A especialização na tarefa mediúnica é mais que necessária e somente
de sua compreensão poderá nascer a harmonia na grande obra de vulgarização
da verdade a realizar.
[41a - página 216] - EMMANUEL - 1940 
____Podem
dividir-se os médiuns em duas grandes categorias:
- Médiuns
de efeitos físicos, os que têm o poder de provocar efeitos materiais,
ou manifestações ostensivas.
- Médiuns
de efeitos intelectuais, os que são mais aptos a receber e a transmitir
comunicações inteligentes.
____Todas
as outras espécies se prendem mais ou menos diretamente a uma ou outra dessas
duas categorias; algumas participam de ambas. Se analisarmos os diferentes produzidos sob a influência mediúnica, veremos que, em todos, há
um efeito físico e que aos efeitos físicos se alia quase sempre um efeito
inteligente. Difícil é muitas vezes determinar o limite entre os dois, mas
isso nenhuma conseqüência apresenta. Sob a denominação de médiuns de efeitos intelectuais abrangemos os que podem, mais particularmente, servir de
intermediários para as comunicações regulares e fluentes.
[17b - página 230 item 187] |
 ____As
principais manifestações são:
[17b - página 203 item 159]
____A
mediunidade apresenta
uma variedade infinita de matizes, que constituem os chamados médiuns
especiais, dotados de aptidões particulares, ainda não definidas,
abstração feita das qualidades e conhecimentos do Espírito que se manifesta. ____A
natureza das comunicações guarda sempre relação com a natureza do Espírito
e traz o cunho da sua elevação, ou da sua inferioridade, de seu saber, ou de
sua ignorância. Mas, em igualdade de merecimento, do ponto de vista
hierárquico, há nele incontestavelmente uma propensão para se ocupar de uma
coisa preferentemente a outra. ____Os
Espíritos_batedores,
por exemplo, jamais saem das manifestações_físicas e, entre os que dão comunicações inteligentes, há
Espíritos poetas, músicos, desenhistas, moralistas, sábios, médicos, etc. ____Indivíduos
há que, como médiuns,
escrevem admiráveis poesias, sendo certo que, em condições ordinárias,
jamais puderam ou souberam fazer dois versos; outros, ao contrário, que são
poetas e que, como médiuns, nunca puderam escrever senão prosa, mau grado ao
desejo que nutrem de escrever poesias. Outro tanto sucede com o desenho, com a
música, etc. Alguns há que, sem possuírem de si mesmos conhecimentos
científicos, demonstram especial aptidão para receber comunicações eruditas;
outros, para os estudos históricos; outros servem mais facilmente de
intérpretes aos Espíritos moralistas. ____Qualquer
que seja a maleabilidade do médium, as comunicações que ele com mais
facilidade recebe trazem geralmente um cunho especial; alguns existem mesmo que
não saem de uma certa ordem de ideias e, quando destas se afastam, só obtêm
comunicações incompletas, lacônicas e não raro falsas.
____Além
das causas de aptidão, os Espíritos também se comunicam mais ou menos
preferentemente por tal ou qual intermediário,
de acordo com as suas simpatias.
Assim, em perfeita igualdade de condições, o mesmo Espírito será muito mais
explícito com certos médiuns, apenas porque estes lhe convêm mais.
[17b - página 227 item 185] |
 Aparelhos mediúnicos valiosos naturalmente
não se improvisam. Como todas as edificações preciosas, reclamam esforço,
sacrifício, coragem, tempo ... E sem amor e devotamento, não será possível
a criação de grupos e instrumentos louváveis, nas tarefas de intercâmbio.
[28a - página 82] - André Luiz - 1954 
____Erraria
quem, simplesmente por ter ao seu alcance um bom médium, ainda mesmo com a
maior facilidade para escrever, entendesse de querer obter por ele boas
comunicações de todos os gêneros.
- A
primeira condição é, não há contestar, certificar-se a pessoa da fonte
donde elas promanam, isto é, das qualidades_do_Espírito que as transmite; porém, não é menos necessário
ter em vista as qualidades do instrumento
oferecido ao Espírito.
- Cumpre,
portanto, se estude a natureza do médium, como se estuda a do Espírito,
porquanto são esses os dois elementos essenciais para a obtenção de um
resultado satisfatório.
