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PONTO DE PAI ANTÔNIO (Preto Velho), CANTADO NA TENDA NOSSA SENHORA DA PIEDADE E, TAMBéM, NA CASA BRANCA DE OXALÁ TEMPLO UMBANDISTA.
Colaboração de: Maria de Omolú
0 movimento rítmico prolongado exige muito esforço
muscular e logo começa a causar exaustão física e nervosa. Isto provoca
um alto nível de álcalis no sangue, e que conduz a alcalose cerebral.
"Sabemos - diz Sargant - que a alcalose cerebral tende a produzir transe e comportamento sugestionável. Sem dúvida, as batidas fortes com os pés
e as danças rítmicas criariam mais ácido láctico no fluxo sanguíneo,
por causa do excessivo esforço muscular envolvido.
Respiração anormal: A alcalose cerebral pode
também ser provocada por uma respiração intensa e rítmica; nestes
casos, o carbono, em um ácido, é eliminado do fluxo sanguíneo, e isto
frequentemente conduz à dissociação histérica e a estados de
sugestionabilidade aumentada"
Brados e cantos prolongados: Podem produzir
resultados semelhantes aos anteriores, ainda que menos acentuados. A menos
que sejam muito exercitados, os cantores tendem a expirar mais ar do que
inspiram e, em consequência, a concentração de CO2 nos alvéolos
pulmonares e no sangue é aumentada, o que produzirá, como já vimos,uma
redução da eficiência do cérebro tornando possíveis experiências de dissociação.
"No canto do curandeiro, do feiticeiro, do conjurador de espiritos;
no infindável entoar de salmos e sutras dos monges cristãos e budistas;
nos gritos e gemidos, horas a fio, dos pregadores itinerantes... o propósito
psico-quimico-fisiológico permanece constante: Aumentar a concentração
de dióxido de carbono no organismo a fim de diminuir a eficiência da válvula
redutora, o cérebro.
A diminuição desta eficiência no órgão diretor de nossa atividade
consciente levará a uma queda da capacidade crítica e a um descenso da
tensão intelectual, condições propícias para a entrada no transe.
http://www.oepnet.hpg.ig.com.br/transe.htm |
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)
