, projetando-se, expandindo seus potenciais energéticos, origina a fotosfera, a qual, de sua vez, forma a cromosfera e esta, a coroa solar e um vasto campo que chega a abranger todo um sistema planetário! Percebe-se, assim, só a sua projeção, mas sabe-se que lá está ele, desde o centro, irradiando e sustentando a vida em tudo que se encontra sob sua regência gravitacional.

[1 p. 187] http://www.universohp.cjb.net/

(1 UA - unidade astronômica - são 150 milhões de quilômetros - a distância entre a Terra e o Sol)

____
____Sabe-se, em conseqüência de modernas observações, que ele não é fixo, nem central, como se acreditava nos primeiros tempos da nova astronomia; que avança pelo espaço, arrastando consigo o seu vasto sistema de planetas, de satélites e de cometas.

____Ora, não é fortuita esta marcha e ele não vai, errando pelos vácuos infinitos, transviar seus filhos e seus súditos, longe das regiões que lhe estão assinadas. Não, sua órbita é determinada e, em concorrência com outros sóis da mesma ordem e rodeados todos de certo número de terras_habitadas, ele gravita em torno de um sol central. Seu movimento de gravitação, como o dos sóis seus irmãos, é inapreciável a observações anuais, porque somente grande número de períodos seculares seriam suficientes para marcar um desses anos astrais.

[38 cap. VI página128 Item42 ] - Allan Kardec - A Gênese - 1868

____Massa solar é a quantidade de massa no nosso Sol e corresponde a 1,99 x 1030. Ela é também a unidade na qual as massas de outras estrelas, galáxias e outros corpos celestes grandes são expressas. Um buraco negro tem algo entre um milhão a um bilhão de massas solares http://www.on.br/glossario/alfabeto/m/m.html#massasolar

____Pequena expedição de entidades espirituais, uma das inumeráveis turmas de socorro que colaboram nos círculos_da_Crosta, representam milhares de servidores, nessas condições, ligados a diversas regiões espirituais mais elevadas. Com atividades entrelaçadas com as tarefas de vários instrutores de Nosso Lar. (*)

____Este grupo destina-se ao reconforto de doentes graves e agonizantes.

  • De modo geral, as condições de luta para os enfermos são mais difíceis à noite.
  • Os raios solares, nas horas diurnas, destroem grande parte das criações mentais inferiores dos doentes em estado melindroso, não acontecendo o mesmo à noite, quando o magnetismo lunar favorece as criações de qualquer espécie, boas ou más. Em vista disso, o nosso esforço há de ser vigilante.

____Quase ninguém no círculo de nossos irmãos encarnados conhece a extensão de nossas tarefas de socorro. Permanecem eles num campo de vibrações muito diferentes das nossas e não podem apreender ou discriminar nosso auxilio. Isto, porém, não importa. Outros benfeitores, muito mais elevados que aqueles dos quais podemos guardar conhecimento direto, velam por nós e inspiram-nos, devotadamente, no campo das obrigações comuns, sem que vejamos a sua forma de expressão nos trabalhos referentes aos divinos desígnios. (*) Colônia de que trata o primeiro livro de André Luiz, com esse mesmo nome: "Nosso Lar"

[16a - página 71] - André Luiz - 1943

Na maior parte das vezes, é mais eficiente o concurso das entidades espirituais à noite, quando os raios solares diretos não desintegram certos recursos de cooperação destas entidades.

[16a - página 65] - André Luiz - 1943

____A radioatividade opera incessantemente, trabalhando as suas forças sobre a matéria. O Sol é essa fonte vital para todos os núcleos da vida planetária. Todos os seres, como todos os centros em que se processam as forças embrionárias da vida, recebem a renovação constante de suas energias através da chuva incessante dos átomos, que a sede do sistema envia à sua família de mundos, equilibrados na sua atração, dentro do Infinito.

[41a - página 27] EMMANUEL - 1940

____Agradeçamos ao Senhor_dos_Mundos a bênção do Sol!

  • Na Natureza física, é a mais alta imagem de Deus que conhecemos.
  • Temo-lo, nas mais variadas combinações, segundo a substância das esferas que habitamos, dentro do sistema.
  • Ele está em “ Nosso Lar”, de acordo com os elementos básicos de vida, e permanece na Terra segundo as qualidades magnéticas da Crosta.
  • é visto em Júpiter de maneira diferente.
  • Ilumina Vênus com ousadia.

