|
Ideoplastia[do grego idéa= ideia, aparência + plásso ou plátto= modelar + ia]
http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/ vocabulario/letra-i.html Link desativado
Ideoplastia é um fenômeno de transfiguração que pode acontecer durante as manifestações dos Espíritos. Quando a influência do desencarnado é muito intensa junto do campo psicossomático do médium ele poderá assumir algumas feições do comunicante.
http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-004.html Link desativado
Para maior compreensão de qualquer fenômeno
da transmissão mediúnica, não nos será lícito esquecer a ideoplastia,
pela qual o pensamento pode materializar-se, criando formas que muitas vezes se revestem de longa duração,
conforme a persistência a onda em que se expressam.
Entendendo-se que os poderes mentais são inerentes tanto às criaturas desencarnadas quanto às encarnadas, é natural que os elementos plásticos e organizadores da ideia se exteriorizem dos médiuns, como também dos companheiros que lhes comungam tarefas e experiências, estabelecendo-se problemas espontâneos, cuja solução reclama discernimento.
A IDEOPLASTICIDADE DO PENSAMENTO lgnorais, na Terra, a maravilhosa ideoplasticidade do pensamento. Conhecendo a plenitude de suas faculdades, após haver triunfado em muitas experiências que lhes asseguraram elevada posição espiritual, senhores de portentosos dons psíquicos, conquistados com a fé e com a virtude incorruptíveis, os Espíritos superiores possuem uma vontade potente e criadora de todas as formas da beleza. As vezes, apresentam-se ao vidente ...
é assim que se estabelece a união dos dois mundos, o físico e o espiritual, através de fatores inacessíveis às vossas medidas e instrumentos materiais. O tempo reserva muitas surpresas ao homem, dentro da proporção da sua evolução moral, concretizando o edifício imortal de todas as ideias altruísticas, nobres e generosas, sendo totalmente inútil que alguns deles se arvorem em supremas autoridades nos variados ramos da vida, porque, dentro da sua pretensiosa indigência, se perderão fatalmente no labirinto discursivo dos seus argumentos mateotécnicos.
|
Páginas relacionadas:
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)
