Visão do sonâmbulo
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____O sonâmbulo vê_através_dos_corpos. Não há corpos opacos senão para os vossos grosseiros órgãos. Já precedentemente não dissemos que a matéria nenhum obstáculo oferece ao Espírito, que livremente a atravessa? Freqüentemente ouvis o sonâmbulo dizer que vê pela fronte, pelo punho, etc., porque, achando-vos inteiramente presos à matéria, não compreendeis lhe seja possível ver sem o auxílio dos órgãos. Ele próprio, pelo desejo que manifestais, julga precisar dos órgãos. Se, porém, o deixásseis livre, compreenderia que vê_por_todas_as_partes_do_seu_corpo, ou, melhor falando, que vê de fora do seu corpo.

[9a - página 232 questão 429]

Durante o sono, a alma não se transporta? O mesmo se dá no sonambulismo. Esta é a explicação da visão a distância em certos sonâmbulos

[9a - página 234 questão 432]

____
____A maioria dos sonâmbulos vê os outros Espíritos, dependendo do grau e da natureza da lucidez de cada um. é muito comum, porém, não perceberem, no primeiro momento, que estão vendo Espíritos e os tomarem por seres corpóreos. Isso acontece principalmente aos que, nada conhecendo do Espiritismo, ainda não compreendem a essência dos Espíritos. O fato os espanta e fá-los supor que têm diante da vista seres terrenos.


____O mesmo se dá com os que, tendo_morrido, ainda se julgam vivos. Nenhuma alteração notando ao seu derredor e parecendo-lhes que os Espíritos têm corpos iguais aos nossos, tomam por corpos reais os corpos aparentes com que os mesmos Espíritos se lhes apresentam.

[9a - página 234 questão 435]

____
____Pelos fenômenos do sonambulismo, quer natural, quer magnético, a Providência nos dá a prova irrecusável da existência e da independência da alma e nos faz assistir ao sublime espetáculo da sua emancipação. Abre-nos dessa maneira, o livro do nosso destino. Quando o sonâmbulo descreve o que se passa a distância, é evidente que vê, mas não com os olhos do corpo. Vê-se a si mesmo e se sente transportado ao lugar onde vê o que descreve. Lá se acha, pois, alguma coisa dele e, não podendo essa alguma coisa ser o seu corpo, necessariamente é sua alma, ou Espírito. Enquanto o homem se perde nas sutilezas de uma metafísica abstrata e ininteligível, em busca das causas da nossa existência moral, Deus cotidianamente nos põe sob os olhos e ao alcance da mão os mais simples e patentes meios de estudarmos a psicologia experimental.

[9a - página 242 questão 455]

Cada um de nós deve ter a possibilidade de ver somente aquilo que nos proporcione proveito legítimo.

[16a - página 176 ] André Luiz

Ver também:

*