é natural o desejo do bem-estar. Deus só proíbe o abuso, por ser contrário à conservação.

Ele não condena a procura do bem-estar, desde que não seja conseguido à custa de outrem e não venha a diminuir-vos nem as forças físicas, nem as forças morais.



[9a - página 342 questão .719]


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O direito de uso dos bens da Terra é conseqüente da necessidade de viver.

Deus não imporia um dever sem dar ao homem o meio de cumpri-lo.



[9a - página 340 questão 711]


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Deus pôs atrativos no gozo dos bens materiais, para instigar o homem ao cumprimento da sua missão e para experimentá-lo por meio da tentação.

O objetivo dessa tentação está em desenvolver-lhe a razão, que deve preservá-lo dos excessos.

Se o homem só fosse instigado a usar dos bens terrenos pela utilidade que têm, sua indiferença houvera talvez comprometido a harmonia do Universo.

Deus imprimiu a esse uso o atrativo do prazer, porque assim é o homem impelido ao cumprimento dos desígnios providenciais.

Mas, além disso, dando àquele uso esse atrativo, quis Deus também experimentar o homem por meio da tentação, que o arrasta para o abuso, de que deve a razão defendê-lo.

[9a - página 340 questão 712]


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A Natureza traçou limites aos gozos para vos indicar o limite do necessário.

Mas, pelos vossos excessos, chegais à saciedade e vos punis a vós mesmos.



[9a - página 341 questão 713]


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Pobre criatura, aquela que procura nos excessos de todo gênero o requinte dos gozos.

Mais digna é de lástima que de inveja, pois bem perto está da morte!

O homem, que procura nos excessos de todo gênero o requinte do gozo, coloca-se abaixo do bruto, pois que este sabe deter-se, quando satisfeita a sua necessidade.

Abdica da razão que Deus lhe deu por guia e quanto maiores forem seus excessos, tanto maior preponderância confere ele à sua natureza animal sobre a sua natureza espiritual.

As doenças, são, ao mesmo tempo, o castigo à transgressão da lei de Deus.

[9a - página 341 questão 713]

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