GUIA.HEU
20 Anos
página acima: Religiões
Cristianismo

____Teve início através de Jesus_Cristo e seus discípulos, em meados do primeiro século de nossa era. Seus três principais ramos estão divididos da seguinte forma:

____A profissão de fé cristã é a de que Deus, revelado a Abraão, Moisés e aos profetas, envia à Terra seu filho como Messias (Cristo, em grego), o Salvador.A vinda de Jesus foi largamente anunciada pelos profetas do Antigo Testamento e até mesmo no Mazdeísmo — religião persa — encontra-se o anúncio de um Salvador vindo à Terra mil anos após a morte de Zoroastro, que viveu no Irã entre seis e dez séculos antes de Jesus. Curiosamente, ao nascer Jesus, três magos (sacerdotes do Oriente, possivelmente da mesma religião de Zoroastro) foram-lhe prestar homenagem.

____A síntese doutrinária do Cristianismo foi apresentada pelo próprio Cristo: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Amarás o teu próximo como a ti mesmo", porque "aí está toda a lei e os profetas". (Mateus 22/37 a 40).

____As religiões cristãs fundamentam-se na Bíblia, ou Escrituras Sagradas que, por sua vez se divide em Antigo e Novo_Testamento.Em nossos dias é uma das religiões mais difundidas no mundo, com aproximadamente dois bilhões de fiéis.

Consciência espírita: www.consciesp.org.br

____O Cristo não fundou com a sua doutrina um sistema de deuses e devotos, separados entre si; criou vigoroso organismo de transformação espiritual para o bem supremo, destinado a todos os corações sedentos de luz, amor e verdade.

EMMANUEL - (Pão Nosso) - [55 - página 64]

____O Cristianismo é a síntese, em simplicidade e luz, de todos os sistemas religiosos mais antigos, expressões fragmentárias das verdades sublimes trazidas ao mundo na palavra imorredoura de Jesus.

EMMANUEL - (Consolador) - [55 - página 68]

Se Cristianismo é esperança sublime, amor celeste e restauradora, é também trabalho, sacrifício, aperfeiçoamento incessante.

EMMANUEL - (Caminho, Verdade e Vida) - [55 - página 68]

SOBRE O “CRISTIANISMO”

Agora passo a falar de assuntos mais terrenos. Enquanto lê as páginas seguintes, observe o que ocorre com o seu humor ou seu sentimento de bem-estar. Este é um exercício para reconhecer o que acontece na consciência, enquanto mudam os seus pensamentos e você utiliza um novo conjunto de palavras.

Por favor, leia as próximas páginas com muito cuidado, seja você um Cristão praticante ou não, e resista se você tiver uma forte tentação de saltá-las. Anote suas respostas, ideias, sentimentos - e sobretudo, qualquer mudança de sentimento, seja de depressão ou de prazer. Anote o número da página onde as palavras começarem a melhorar seu ânimo e a levá-lo para um plano superior de paz e felicidade.

Este é um exercício dos mais importantes. Se não o fizer, você continuará lendo a respeito da “consciência” sempre, porém nunca alcançará uma profunda compreensão do que é a energia básica da sua existência, da “matéria”, do corpo e do ambiente, dos acontecimentos de sua vida, de seu HUMOR e de suas aspirações espirituais.

Você não chegará a compreender que a CONSCIÊNCIA é a totalidade, tudo em sua existência e experiência - até que observe como “as ideias e opiniões” podem elevar ou baixar as frequências vibratórias de sua consciência.

Desejo que você se torne consciente das palavras que utiliza em sua vida diária, a qualidade de vida que elas criam para você e o impacto que elas causam sobre os outros, ...

  • elevando os seus ânimos em paz e alegria
  • ou deixando-os deprimidos e esgotados. (Ver: Você e o ambiente)

Além disso, é minha sincera intenção alcançar aqueles de vocês que atualmente estão vinculados à religião Cristã, que estão lutando com o condicionamento religioso passado ou presente e encontram dificuldades para se livrar de suas percepções dos dogmas, a fim de se moverem livremente nas frequências vibratórias mais finas de um conhecimento espiritual superior.

Talvez você tenha medo de ser condenado simplesmente por ler estas páginas - ainda assim, elas o atraem fortemente e você sente intuitivamente que está lendo sobre a VERDADE_da_EXISTÊNCIA, que não foi ensinada por seus líderes religiosos. Você está dividido entre sua necessidade imperiosa de conhecer a Verdade e o temor de desgostar a “Deus”, seja qual for a forma pela qual “O” percebe na atualidade.

* Eu, o CRISTO, estou muito consciente da angústia que estas Cartas causam a muitas pessoas sinceras e desejo conduzi-las além de sua inquietude, até a perfeita paz mental e alegria.