[103 - página 176] - André Luiz

____
____Se não fosse o poder muito maior da luz solar, casada ao magnetismo terrestre, poder esse que destrói intensivamente para selecionar as manifestações da vida,_na_esfera_da_Crosta, a flora microbiana de ordem inferior não teria permitido a existência dum só homem na superfície do globo. Por esta razão, o solo e as plantas estão cheios de princípios curativos e transformadores.
____Nada obstante esse poder imenso, recurso divino, enquanto os homens, herdeiros de Deus, cutivarem o campo inferior da vida, haverá também criações inferiores, em número bastante para a batalha sem tréguas em que devem ganhar os valores legítimos da evolução.

[103 - página 213] - André Luiz

____Sabeis que o sol está em estado de completa desagregação atômica, pela radioatividade, o que significa saída de elétrons (energia, transformação de g em b); estes são lançados à Terra, junto com todas as demais formas de energia. Esses centros dinâmicos lançados pelo sol ricocheteiam, penetram ou se combinam na atmosfera elétrica que circunda o vosso planeta, produzindo vários fenômenos, cujas causas não saberíeis explicar de outra maneira, como por exemplo, o da luz difusa no céu noturno. O feixe de radiações dinâmicas que o sol vos envia é o mais volumoso, complexo e rico. O fato de que os raios solares, caindo numa superfície negra de um metro quadrado, exercem sobre este uma pressão de quatro décimos de miligrama, mostra-vos, além de sua constituição eletrônica, que a radiação-luz se conjuga também com impulsos ativos-reativos de ordem gravífica. Verificais, nos fenômenos de radioatividade, que a dissociação espontânea da matéria implica num enorme desenvolvimento de calor, devido, justamente, à emissão (a partir do sistema planetário atômico) das partículas periféricas. E calculastes: m v2/2 (em que m = massa, e v = velocidade), a energia cinética de cada partícula; 1,78 x 109 cm/s, a velocidade média de uma partícula.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - ESTUDO DA FASE BETA: ENERGIA ]http://pietroubaldieditora.com.br/biblioteca/GS/GrandeSintese/Capitulo046/fPagina187.htm

____O Sol só é uma estrela por causa da grande quantidade de massa que tem, cerca de 334.672 vezes a massa da Terra. É constituído, principalmente pelos gases hidrogénio_e_hélio, que são os dois gases mais leves que existem.
____Quando se diz que o Sol tem quase 98% de gases a pergunta mais comum que aparece é: como é possível o Sol ter tanta massa, ser tão grande sendo formado de gases?
____Bem, essa é uma longa história que nem mesmo os cientistas que estudam o Sol e outras estrelas sabem explicar exactamente como acontece, mas uma coisa eles sabem: antes de existir o Sol e os planetas o que existia no lugar do sistema_solar era uma enorme nuvem de gases e poeira muito maior que o sistema solar. Os gases são os que conhecemos: oxigénio, azoto e principalmente hidrogénio e hélio; a poeira são todos os outros elementos químicos; ferro, ouro, urânio, etc. Mas, a grande parte dessa nuvem era formada por hidrogénio e o hélio. Por algum motivo que ainda não foi devidamente explicado essa nuvem encontrou condições para se começar a aglomerar, juntar-se em pequenos blocos, blocos esse que se começaram a juntar em blocos cada vez maiores. Um desses blocos, o primeiro que se formou, no centro da nuvem, ficou tão grande e pesado que sua força gravitacional tornou-se suficiente para reter os gases com muita facilidade.
____Esse bloco aumentou tanto de tamanho e massa que acabou por se transformar numa estrela: o Sol. Os blocos menores que se formaram ao redor do bloco central deram origem aos planetas.
____Mas atenção! Os planetas não são blocos expelidos pelo Sol como se pensava no início do século passado.
____O Sol ocupa uma posição periférica na nossa_Galáxia, ou seja, ele está a 33.000 anos-luz do centro galáctico, o que corresponde a 2/3 do raio galáctico. Nós estamos num dos braços espirais, o braço de Orion.

http://www.blogger.com/feeds/7110192789561206500/posts/default

Links:

Ver também:
*