GUIA.HEU
20 Anos
Sinais de consciência
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Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS

____Os neurocientistas descobriram nos últimos anos regiões do cérebro que estariam ligadas ao fenômeno da consciência e criaram teorias sobre o papel que desempenham na formação dessa forma única de apreensão de conhecimento. Uma ferramenta historicamente importante para essa pesquisa é o estudo de pacientes com lesões em áreas específicas do cérebro. Mas a observação dos resultados não revela muita coisa sobre os mecanismos_neurais que sustentam a consciência. Para encontrar tais dados são necessários métodos que registrem a atividade neural, começando pelo nível individual das células ou até mesmo por suas sinapses (pontos de conexão), chegando até às redes corticais que contêm milhões ou bilhões de células nervosas.

____Técnicas especiais de imageamento ajudam a dar pistas

  • a magnetoencefalografia (MEG),
  • a tomografia por emissão de pósitrons (PET)
  • e a ressonância magnética funcional (fMRI).

____O eletroencefalograma (EEG) registra as ondas elétricas do cérebro.
____Com essas técnicas, os pesquisadores descobriram que os indivíduos percebem conscientemente apenas a informação que é processada nas regiões associativas do córtex_cerebral. As atividades de processamento elementar executadas fora do córtex não são acessadas pela consciência. Os vários estados da consciência representam portanto o produto final de atividades extremamente complexas, mas processadas de modo totalmente inconsciente. Até mesmo a sensação de que somos livres em nossas intenções e ações - a impressão subjetiva de livre-arbítrio - é moldada por centros que funcionam inconscientemente.

____A consciência pode ter um papel mais de " aconselhamento" que de decisão em nossas atitudes.

http://www2.uol.com.br/vivermente/conteudo/materia/materia_5.html
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GERHARD ROTH é chefe do departamento de fisiologia comportamental e neurobiologia do desenvolvimento do Instituto de Pesquisa do Cérebro da Universidade de Bremen, na Alemanha.

http://www2.uol.com.br/vivermente/
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Ver também:
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