Página acima: Evolução espiritual
Metempsicose

--


  • Teoria que admite a transmigração da alma de um corpo para outro. 

  • Passagem da alma de um corpo para outro.

Transmigrações progressivas - (ver: Reencarnação)  

 
[9a - página 128 questão189]  

 

        O terem os seres vivos uma origem comum no princípio inteligente não é a consagração da doutrina da metempsicose. "Duas coisas podem ter a mesma origem e absolutamente não se assemelharem mais tarde. Quem reconheceria a árvore, com suas folhas, flores e frutos, do gérmen informe que se contém na semente donde ela surge?  Desde que o princípio_inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período da humanização, já não guarda relação com o seu estado primitivo e já não é a alma_dos_animais, como a árvore já não é a semente. De animal só há no homem o corpo e as paixões que nascem da influência do corpo e do instinto de conservação inerente à matéria. Não se pode, pois, dizer que tal homem é a encarnação do Espírito de tal animal. Conseguintemente, a metempsicose, como a entendem não é verdadeira." 

[9a - página 301 questão 611]

 

Espírito que animou o corpo de um homem não poderia encarnar num animal. Isso seria retrogradar e o Espírito não retrograda.

[9a - página 302 questão 612]

        Metempsicose [do grego: meta= mudança + en= em + psukê= alma]

  • 1. Transmigração da alma de um corpo para outro.

  • 2. Doutrina filosófica de origem indiana, transportada para o Egito, de onde mais tarde Pitágoras a importou para a Grécia. Os discípulos desse filósofo ensinavam ser possível uma mesma alma, depois de uma período mais ou menos longo no império dos mortos, voltar a animar outros corpos de homens ou de animais, até que transcorra o tempo de sua purificação e possa retornar à fonte da vida. Como se constata, há uma diferença capital entre a metempsicose e a doutrina da reencarnação: em primeiro lugar, a metempsicose admite a transmigração da alma para o corpo de animais, o que seria uma degradação; em segundo lugar, esta transmigração não se opera senão na Terra. Os Espíritos lecionam o contrário, que a reencarnação é um progresso constante, que o homem é um ser cuja alma nada tem de comum com a dos animais, que as diferentes existências podem realizar-se, quer na Terra, quer, por uma lei progressiva, em mundos de ordem superior, até que se torne Espírito purificado.

http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-m.html

 A metempsicose, mais comum entre os Hinduístas, admite que o espírito possa voltar reencarnado em um ser biológico de outra espécie que não humana.

http://www.ajornada.hpg.ig.com.br/colunistas/jrchaves/jrc-0001.htm  

Ver também:


Crianças e Adolescentes

DESAPARECIDOS