Por esta razão, é absolutamente necessário primeiro analisar as suas crenças atuais e as origens das doutrinas da igreja, antes de continuar ensinando a você a mais profunda Verdade a respeito da “natureza” do Universal e da própria natureza do homem.

Para compreender completamente as origens da doutrina Cristã, você deve voltar no tempo até o começo do Judaísmo, e aí encontrar as “racionalizações” da mente humana, que lutava para definir em palavras o que sentia intuitivamente que era a provável fonte do ser.

Você, que está lutando para livrar-se dos mitos passados e crenças errôneas, deve agora por si mesmo alcançar a clara percepção - e compreender - a fundamental diferença entre “a crença da igreja” e a VERDADE da EXISTÊNCIA que estou presentemente tentando explicar. Enquanto não puder discriminar a “origem e a forma de suas crenças atuais”, você não será capaz de liberar-se completamente das ilusões de seu condicionamento religioso passado. Você terá um “pé aqui, outro lá” - uma posição perigosa para se estar. Esse estado mental provocará um grande conflito e poderá levá-lo a abandonar a busca e voltar às antigas formas religiosas, cômodas e emocionalmente seguras, mas que não levam você a lugar algum. Portanto, tenha cuidado, e não se deixe intimidar pelas ameaças de desgostar a “Deus” e outras condenações do mesmo gênero.

[ CARTAS DE CRISTO > Carta 6 ]

PREPARAÇÃO DO CRISTIANISMO

____As lições da Palestina foram, desse modo, precedidas de laboriosa e longa preparação na intimidade dos milênios. Os sacerdotes de todas as grandes religiões do passado supuseram, nos seus mestres e nos seus mais altos iniciados, a personalidade do Senhor, mas temos de convir que Jesus foi inconfundível.

____À luz significativa da história, observamos muitas vezes, nos seus auxiliares ou instrumentos humanos, as características das vulgaridades terrestres.

  • Alguns foram ditadores de consciências, enérgicos e ferozes no sentido de manter e fomentar a fé
  • Outros, traídos em suas forças e desprezando os compromissos sagrados com o Salvador, longe de serem instrumentos do Divino Mestre, abusaram da própria liberdade, dando ouvidos às forças subversivas da Treva, prejudicando a harmonia geral.

O CRISTO INCONFUNDÍVEL

____Mas Jesus assinala a sua passagem pela Terra com o selo constante da mais augusta caridade e do mais abnegado amor. Suas parábolas e advertências estão impregnadas do perfume das verdades eternas e gloriosas. A manjedoura e o calvário são lições maravilhosas, cujas claridades iluminam os caminhos milenares da humanidade inteira, e sobretudo os seus exemplos e atos constituem um roteiro de todas as grandiosas finalidades, no aperfeiçoamento da vida terrestre. Com esses elementos, fez uma revolução espiritual que permanece no globo há dois milênios. Respeitando as leis do mundo, aludindo à efígie de César, ensinou as criaturas humanas a se elevarem para Deus, na dilatada compreensão das mais santas verdades da vida. Remodelou todos os conceitos da vida social, exemplificando a mais pura fraternidade.

____Cumprindo a Lei Antiga, encheu-lhe o organismo de tolerância, de piedade e de amor, com as suas lições na praça pública, em frente das criaturas desregradas e infelizes, e somente Ele ensinou o "Amai-vos uns aos outros", vivendo a situação de quem sabia cumpri-lo.

____Os Espíritos incapacitados de o compreender podem alegar que as suas fórmulas verbais eram antigas e conhecidas; mas ninguém poderá contestar que a sua exemplificação foi única, até agora, na face da Terra.

____A maioria dos missionários religiosos da antigüidade se compunha de príncipes, de sábios ou de grandes iniciados, que saíam da intimidade confortável dos palácios e dos templos; mas o Senhor da semeadura e da seara era a personificação de toda a sabedoria, de todo o amor, e o seu único palácio era a tenda humilde de um carpinteiro, onde fazia questão de ensinar à posteridade que a verdadeira aristocracia deve ser a do trabalho, lançando a fórmula sagrada, definida pelo pensamento moderno, como o coletivismo das mãos, aliado ao individualismo dos corações síntese social para a qual caminham as coletividades dos tempos que passam - e que, desprezando todas as convenções e honrarias terrestres, preferiu não possuir pedra onde repousasse o pensamento dolorido, a fim de que aprendessem os seus irmãos a lição inesquecível do "Caminho, da Verdade e da Vida".

[52 - página 86]

____O termo “cristianismo" em especial após a Reforma, abrangeu uma variedade surpreendente de grupos. Os que alegam representar o “verdadeiro cristianismo no século XX variam desde...

  • um cardeal católico no Vaticano
  • a um pastor episcopal metodista africano dando início a uma renovação em Detroit,
  • um missionário mórmon na Tailândia
  • Ou um membro da igreja local na costa da Grécia.

