GUIA.HEU
20 Anos
página acima: Cérebro
Funções do cérebro
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS

Áreas funcionais dos córtex, nos hemisférios cerebrais, segundo FOERSTER.

Vista lateral

[68 página 283]

Vista medial

____As atividades mentais e comportamentais elevadas, características dos seres humanos, constituem uma função dos hemisférios cerebrais, particularmente do córtex cerebral.

____São aspectos importantes dessas funções:

  • a aprendizagem
  • e a fala.

____Além disso, existem mecanismos de associação para a integração das funções motora e sensitiva.

  • Algumas áreas dos hemisférios_cerebrais controlam a atividade muscular e suas células nervosas enviam processos para o tronco_encefálico e medula espinhal, onde se ligam as células motoras, cujos prolongamentos saem pelos nervos crânicos ou raízes ventrais.
  • Outras áreas são sensitivas e recebem impulsos que alcançaram a medula espinhal através de nervos periféricos e raízes dorsais e subiram pela medula espinhal e pelo tronco encefálico graças a uma sucessão de fibras nervosas e seus prolongamentos.

____As fibras que sobem e descem no encéfalo e na medula espinhal são quase sempre agrupadas em tratos. Estes em geral recebem uma denominação de acordo com sua origem e destino e, algumas vezes, também pela sua posição. Assim, um trato corticospinal é um conjunto de fibras que se originam no córtex cerebral e terminam na medula espinhal um trato espinotalâmico começa na medula espinhal e termina no tálamo.

[60 - página 33]

Na ilustração, você tem as áreas cerebrais com suas funções específicas. O cérebro situa-se no interior da caixa craniana. Possui mais de dez bilhões de neurônios e pesa menos do que 1,5kg. Regula muitas atividades inconscientes, como sonhar, por exemplo. Ao mesmo tempo, destaca-se por regular atividades que requerem o máximo da consciência: aprender, pensar, criar, memorizar etc...

http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/sist_nervoso/cerebro/cerebro_2.html
(Link desativado)


http://www.afh.bio.br/basicos/Nervoso3.htm#encefalo


Ver também:

*