página acima: Animismo
Telepatia
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

  • Telepatia[do grego têle + pat- + -ia] - Transferência de pensamentos e emoções de pessoa para pessoa, sem o emprego dos sentidos conhecidos. Kardec usou a expressão telegrafia_humana, significando a comunicação à distância entre duas pessoas vivas, que se evocam reciprocamente. Esta evocação provoca a emancipação_da_alma, ou do Espírito encarnado, que vem se manifestar e pode comunicar seu pensamento pela escrita ou por qualquer outro meio.
    http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-t.html

  • Telepatia s.f. Comunicação de pensamentos, sentimentos ou conhecimentos de uma pessoa para outra, sem o uso dos sentidos da audição, da visão, do olfato, do paladar ou do tato. A telepatia é às vezes chamada leitura da mente ou transmissão de pensamento. Alguns cientistas acreditam que nem a distância nem o tempo afetam a telepatia. Desta forma, os pensamentos de uma pessoa poderiam ser recebidos por outra pessoa até mesmo de um país para outro. A telepatia acha-se sob investigação científica, e sua existência é ainda questão aberta.
    http://win2nt239.digiweb.com.br/cgi-bin/delta.exe/dicionario/verbete?ID=86122

AS PESQUISAS DE CAMILLE FLAMMARION

____O astrônomo C. FLAMMARION fez um sério estudo dos fenômenos de telepatia (ou telestesia como preferia denominar), isto é, "ser advertido, por uma sensação qualquer, de uma coisa que se passa ao longe".

http://www.panoramaespirita.com.br/colunas/iso_jorge/artigos/premonicao_onirica_pesadelos_visao_freudiana_espirita.html

(Ver: Psicometria)

Transmissão oculta do pensamento

  • Questão 419
    • Pergunta: Que é o que dá causa a que uma ideia, a de uma descoberta, por exemplo, surja em muitos pontos ao mesmo tempo?
    • Resposta dos Espíritos: “Já dissemos que durante o sono os Espíritos se comunicam entre si. Ora bem! Quando se dá o despertar, o Espírito se_lembra_do_que_aprendeu e o homem julga ser isso um invento de sua autoria. Assim é que muitos podem simultaneamente descobrir a mesma coisa. Quando dizeis que uma ideia paira no ar, usais de uma figura de linguagem mais exata do que supondes. Todos, sem o suspeitarem, contribuem para propagá-la.” Desse modo, o nosso próprio Espírito revela muitas vezes, a outros Espíritos, mau grado nosso, o que constituía objeto de nossas preocupações no estado de vigília.
      (Ver: Caso de Comunicação Mediúnica entre vivos)
  • Questão 420
    • Pergunta: Podem os Espíritos comunicar-se, estando completamente despertos os corpos?
    • Resposta dos Espíritos: “O Espírito não se acha encerrado no corpo como numa caixa; irradia por todos os lados. Segue-se que pode comunicar-se com outros Espíritos, mesmo em estado de vigília, se bem que mais dificilmente.”
  • Questão 421
    • Pergunta: Como se explica que duas pessoas, perfeitamente acordadas, tenham instantaneamente a mesma ideia?
    • Resposta dos Espíritos: “São dois Espíritos simpáticos que se comunicam e vêem reciprocamente seus pensamentos respectivos, embora sem estarem adormecidos os corpos.” Há, entre os Espíritos que se encontram, uma comunicação de pensamento, que dá causa a que duas pessoas se vejam e compreendam, sem precisarem dos sinais ostensivos da linguagem. Poder-se-ia dizer que falam entre si a linguagem dos Espíritos.

[9a - questões 419 / 421]

____Sendo o teledinamismo a ação de forças que atuam, a distância, cumpre-nos esclarecer que, no fenômeno das comunicações, muitas vezes entram em jogo as ações teledinâmicas, imprescindíveis a certas expressões do mediunísmo.

[41a - página 33] - EMMANUEL - 1940

____ O pensamento exterioriza-se e projeta-se, formando_imagens_e_sugestões que arremessa sobre os objetivos que se propõe atingir.

  • Quando benigno e edificante, ajusta-se às Leis que nos regem, criando harmonia e felicidade,
  • todavia, quando desequilibrado e deprimente, estabelece aflição e ruína.

____A química mental vive na base de todas as transformações, porque realmente evoluímos em profunda comunhão telepática com todos aqueles encarnados ou desencarnados que se afinam conosco.

[28a - página 186 ] - André Luiz

____O intercâmbio do pensamento é movimento livre no Universo. Desencarnados e encarnados, em todos os setores de atividade terrestre, vivem na mais ampla permuta de ideias. Cada mente é um verdadeiro mundo de emissão e recepção e cada qual atrai os que se lhe assemelham.

  • Os tristes agradam aos tristes,
  • Os ignorantes se reúnem,
  • Os criminosos comungam na mesma esfera,
  • Os bons estabelecem laços recíprocos de trabalho e realização.

[16a - página 53] - André Luiz - 1943

____Os bons ou maus pensamentos do ser encarnado afetam a organização psíquica de seus irmãos na Terra, aos quais sejam dirigidos.

  • Os bons pensamentos produzem sempre o máximo bem sobre aqueles que representam o seu objetivo, por se enquadrarem na essência da Lei única, que é o Amor em todas as suas divinas manifestações;
  • os de natureza inferior podem afetar o seu objeto, em identidade de circunstâncias, quando a criatura se fez credora desses choques dolorosos, na justiça das compensações. Os corações que oram e vigiam, realmente, de acordo com as lições evangélicas, constroem a sua própria fortaleza, para todos os movimentos de defesa espontânea.

____Sobre todos os feitos dessa natureza, todavia, prevalece a Providência Divina, que opera a execução de seus desígnios de eqüidade, com misericórdia e sabedoria.

[41a - página 44] - EMMANUEL - 1940

Ver também:

*