____Mas católicos, protestantes e ortodoxos concordam que essa variedade se desenvolveu há pouco e é deplorável. Segundo a lenda cristã, a antiga igreja era diferente. Cristãos de todos os credos buscam encontrar nos primórdios da igreja uma forma de fé cristã mais simples e mais pura. Na época dos apóstolos,...

  • todos os membros da comunidade cristã compartilhavam dinheiro e propriedade;
  • todos acreditavam no mesmo ensinamento,
  • todos rezavam juntos;
  • todos reverenciavam a autoridade dos apóstolos.

____Apenas depois desses anos dourados foi que o conflito, a heresia, surgiu: é o que diz o autor dos Atos dos Apóstolos, que identifica a si mesmo como o primeiro historiador do cristianismo.

____Contudo, as descobertas de

Nag-Hammadi perturbaram esse cenário. Se admitirmos que alguns desses 52 textos representam as primeiras formas do ensinamento cristão, seremos obrigados a reconhecer que o início do cristianismo é bem mais diversificado do que se preconizava antes das descobertas de Nag-Hammadi.

____O cristianismo contemporâneo, cuja complexidade e diversidade conhecemos, na verdade pode ser mais uniforme que as igrejas cristãs dos séculos I e II, pois quase todos os cristãos - católicos, protestantes ou ortodoxos - compartilham três premissas básicas.

  • Primeiro, aceitam cânone do Novo Testamento;
  • segundo, confessam o credo apostólico; e,
  • terceiro, afirmam formas específicas de instituição eclesiástica.

____Mas cada um deles - o cânone das Escrituras, o credo e a estrutura institucional - emergiu na forma atual apenas no fim do século II. Antes disso, como atestam Irineu e outros, numerosos evangelhos circulavam em os vários grupos cristãos, desde os evangelhos do Novo Testamento, Mateus, Marcos, Lucas e João até os escritos do Evangelho_de_Tomé, o Evangelho de Filipe ou o Evangelho da Verdade, assim como muitos outros ensinamentos secretos, mitos e poemas atribuídos a Jesus ou aos seus discípulos. Alguns deles, aparentemente, foram descobertos em Nag-Hammadi; muitos outros estão perdidos. Aqueles que se autodenominavam cristãos não tinham muitas crenças e práticas religiosas, nem eram radicalmente diferentes. E as comunidades espalhadas pelo mundo conhecido organizavam-se de modo bastante diverso de um grupo para o outro. (Ver: Textos Apócrifos)

____No entanto, por volta de 200 d.C. a situação mudou. o cristianismo tornou-se uma instituição dirigida por uma hierarquia com três níveis:

  • bispos,
  • padres
  • e diáconos, que acreditavam ser guardiões da única e “verdadeira fé”

____A maioria das igrejas, entre as quais a igreja_de_Roma, desempenhou um papel predominante, e rejeitou todos o outros pontos de vista como heréticos. Ao lastimar a diversidade dos primeiros movimentos, o bispo Irineu e seus seguidores insistiram em que só poderia haver uma única igreja e fora dela, declarou Irineu, “não há salvação”. 27 Apenas os membros dessa igreja são cristãos ortodoxos (literalmente, “pensamento correto"). E afirmou, ainda: essa igreja deve ser católica ou seja, universal. Quem quer que desafiasse o consenso, argumentando a favor de outras formas de ensinamento cristão, era declarado herege e expulso. Quando os ortodoxos obtiveram suporte militar, algum tempo depois de o imperador Constantino tornar-se cristão no século IV, a pena para a heresia aumentou.

____O empenho da maioria para destruir qualquer vestígio da “blasfêmia” herege provou-se tão bem-sucedido que, até as descobertas de

Nag-Hammadi, quase toda informação sobre formas alternativas do início do cristianismo provinha de ataques ortodoxos intensos contra elas. Embora o gnosticismo talvez fosse a primeira e a maior ameaça das heresias, os estudiosos tomaram conhecimento apenas de uma pequena quantidade de textos gnósticos originais, nenhum publicado antes do século XIX.

____27 - Ver, por exemplo, Bauer, Orthodoxy and Heresy, 111-240.

[84 - Introdução XXIV]

____As autoridades políticas e religiosas se desenvolveram de modo mais surpreendente. Como observamos, diversas formas de cristianismo floresceram nos primeiros anos do movimento cristão.

  • Centenas de pregadores rivais reivindicavam, todos, pregar a “ verdadeira doutrina do Cristo” e denunciavam uns aos outros como impostores.
  • Os cristãos dispersos em igrejas da Ásia Menor à Grécia, Jerusalém e Roma dividiram-se em facções, disputando a liderança da igreja.
  • Todos pleiteavam representar "a autêntica tradição".

[84 - página 5]

TERTULIANO : APOLOGIA

Translated by José Fernandes VIDAL & Luiz Fernando Karps PASQUOTTO

Ver também:
Trabalho de João Gonçalves Filho

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