página acima: Espiritismo
Espiritismo à luz do Evangelho
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Convidando a cristandade ao estudo meditativo do Espiritismo, à luz do Evangelho, eu tenho principalmente em vista desviar os meus irmãos da Terra do desejo do maravilhoso, que geralmente é o que mais preocupa os que se iniciam no estudo da Nova Revelação.
____O Espiritismo não consiste nesse contínuo permutar de idéias com os que se foram da vida transitória da matéria, apenas trazendo ao homem a embriaguez das maravilhas que lhe assombram o espírito ávido dos segredos da vida de além-túmulo.
____Não, absolutamente; ele é uma dádiva de N._S._Jesus-Cristo e como tal constitui uma doutrina santa e pura, cuja prática realiza um princípio de utilidade para os povos aos quais foi feita a promessa da vinda do Consolador.

  • E assim como, ao penetrarmos nos templos católicos, investigamos se o que neles se passa está de perfeito acordo com o Código Divino, o Evangelho do nosso Redentor,
  • assim também, nas oficinas do trabalho espiritual, indagaremos se aqueles que estudam o Espiritismoa Nova Revelação — pautam seguramente os seus atos pelos preceitos contidos na Boa Nova.

____E essa é a razão por que, àqueles que o desconhecem, pedimos que procurem conhecê-lo pelo Evangelho.

  • Se os que se dizem espíritas, se os inspirados não praticam os ensinamentos que pelo Redentor lhes foram dados como meios de salvação
  • se, o que é monstruoso, nas próprias oficinas do labor espírita o homem for encontrar, como nos templos_católicos, a feira de Jerusalém
  • se, por uma obcecação do verdadeiro sentimento religioso e cristão, os espíritas se tiverem esquecido do que se contém no Evangelho de Mateus, cap. X, v. 8 (49), poderemos afirmar que aí nesses centros não existe a luz de que necessita a cristandade para novamente encontrar o carreiro do qual foi desviada pela ambição, pelo orgulho, pelo tumultuar das paixões que invadiram os seios dalma daqueles a quem foi dada a missão grandiosa de sobre a Terra espalhar a doutrina de N. S. Jesus-Cristo.

____Não nos move o intento de atacar religiões; combatemos o templo católico, como a igreja protestante, a sinagoga judaica, como a mesquita maometana, desde que neles não encontramos, como base fundamental de todo o ensino religioso, o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si próprio.

  • Estudar o Espiritismo, compreendendo-o em espírito e verdade, é buscar a chave de todo o mistério da criação.
  • Estudar essa doutrina, compreendê-la, é conseguir a resolução desses grandes problemas da vida, que preocupam a criatura, do berço ao túmulo.

____E estudando-a e compreendendo-a, à luz bendita dos Santos Evangelhos, ela se habilita para, em vôos certeiros da alma, libertar-se dos pauis da terra para a felicidade suprema!
____É pela sua meditação que o homem logra saber que, vindo de uma série_de_existências, ele é a larva imunda a passar através dos seus crimes e erros, até encontrar no Evangelho o casulo onde se deve transformar em crisálida para o jardim do céu!
____E, assim, ele consegue a explicação para um sem-número de fatos que até então lhe pareciam anômalos e absurdos, encontrando um apoio para a sua , um abrigo para as suas tristezas, um bálsamo para as suas dores.
____E bendiz o pobre a sua pobreza e o operário humilde oscula os calos que nas suas pesadas mãos se lhe afiguram outros tantos focos da luz bendita que lhe deve esclarecer o caminho, na viagem para o desconhecido. (Ver: Provas_de_riqueza_e_miséria)
____E o rico compreende que tudo o que possui o homem, exceto a maldade, vem de Deus e que, portanto, ele deve ao menos tirar do seu supérfluo aquilo com que minore os sofrimentos dos seus irmãos, lázaros que, talvez, um dia lhe estenderão a mão para mostrarem Jesus.
____E o homem começa a compreender o Criador que, nas páginas sagradas do livro do seu Amado Filho, se lhe manifesta esplendorosamente, como o Deus do amor e da misericórdia, como o Pai que não quer a morte do pecador e sim a sua salvação (50). E assim se esboroa o inferno, essa criação absurda da Igreja; despontam na alma do crente as alvoradas da fé e da esperança na misericórdia divina, que lhe asseguram que nem tudo está perdido, por maiores que sejam as faltas cometidas; e, animada desses puros sentimentos, a criatura, dia a dia, instante a instante, procura desprender-se das lepras do pecado, olhos fixos na sacrossanta imagem do Divino Nazareno, a cujo pálio de amor se acolhe, em busca da luz que lhe deve iluminar a estrada, cheia de abrolhos, da sua regeneração.
____E o homem compreende a lei_da_reencarnação, a lei das misericórdias, essa lei sublime em virtude, da qual pode o Espírito indefinidamente reabilitar-se, compreendendo o grande amor de Deus pelas suas criaturas, amor que ele, por sua vez, deve também distribuir pelos seus semelhantes, pelo perdão indefinido das injúrias, das calúnias, da maldade, enfim, que deles tenha, porventura, recebido.

______________________________________________
(49) Mateus, cap. X, v. 8.
(50) Ezequiel, cap. XXXIII, v. 11. 2ª Epíst. de Pedro, cap. III, v. 9.

[124 - página 121]

____
Ver também:

*