A Teoria das Supercordas e a Dimensão Psi
(A Física Quântica
em Busca da Partícula Divina) ____Teoria que vem ao encontro da existência de uma " partícula
divina consciencial" no final da escala das partículas subatômicas, é a
teoria_das_supercordas. Essa teoria foi melhorada e é defendida por um dos físicos
teóricos mais respeitados da atualidade Edward Witten, professor do Institute
for Advanced Study em Princeton, EUA. ____De maneira bastante simples e
resumida, a teoria das supercordas postula que os
quarks, mais ínfima partícula
subatômica conhecida até o momento, estariam formados por
" supercordas" que, de acordo com sua vibração, dariam a
"tonalidade" específica ao núcleo atômico a que pertencem, dando
assim as qualidades físico-químicas da partícula em questão. ____Querer imaginá-las é como tentar conceber um ponto matemático: é impossível,
por enquanto. Além disso, são inimaginavelmente pequenas. Para termos uma ideia:
- O planeta
Terra é dez a vinte ordens grandeza
menor do que o
universo,
- e o núcleo
atômico é dez a vinte ordens de grandeza menor do
que a Terra.
- Pois bem, uma
supercorda é dez a vinte ordens menor do que
o núcleo atômico.
____Em O Livro dos Espíritos,
item 30: A matéria é formada de um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são
verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva. ____Ou seja, é a
vibração dessas infinitesimais "cordinhas"
que seria responsável pelas características do átomo a que pertencem. Conforme vibrem essas " cordinhas" dariam origem a um átomo de hidrogênio, hélio e assim por diante, que por sua vez, agregados em
moléculas,
dão origem a compostos específicos e cada vez mais complexos, levando-nos a pelo menos 11 dimensões. ____Em
O Livro dos Espíritos, item 79: Pois que há dois elementos gerais no
Universo:
____Poder-se-á dizer que os Espíritos são formados do
elemento inteligente, como os corpos inertes o são do elemento material.
Em O Livro dos Espíritos,
item 64: Vimos que o Espírito e a matéria são dois elementos constitutivos
do Universo. O princípio vital
é um terceiro e um dos elementos necessários à constituição do
Universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. É ,
para vós, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não
são elementos primitivos, pois que tudo isso deriva de um só princípio. ____Essa teoria traz a
ilação de que tal tonalidade vibratória fundamentada, é
dada por algo ou alguém, de onde abstraímos a " consciência" como
fator
propulsor dessas cordas quânticas. Assim sendo, isso ainda mais nos faz pensar
numa unidade consciencial vibrando a partir de cada objeto, de cada ser. Ver: Evolução
e Corpo Espiritual ____Complementa Kardec em O Livro dos
Espíritos :
- item
615:. A lei de Deus é eterna e imutável como o próprio Deus.
- item
615:. A lei de Deus está escrita
na consciência.
____Seguindo esta teoria e embarcando na
ideia lançada por André Luiz em Evolução_em_Dois_Mundos, onde somos co-criadores dessa consciência_universal, e
cada vez mais responsáveis por gerir o estado vibracional das nossas próprias
"cordinhas" - a chamada dimensão_PSI por vários investigadores
espíritas -, à medida que delas nos conscientizemos, chegaremos a harmonia
perfeita quando realmente entrarmos em sintonia com a consciência geradora que
está em nós, e também no todo, vulgarmente conhecida por Deus, ou como alguns
físicos teóricos sustentam " O Supremo Agente Estruturador". ____Em O Livro dos Espíritos,
item 5: A dedução que se pode tirar do sentimento_instintivo, é que todos os
homens trazem em si, da existência de Deus, é a de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não
tivesse uma base? É ainda uma conseqüência do princípio - não há efeito sem
causa. ____Em O Livro dos Espíritos,
item 7: Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária
da formação das coisas. ____Interpretemos Allan Kardec
em A Gênese - Cap. II - A Providência 20: A providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas.
Ele está em toda parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais mínimas.
É nisto que consiste a ação providencial. ____«Como pode Deus, tão grande, tão poderoso, tão superior a tudo,
imiscuir-se em pormenores ínfimos, preocupar-se com os menores atos e os
menores pensamentos de cada indivíduo?» ____Esta a interrogação que a si mesmo
dirige o incrédulo, concluindo por dizer que, admitida a existência de Deus, só
se pode admitir, quanto à sua ação, que ela se exerça sobre as leis gerais
do Universo; que este funcione de toda a eternidade em virtude dessas leis, às
quais toda criatura se acha submetida na esfera de suas atividades, sem que
haja mister a intervenção incessante da Providência. ____Esta consciência única do raciocínio quântico, transforma-se em dois
elementos: um objetivo e outro subjetivo. O subjetivo chamamos de ser quântico,
universal, indivisível. A individualização desse ser é conseqüência de um
condicionamento. Esse ser quântico é a maneira como pensamos em Deus, que é o
ser criador dentro de nós. Voltemos ao
gênio de Lyon em A Gênese - Cap. II - A Providência, 34: Sendo Deus a essência divina por excelência, unicamente os Espíritos
que atingiram o mais alto grau de desmaterialização o podem perceber. Pelo
fato de não o verem, não se segue que os Espíritos imperfeitos estejam mais
distantes dele do que os outros; esses Espíritos, como os demais, como todos os
seres da Natureza, se encontram mergulhados no fluido divino, do mesmo modo que
nós o estamos na luz. ____Geralmente, nós interpretamos Deus como algo unicamente externo. Pensamos em
Deus como um ser separado de nós. Isso é a causa dos conflitos. Se Deus também
está dentro de nós, podemos mudar por nossa própria vontade. Mas se
acreditamos que Deus está exclusivamente do lado de fora, então supomos que só
Ele pode nos mudar e não nos transformamos pela nossa própria vontade. Não
podemos excluir a nossa vontade, dizendo que tudo ocorre pela vontade de Deus.
Temos de reconhecer o deus que há em nós, como afirmou o Doce Amigo há 2000
anos. Então seremos livres. Allan Kardec atesta
In A Gênese - Cap. II - A Providência, 24: (...) Achamo-nos então, constantemente, em presença da Divindade;
nenhuma das nossas ações lhe podemos subtrair ao olhar; o nosso pensamento
está em contacto ininterrupto com o seu pensamento, havendo, pois, razão para
dizer-se que Deus vê os mais profundos refolhos do nosso coração. Estamos
nele, como ele está em nós, segundo a palavra do Cristo.
____Para estender a sua solicitude a
todas as criaturas, não precisa Deus lançar o olhar do Alto da imensidade. As
nossas preces, para que ele as ouça, não precisam transpor o espaço, nem ser
ditas com voz retumbante, pois que, estando de contínuo ao nosso lado, os
nossos pensamentos repercutem nele. http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/a-fisica-quantica.html
(Link desativado)
Luís
de Almeida - Dirigente do Centro Espírita Caridade por Amor, da cidade do
Porto, com pagina na Internet E-mail: ceca@sapo.pt |