Pessoas há, animadas de boas intenções e que não deixam de ser obsidiadas.

O melhor meio de nos livrarmos dos Espíritos obsessores é cansar-lhes a paciência, nenhum valor lhes dar às sugestões, mostrar-lhes que perdem o tempo. Em vendo que nada conseguem, afastam-se.


[9a - página 251 questão 478]


Linha_H_Sombra

A_prece é em tudo um poderoso auxílio.

Mas, crede que não basta que alguém murmure algumas palavras, para que obtenha o que deseja.

Deus assiste os que obram, não os que se limitam a pedir. é, pois, indispensável que o obsidiado faça, por sua parte, o que se torne necessário para destruir em si mesmo a causa da atração dos maus Espíritos.


Linha_H_Sombra
Os meios de se combater a obsessão variam, de acordo com o caráter que ela reveste.

Não existe realmente perigo para o médium que se ache bem convencido de que está a haver-se com um Espírito mentiroso, como sucede na obsessão simples; esta não passa então, para ele, de fato desagradável.

Mas, precisamente porque lhe é desagradável constitui uma razão de mais para que o Espírito se encarnice em vexá-lo.

Duas coisas essenciais se têm que fazer nesse caso:

  • provar ao Espírito que não está iludido por ele e que lhe é impossível enganar;
  • depois, cansar-lhe a paciência, mostrando-se mais paciente que ele. Desde que se convença de que está a perder o tempo, retirar-se-á, como fazem os importunos a quem não se dá ouvidos.

Isto, porém, nem sempre basta e pode levar muito tempo, porquanto Espíritos há tenazes, para os quais meses e anos nada são.

Além disso, portanto, deve o médium dirigir um apelo fervoroso ao seu anjo bom, assim como aos bons Espíritos que lhe são simpáticos, pedindo-lhes que o assistam.

Quanto ao Espírito obsessor, por mau que seja, deve tratá-lo com severidade, mas com benevolência e vencê-lo pelos bons processos, orando por ele.

Se for realmente perverso, a princípio zombará desses meios; porém, moralizado com perseverança, acabará por emendar-se.

E uma conversão a empreender, tarefa muitas vezes penosa, ingrata, mesmo desagradável, mas cujo mérito está na dificuldade que ofereça e que, se bem desempenhada, dá sempre a satisfação de se ter cumprido um dever de caridade e, quase sempre, a de ter-se reconduzido ao bom caminho uma alma perdida.

Convém igualmente se interrompa toda comunicação escrita, desde que se reconheça que procede de um Espírito mau, que a nenhuma razão quer atender, a fim de se lhe não dar o prazer de ser ouvido.

Em certos casos, pode até convir que o médium deixe de escrever por algum tempo, regulando-se então pelas circunstâncias.

Entretanto, se o médium escrevente pode evitar essas confabulações, outro tanto já não se dá com o médium audiente, que o Espírito obsessor persegue às vezes a todo instante com as suas proposições grosseiras e obscenas e que nem sequer dispõe do recurso de tapar os ouvidos.

Aliás, cumpre se reconheça que algumas pessoas se divertem com a linguagem trivial dessa espécie de Espíritos, que os animam e provocam com o rirem de suas tolices, em vez de lhes imporem silêncio e de os moralizarem.

Os nossos conselhos não podem servir a esses, que desejam afogar-se.

[17b - página 315 item 249]


Linha_H_Sombra

Como se libertar da Subjugação


Mantendo-se num padrão de firmeza superior, com suficiente disposição para o bem.

Com esse esforço, nobre e contínuo, melhoraria intensivamente os seus princípios mentais, afeiçoando-os às fontes sublimes da vida e, ...

  • ao invés de converter-se em material absorvente das irradiações enfermiças e depressivas,
  • passaria a emitir raios transformadores e construtivos, em benefício de si mesma e das entidades que se lhe aproximam do caminho. Em todos os quadros do Universo, somos satélites uns dos outros.

Os mais fortes arrastam os mais fracos, entendendo-se, porém, que o mais frágil de hoje pode ser a potência mais alta de amanhã, conforme nosso aproveitamento individual.

Expedimos raios magnéticos e recebemo-los ao mesmo tempo.

É imperioso reconhecer, todavia, que aqueles que se acham sob o controle de energias cegas, acomodando-se aos golpes e sugestões da força tirânica, emitidos pelas inteligências perversas que os assediam, demoram-se, longo tempo, na condição de aparelhos receptores da desordem psíquica.

  • Muito difícil reajustar alguém que não deseja reajustar-se.
  • A ignorância e a rebeldia são efetivamente a matriz de sufocantes males.

[96 - páginas 83]
André Luiz


Linha_H_Sombra

[118 - questão 18]
EMMANUEL
Transcrita do jornal uberabense "A Flama Espírita", 20 de setembro de 1958,
sob o título "Entrevista com Francisco Cândido Xavier".