Origem do catolicismo
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Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
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____Como há apenas um Deus no céu, declara Inácio, só pode haver, também, um único bispo na igreja. “Um Deus, um bispo” tornou-se o slogan ortodoxo. Inácio adverte “o laicismo” a reverenciar, honrar e obedecer ao bispo “como se fosse Deus”, pois o bispo, no ápice da hierarquia eclesiástica, preside “no lugar de Deus”. 34 Quem, então, está abaixo de Deus?O conselho divino, responde Inácio. Assim como Deus governa o conselho no céu, o bispo governa, na Terra, um conselho de padres.

____O próprio Inácio compartilhava, de modo irônico, esse ponto de vista com os funcionários romanos que o condenaram à morte, por julgarem suas convicções religiosas uma evidência de traição contra Roma. Para Inácio, como para os pagãos romanos, política e religião constituíam uma unidade inseparável. Ele acreditava que Deus se tornava acessível à humanidade por meio da igreja e de forma mais específica, por intermédio dos bispos, padres e diáconos que a administravam: sem eles, não há nada que possa ser chamado de igreja!” 36 Em nome da salvação eterna, impelia o povo a se submeter aos bispos e padres. Embora Inácio e Clemente descrevessem a estrutura do clero de formas diferentes, 37 ambos os bispos concordavam que a ordem humana refletia a autoridade divina no céu.

34 - Inácio, Magnesians 6.1; Trallians 3.1; Ephesians 5.3.

36 - Trallians 3.1; Smyrneans 8.2.

37 - Ver, por exemplo, Campenhausen, Ecclesiastical Authority and Spiritual Power, 84-106.

[84 - página 38]

____ Irineu admitia a correlação entre a estrutura da autoridade divina e da autoridade humana na igreja. Se Deus é um, então só pode haver uma igreja e apenas um representante de Deus na comunidade o bispo.

____Irineu declarou, portanto, que os cristãos ortodoxos deveriam acreditar acima de tudo que Deus - criador, Pai, senhor e juiz - é único. Advertiu que um Deus instituiu a igreja_católica e que ele a “preside juntamente com os que exercitam a disciplina moral”. 75 No entanto, encontrou dificuldades para discutir teologia_com_os_gnósticos: eles afirmavam concordar com tudo que Irineu dizia, mas este sabia que desconsideravam, em segredo, suas palavras como provenientes de alguém não espiritualizado. Sentiu-se, então, compelido a concluir seu tratado com um apelo solene de julgamento:

____Deixe os que blasfemam contra o Criador (...) como [fazem] os valentinianos e os falsamente chamados “ gnósticos" serem reconhecidos como representantes do Diabo por todos os que adoram a Deus. Através deles, o Diabo, mesmo agora (...) tem sido visto falando contra Deus, e diz que Deus preparou o fogo eterno para todo tipo de apostasia. 76

____Contudo, poderíamos estar errados ao pensar que essa luta envolve apenas os membros de inspiração carismática que afirmam serem leigos, lutando contra uma hierarquia organizada, não espiritualizada de padres e bispos. Irineu indica, de forma clara, o oposto. Muitos daqueles que censurou por propagarem ensinamentos gnósticos eram membros eminentes da hierarquia da igreja. Irineu, certa vez, escreveu a Vítor, bispo de Roma, para adverti-lo acerca da circulação de determinados escritos_gnósticos entre suas congregações. 77 Considerou esses escritos especialmente perigosos, pois o autor, Florino, reivindicava o prestígio de ser padre. Irineu informou ainda a Vítor que esse padre também era, em segredo, um iniciado gnóstico.

____76 - Irineu, AH 5.26.1.

____77 - Irineu, Ad Florinum, em Eusébio, Historia ecclesiae 5.20.4-8.

[84 - página 48]

Ver também:
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