- Um
terceiro existe, que desempenha papel igualmente importante: é a
intenção, o pensamento íntimo, o sentimento mais ou menos louvável de quem interroga. Isto
facilmente se concebe.
____Para
que uma comunicação seja boa, preciso é que proceda de um Espírito bom; para
que esse bom Espírito a POSSA transmitir indispensável lhe é um bom
instrumento; para que QUEIRA transmiti-la, necessário se faz que o fim visado
lhe convenha. O Espírito, que lê o pensamento, julga se a questão que lhe
propõem merece resposta séria e se a pessoa que lha dirige é digna de
recebe-la. A não ser assim, não perde seu tempo em lançar boas sementes em
cima de pedras e é quando os Espíritos_levianos_e_zombeteiros entram em ação, porque, pouco lhes
importando a verdade, não a encaram de muito perto e se mostram geralmente
pouco escrupulosos, quer quanto aos fins, quer quanto aos meios. ____Grupamos
as diferentes espécies de médiuns por analogia de causas e efeitos, sem que
esta classificação algo tenha de absoluto. Algumas se encontram com
facilidade; outras, ao contrário, são raras e excepcionais, o que teremos o
cuidado de indicar.
____Estas últimas indicações foram todas feitas pelos
Espíritos, que, aliás, reviram este quadro com particular cuidado e o
completaram por meio de numerosas observações e novas categorias, de
sorte que o dito quadro é, a bem dizer, obra deles. Destacamos as suas
observações textuais, sempre que nos pareceu conveniente assiná-las.
São, na sua maioria, de Erasto e de Sócrates. |
[17b - página 229 item 186] |
 ____Além de um número considerável de variedades de
médiuns, apresenta uma infinidade de graus em sua intensidade. Muito raro a
faculdade de um médium estar rigorosamente circunscrita a um só gênero. Um médium
pode ter muitas aptidões, havendo, porem, sempre uma dominante. Em erro grave
incorre quem queira forçar de todo o modo o desenvolvimento de uma faculdade
que não possua é, acima de tudo, perder tempo e, em segundo lugar, perder,
talvez, enfraquecer, com certeza, as de que seja dotado. [1 - página 286] [17 - página 244
item 198]*
____Todas
estas variedades de médiuns apresentam uma infinidade de graus em sua
intensidade. Muitas há que, a bem dizer, apenas constituem matizes, mas que,
nem por isso, deixam de ser efeito de aptidões especiais. Concebe-se que há de
ser muito raro esteja a faculdade de um médium rigorosamente circunscrita a um
só gênero. Um médium
pode, sem dúvida, ter muitas aptidões, havendo, porém, sempre uma dominante.
Ao cultivo dessa é que, se for útil, deve ele aplicar-se.
____Em
erro grave incorre quem queira forçar de todo modo o desenvolvimento de uma
faculdade que não possua.
____Deve a
pessoa cultivar todas aquelas de que reconheça possuir os gérmens. Procurar
ter as outras é, acima de tudo, perder tempo e, em segundo lugar, perder
talvez, enfraquecer com certeza, as de que seja dotado.
____"Quando
existe o princípio, o gérmen de uma faculdade, esta se manifesta
sempre por sinais inequívocos. Limitando-se à sua especialidade, pode
o médium tornar-se excelente e obter grandes e belas coisas;
ocupando-se de todo, nada de bom obterá.
____Notai,
de passagem, que o desejo de ampliar indefinidamente o âmbito de suas
faculdades é uma pretensão orgulhosa, que os Espíritos nunca deixam
impune. Os bons abandonam o presunçoso, que se torna então joguete dos
mentirosos. Infelizmente, não é raro verem-se médiuns que, não
contentes com os dons que receberam, aspiram, por amor-próprio, ou
ambição, a possuir faculdades excepcionais, capazes de os tornarem
notados. Essa pretensão lhes tira a qualidade mais preciosa: a de
médiuns seguros."SÓCRATES |
[17b - página 244 item 198] |
 "Encontramos
sempre o que procuramos ser."
[28a - página 142] - André Luiz - 1954  Links:
- Médiuns
especiais: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/lm/lm-20.html
(Link desativado)
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