página acima: Átomos
Partícula de Higgs
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

A ciência infatigável procura, agora, a matéria-padrão, a força-origem, simplificadora, da qual crê emanarem todos os compostos, e é nesse estudo proveitoso que ela própria, afirmando-se atéia, descrente, caminha para o conhecimento de Deus.

EMMANUEL - (Palavras de EMMANUEL) [55 - página 72]

(Ver: Teoria das cordas ; Big Bang)

____As instituições socorristas, como a casa_transitória_Fabiano, podem alçar vôos de grande alcance.
____Permanecemos, porém, noutros domínios_vibratórios e não podemos ter grandes surpresas. As leis da matéria_densa, nossas velhas conhecidas da Crosta_Planetária, não são as que presidem aos fenômenos da matéria_quintessenciada que nos serve de base às manifestações também transitórias.

  • O homem encarnado somente agora começa a perceber certos problemas inerentes à energia atômica do plano grosseiro em que situa, temporariamente, a personalidade.
  • Como você não ignora, as descargas elétricas do átomo etérico, em nossa esfera de ação, ensejam realizações quase inconcebíveis à mente_humana.
  • Nos círculos carnais, para atendermos aos nossos enigmas evolutivos ou redentores, somos fracos prisioneiros do campo sensorial, prisioneiros que se comunicam com a Vida Infinita pelas estreitas janelas dos cinco sentidos. Não obstante o progresso da investigação científica entre as criaturas terrenas, o homem comum apenas conhece, por enquanto, uma oitava parte do plano onde passa a existência.

    • A vidência e a audição, as duas portas que lhe podem dilatar a pesquisa intelectual, permanecem excessivamente limitadas. Vejamos, por exemplo, a luz solar, que condensa as cores básicas, suscetíveis de serem assinaladas pelo nosso olho, quando na Terra. Percebemos, tão somente, as cores que vão do vermelho ao violeta, salientando-se que a maioria das pessoas nada enxerga além das últimas cinco, que são o azul, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho, não registrando o índigo e o violeta. Existem, porém, outras cores no espectro, correspondentes a vibrações para as quais o olho humano não possui capacidade de sintonia. Manifestam-se raios infravermelhos e ultravioletas que o pesquisador humano consegue identificar imperfeitamente, mas que não pode ver. (Ver: Fotometria)
    • Ocorre o mesmo com a potência auditiva. O ouvido da mente encarnada assinala apenas os sons que se enquadram na tabela de “16 vibrações sonoras a 40.000 por segundo”. As ondas mais lentas ou mais rápidas escapam-lhe totalmente.

____Háque obedecer às leis da gravitação e da estrutura das formas, na zona de matéria densa, para que a vida atinja seus divinos objetivos espirituais.

[40 - páginas 157/8] - André Luiz - 1940

A partícula de Higgs existe?

____A_física_de_partículas_teórica prevê a existência da partícula de Higgs. Centenas de milhões de dólares estão sendo gastos para construir aceleradores mais poderosos para encontrá-la. E, no entanto, acreditamos que a maioria dos cidadãos do planeta Terra preferiria ter resposta para outras perguntas, tais como:

  • É possível afetar a realidade física com a mente?
  • É possível perceber coisas que estejam fora do espaço/tempo?
  • Algum ser é capaz de caminhar sobre a água?

____Certamente, as respostas para essas perguntas teriam um sólido impacto sobre a forma como nos vemos e como vemos o mundo. Muito mais do que a descoberta de uma nova partícula. Porém o mundo da ciência tradicional não quer investir tempo em algo que considera “fora do domínio deles”. Engraçado, porque é exatamente daí que surgem os avanços.

____Assim, quem está sabotando a busca da verdade?

____São dois lados da mesma moeda:

  • Primeiro foi a Igreja
  • e agora são os novos sacerdotes — os cientistas.

____A partícula de Higgs é uma partícula prevista teoricamente que fornece massa a todas as outras existentes no universo. Há décadas os cientistas vêm construindo aceleradores de partículas cada vez maiores para encontrá-la, porque ela é uma partícula pesada (maciça). Eles não conseguem encontrá-la porque ela tem massa muito grande e dá massa às partículas. Então, o que dá massa à partícula de Higgs? Isso parece um pouco estranho a vocês? Talvez os cientistas devessem procurar uma partícula “de informação”, que informe às outras partículas o estado delas (massa, carga, spin...).

[99 - página 21]

____Quando se pede aos físicos para responder com uma única palavra por que estamos construindo o Grande Colisor de Hádrons (LHC em inglês), a resposta curta normalmente é: “Higgs”. A partícula Higgs — a última peça ainda não foi descoberta na teoria da natureza da matéria — é a atração do espetáculo.

____A busca pela partícula Higgs será um passo decisivo, mas apenas o primeiro deles.

____Mais à frente estão fenômenos que podem esclarecer por que a gravidade é muito mais fraca que as outras forças da Natureza e desvendar a composição da matéria_escura desconhecida que permeia o Universo.

____Ainda mais além estão a percepção de diferentes formas de matéria, a unidade de categorias de partículas aparentemente distintas e a natureza do espaço­tempo.

