EMMANUEL.-->
Espiritismo segundo EMMANUEL
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

O Espiritismo, nos tempos modernos, é, sem dúvida, a revivescência do Cristianismo em seus fundamentos mais simples.

EMMANUEL - (Roteiro) [55 - página 84]

____Visto, pode ser somente fenômeno;

____ouvido, pode ser apenas consolação;

____vitorioso, pode ser somente festividade;

____estudado, pode ser apenas escola;

____discutido, pode ser somente sectarismo;

____interpretado, pode ser apenas teoria;

____propagado, pode ser somente movimentação;

____sistematizado, pode ser apenas filosofia;

____observado, pode ser somente ciência;

____meditado, pode ser apenas doutrina;

____sentido, pode ser somente crença.

____Não nos esqueçamos, porém, de que o Espiritismo

____aplicado é vida eterna, com Eterna Libertação.

____ EMMANUEL

Trabalho de João Gonçalves Filho - Espiritismo 1057

____O Espiritismo é a luz de uma nova renascença para o mundo inteiro. Para que a sublime renovação se concretize, porém, é necessário nos convertamos em raios vivos de sua santificante claridade, ajustando a nossa individualidade aos imperativos do Infinito Bem.

EMMANUEL - (Reformador - 3/952) [55 - página 87]

____O Espiritismo é um templo aberto à fé, uma oficina que se oferece ao trabalho salvador e uma escola que se institui à abençoada preparação das almas. Sob qualquer prisma, faz-se necessário o esforço próprio em vossa matrícula espiritual.

  • Como crentes, devereis cultivar a fé viva;
  • como operário, necessitais de testemunho e movimentação;
  • como aprendizes, não podeis dispensar a observação, o estudo e as provas necessárias.

____No limiar do templo, da oficina, da escola, encontrareis Jesus Cristo.

EMMANUEL

Trabalho de João Gonçalves Filho - Espiritismo 1041

____O Espiritismo, sem Evangelho, pode alcançar as melhores expressões de nobreza, mas não passará de atividade destinada a modificar-se ou desaparecer, como todos os elementos transitórios do mundo. E o espírita, que não cogitou da sua iluminação com Jesus-Cristo, pode ser um cientista e um filósofo, com as mais elevadas aquisições intelectuais, mas estará sem leme e sem roteiro no instante da tempestade inevitável da provação e da experiência.

EMMANUEL

Trabalho de João Gonçalves Filho - Espiritismo 1043

____Espiritismo sem Evangelho é apenas sistematização de ideias para transposição da atividade mental, sem maior eficiência na construção do porvir humano.

EMMANUEL - (Reformador - 9/948) [55 - página 84]

____
____Ao Espiritismo cristão cabe, atualmente, no mundo, grandiosa e sublime tarefa.

____Não basta definir-lhe as características veneráveis de Consolador da Humanidade, é preciso também revelar-lhe a feição de movimento libertador de consciências e corações.

EMMANUEL - (Pref. Missionários da Luz) [55 - página 84]

____O culto espírita possui um templo vivo em cada consciência na esfera de todos aqueles que lhe esposam as instruções, de conformidade com o ensino de Jesus: “O reino de Deus está dentro de vós” e toda a sua teologia se resume na definição do Evangelho: “a cada um por suas obras”.

EMMANUEL

Trabalho de João Gonçalves Filho - Espiritismo 1036

Espiritismo é, acima de tudo, o processo libertador das consciências, a fim de que a visão do homem alcance horizontes mais altos e, indiscutivelmente, será a força do Cristianismo em ação para reerguer a alma humana e sublimar a vida.

EMMANUEL - (Roteiro) [55 - página 84]

O Espiritismo será, indiscutivelmente, a força do Cristianismo em ação para reerguer a alma humana e sublimar a vida.

EMMANUEL - (Roteiro) [55 - página 85]

O Espiritismo, sob a luz do Cristianismo, vem ao mundo para acordar-nos.

EMMANUEL - (Roteiro) [55 - página 85]

Em nosso campo doutrinário, precisamos, em verdade, do Espiritismo e do Espiritualismo, mas, muito mais, de espiritualidade.

EMMANUEL - (Pref. Nosso Lar) [55 -págins 85]

____O Espiritismo não é somente o antídoto para as crises que perturbam os habitantes da Terra; os seus ensinamentos salutares e doces reerguem, nos desencarnados, as esperanças desfalecidas à falta de amparo e de alimento; é aí que a doutrina edifica os transviados do dever e os sofredores saturados desses acerbos remorsos que somente as lágrimas fazem desaparecer.

EMMANUEL - (EMMANUEL) [55 - págins 85]

____
____O Espiritismo esclarece que o homem é senhor de um patrimônio mais vasto, consolidado nas suas experiências de outras vidas, provando que o legítimo fundamento da vida mental não reside, de maneira absoluta, na contribuição dos sentidos corporais, mas também nas recordações latentes do pretérito, das quais os fenômenos da inteligência prematura, na Terra, são os testemunhos mais eloqüentes.

EMMANUEL - (Consolador) [55 - págins 86]

____ Somente com a cooperação do Espiritismo poderá a ciência psicológica definir a sede da inteligência humana, não nos complexos nervosos ou glandulares do corpo perecível, mas no espírito imortal.

EMMANUEL - (Consolador) [55 - págins 86]

____Somente à luz do Espiritismo poderão os métodos psicológicos apreender que a zona oculta, da esfera psíquica de cada um, é o reservatório profundo das experiências do passado, em existências múltiplas da criatura, arquivo maravilhoso, onde todas as conquistas do pretérito são depositadas em energias potenciais, de modo a ressurgirem no momento oportuno.

EMMANUEL - (Consolador) [55 - página 86]

(Ver: Subconsciente )

____O Espiritismo, sem Evangelho, pode alcançar as melhores expressões de nobreza, mas não passará de atividade destinada a modificar-se ou desaparecer, como todos os elementos transitórios do mundo.

EMMANUEL - (Consolador) [55 - página 87]

____A necessidade imediata dos arraiais espiritistas é a do conhecimento e aplicação legítima do Evangelho, da parte de todos quantos militam nas suas fileiras, desejosos de luz e evolução. Aliás, o Espiritismo em seus valores cristãos não possui finalidade maior que a de restaurar a verdade evangélica para os corações desesperados e descrentes do mundo.

EMMANUEL
Trabalho de João Gonçalves Filho - Espiritismo 1022

____O êxito dos esforços do plano espiritual, em favor do Cristianismo redivivo, não depende da quantidade de homens que o busquem, mas da qualidade dos trabalhadores que militam em suas fileiras.

EMMANUEL

Trabalho de João Gonçalves Filho - Espiritismo 1046

____Refletindo a palavra de Jesus, a Doutrina Espírita não se constitui em mera reforma dos conceitos superficiais do movimento religioso, à maneira de quem desmontasse antigo prédio para dar disposição diferente aos materiais que o integram, em novo edifício destinado a simples efeitos exteriores. Nos princípios espíritas-cristãos, os ensinamentos do Mestre constituem sistema renovador, indicação de caminho, roteiro de ação, diretriz no aperfeiçoamento de cada ser.

EMMANUEL
Trabalho de João Gonçalves Filho - Espiritismo 1051

*