Revista SCIENTIFIC AMERICAN - Brasil - ANO 6 - N° 70 - Março de 2008 - página 56
www.sciam.com.br

____O campo de ação do Higgs já pode ter sido observado experimentalmente por trás dos bastidores. Esse efeito é outra conseqüência do princípio da incerteza e implica que partículas como o Higgs tenham uma vida muito fugaz para serem observadas diretamente, mas suficientemente longa para deixar uma marca sutil nos processos envolvendo partículas. O Grande Colisor de Elétron-Pósitron do Cem, o antigo morador do túnel hoje usado pelo LHC, detectou o trabalho dessa mão invisível.

RESOLVENDO O QUEBRA­CABEÇA DE HIGGS - À PROCURA DE UMA NOVA FISICA

____O que quer que mantenha a massa do Híggs próximo da escala de 1TeV deve estar além do Modelo Padrão. Os teóricos já propuseram várias soluções possíveis. O Grande Colisor de Hádrons é que vai decidir. Existem três linhas bastante promissoras:

  • SUPERSIMETRIA - O que tende a elevar a massa do Híggs é a sua interação com as chamadas partículas virtuais — cópias de quarks, léptons e outras partículas que temporariamente se materializam em torno do Híggs. Mas se cada espécie de partícula formar um par com uma supercompanheira, as duas se compensarão mutuamente, mantendo baixa a massa do Híggs.

  • TECNICOLOR - Talvez o Híggs não seja uma partícula elementar, mas um punhado de constituintes mais básicos, assim como o próton pode ser comparado a uma minigaláxia de quarks e glúons. Neste caso, a massa do Híggs decorreria principalmente da energia de seus constituintes e ele não seria tão sensível aos processos de alta energia acrescentados a sua massa.
  • DIMENSÕES EXTRAS - Se o espaço tiver outras dimensões, além das três com que estamos familiarizados, as partículas podem ter um comportamento diferente em altas energias e a suposta energia de unificação pode não ser tão alta quanto se acredita. O problema da hierarquia podería ser reformulado ou poderia até desaparecer.

Revista SCIENTIFIC AMERICAN - Brasil - ANO 6 - N° 70 - Março de 2008 - página 61
www.sciam.com.br

____GENEBRA - DEZ/2011 - Cientistas da Organização Europeia para Pesquisas Nucleares (Cern) anunciaram que conseguiram encontrar os primeiros sinais do Bóson de Higgs, que garante massa a todas as demais e é, portanto, central na explicação do universo. Ainda não há prova definitiva, mas o achado abre caminho para o que promete ser a maior descoberta científica dos últimos cem anos.
____Também chamado de bóson de Higgs, ou "Partícula de Deus” é a última fronteira não resolvida pela física. Ela explicaria como os átomos ganharam massa, dando origem à matéria.
____Os primeiros resultados dos testes apontaram que há chances de que seja encontrado esse “elo perdido” da física. Cautelosos, os cientistas dizem que têm de continuar as experiências em 2012. Se confirmarem a descoberta, estará aberto o caminho para detalhar o funcionamento dos átomos e do próprio universo.
____“Estão fechando o cerco. E é a primeira vez na história que há um sinal claro, ainda que não conclusivo, do bóson de Higgs”, explicou Rogerio Rosenfeld, teórico da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que está no Cern avaliando os resultados.
____Paralelas. Duas equipes foram criadas há dois anos com o objetivo de buscar a partícula divina. Usaram o acelerador de partículas mais poderoso do mundo, que custou US$ 8 bilhões, para tentar desvendar o mistério.
____Os grupos realizaram milhões de choques de prótons, mas vários meses se passavam e nenhum sinal do bóson de Higgs era registrado. O projeto chegou a sair da lista de prioridades, e cientistas passaram a se concentrar em outros resultados dos choques. Mas, em meados de 2010, surgiram os primeiros sinais.
____Os dois grupos – que operam os detectores Atlas e o CMS – decidiram não compartilhar seus dados e fixar um prazo para os testes. O objetivo era o de não serem influenciados pelo resultado da outra equipe e promover uma corrida. Funcionou.
____Cientistas dos dois grupos anunciaram seus resultados – e eles são bastante próximos. Segundo o Atlas, a partícula tem um peso equivalente a 125 bilhões de elétron volts, 500 mil vezes mais pesada que um elétron. Pesquisadores do CMS concluíram que a partícula teria uma massa de cerca de 126 bilhões de eletro volts.
____Para o Atlas, a conclusão é de que há menos de 1 chance em 5 mil de não ser a prova final. Ainda assim, a taxa não permite que os cientistas chamem o achado de “descoberta”. Para isso, terão de provar que o erro é de apenas 1 a cada 3,5 milhões. Porém, para os cientistas, esses resultados não devem ser meras coincidências. Nos últimos 20 anos, outros sinais chegaram a ser registrados, mas nunca de uma forma tão clara como agora – e por dois grupos simultâneos.
____Fabiola Gianotti, líder do Atlas, estima que o resultado final será conhecido em meados de 2012. “Teremos de multiplicar nossos testes em três ou quatro vezes para chegar a um resultado mais concreto. Mas estamos num bom caminho”, disse, aplaudida por centenas de colegas enquanto apresentava os resultados. No Cern, cientistas diziam que o resultado final só rivalizará com a descoberta da estrutura do DNA, há 60 anos.
____A avaliação do Cern é de que, em apenas seis meses, os experimentos do acelerador de partículas geraram resultados mais significativos que 20 anos de pesquisas. Para um grupo de cientistas, porém, a confirmação da partícula seria uma “decepção”: se for provado que ela não existe, um novo campo da física será aberto e tudo o que se sabe sobre o átomo terá de ser repensado.

Links:

____

Ver também:
*