GUIA.HEU
20 Anos
Site Cristo histórico
página acima: Jesus
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS

http://www.cristohistorico.hpg.ig.com.br/sindonologia.htm

Estampa misteriosa:
____Como a imagem poderia ter sido forjada no pano
Luz e calor teriam formado a imagem?"Uma teoria diz que um ácido teria favorecido o envelhecimento do pano em certos pontos, formando a figura. Mas, para isso, o pano deveria ser submetido ao calor e à radiação luminosa intensos, p.ex., ficando alguns meses intocado e exposto ao sol.

Bactérias teriam formado a imagem?"Outra hipótese é a de que o envelhecimento do pano nos pontos da imagem tenha sido provocado por uma espécie de carimbo de bactérias da pele. O pano teria tocado um corpo e, então, as bacterias teriam se multiplicado na trama, graças ao calor e às substâncias do suor.

Calor teria formado a imagem?"A fotografia computadorizada mostra o homem do sudário em relevo. Esse resultado só aparece quando a imagem é fixada com a ajuda do calor, como as duas hipóteses admitem. Mas só um gênio, um gênio milagrosamente genial, teria calculado tudo isso na Idade Média." ||

Fotos

http://www.cristohistorico.hpg.ig.com.br/sindon4.htm

CURSOS

____Judaicidade de Jesus. Jesus contrapor-se aos costumes estabelecidos desautoriza-nos a dizer que era anti-judeu ou anti-farisaico:

    "Jesus era judeu em tudo que fazia e pensava. Como israelita fervoroso, ele observava todos os mandamentos, considerava D-us como seu pai no céu, tinha piedade dos pobres, apoiava os que tropeçavam no caminho e amava os que se arrependiam, aqueles de quem mesmo um justo perfeito não tem o direito de tomar o lugar, segundo uma palavra do Talmude. Ele tinha também os defeitos característicos dos judeus: nunca reparava na grandeza e na beleza da natureza [Refere-se Klausner a Mc XI, 12-14?], e não sorria nunca [Diz

    P.Lentulus, 'Nunca ninguém o viu sorrir, mas, muitos o viram chorar, muitas vezes]. Foi sob o signo de lágrimas, ameaças e promessas que exerceu seu ministério de ensinar... Jesus era o mais judeu de todos os judeus, mais judeu que o grande mestre Hillel". (Rabino Klausner).

***

____Messianato. Enquanto o Messias, no profeta Isaías, representa um homem, um mensageiro divino para redimir Israel, no Profeta Oséias, ao oposto, significa a hora de redimir:

    "Em primeiro lugar, temos que examinar a frase que Paulo usa com tanta freqüência, O Evangelho do Cristo, que significa 'as boas novas sobre o Messias'. As palavras Cristo ou Messias significam O Ungido, e referem-se à convicção judaica de que nos últimos dias da terra ocorreria

    um tempo de bem-aventurança. Deus ressuscitaria e ungiria os escolhidos, para liderarem o povo de Israel. O Evangelho, ou as Boas Novas, para Paulo, é que esse tempo chegou"(...).

***

HADERECH — O caminho

"Deus é o caminho da Verdade e da Vida"

____PENTECOSTES. Uma das mais intrigantes afirmativas de Jesus: "o caminho, a verdade e a vida". É frase de uma cantiga da festa judaica de Pentecostes, incluída no evangelho de João. Tal evangelho principiou como coleção de cantigas entoadas um dia por Jesus (cf. BROWN, A Comunidade do Discípulo amado; ROBINSON, A Prioridade de João). O texto hebraico diz "Eu Sou é caminho, Verdade, Vida" conforme Ex 3,20 e no texto cabalista

Zohar, de Simeon bar Jochai, sábio palestino da era romana e coevo de Jesus. O costume de recitar os Salmos revela o pietismo de Jesus, hassid - tzadiq - hazzan. "EU SOU"

JO 14:5 - Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? JO 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou é o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

____EHIEH. "Eu Sou", eis o primeiro nome de Deus em hebraico, Anoki ehieh, ou o simples "Anoki", pron. eu, cf. Ex 20,2 - Eu sou YHVH teu Elohim, que te tirou da terra do Egito. Por isso, "eu Sou é". Note o descompasso ...sou...tirou... que existe no original hebraico. No caso precisa incluir o segundo verbo, sub-entendido, que o israelita aplica não a si mesmo, mas ao Criador: Deus é o caminho...
No original, Anoki haderech vehalaka ve'emet vechay ou "Eu Sou é caminho e rota, verdade e palavra, vida e existir " [ch = som de rr].
A mesma estrutura existe em grego, onde igualmente o sujeito não diz "ego ime" mas o simples ime: ime he odos o certo, mas, no NT, Ego eimi he odos kai aleteia kai zoe, ler: ego imi he odos ke aletia ke zoi[eu sou é caminho de verdade e de vida]; logo, ao se deparar com essa... estranhíssima expressão tanto em grego [ego eimi] quanto em hebraico-aramaico [anoki ehieh]... o leitor antigo logo percebia estar diante de um conceito inusitado e fora da linguagem usual. Em português onde, indiferentes, empregamos 'eu sou' ou 'sou', isto escapa-nos. Em aramaico, no texto da Peshita, como no hebraico, temos Ana ana, "eu eu". Igualmente estranho, igualmente inusitado.

Jesus, pietista

Jesus, pois, melhor,

Yeshu_ha-Nozri apresenta-se ao

entendimento antropológico moderno como um mestre judeu pietista do primeiro século. Os pietistas ou 'nazarenos' são ainda hoje os judeus que valorizam o culto espiritual e a prece em detrimento das prescrições cerimoniais. Samuel e Saul, já no ano 1.200 a. E.C., eram nazarenos.

____Algumas provas do pietismo de Yeshu Ha-Nozri surgem na sua linguagem e nas suas práticas religiosas, na mesma hora impregnadas de intensa devoção e dramaticidade, e de desapego ou mesmo inconformismo diante dos rituais pré-estabelecidos.

____O costume de recitar os Salmos e até de retirar conceitos salmísticos para a vivência cultual, como na expressão "Filho do Homem" no Salmo 8 --- revela o pietismo de Jesus de Nazaré.

Jesus, hassid

Hassidim

____- eram os 'santos' da altura, chamados de 'filho de Deus' como em

Marcos (Mc 5, 7). Hassid era o herdeiro da tradição profética. Tinha introvisões peculiares da relação do homem com Deus e possuía poderes carismáticos de cura.
____Em

Emaús (cenário da '

ressurreição ' de Jesus) morava o Hassid Nehhunia, autor do Bahir, grande obra

cabalista.

Tzadiq

____- um rabino-profeta. A palavra significa "justo". Melquisedeque, cujo sepulcro ficava no alto do monte Tabor (onde o NT diz que se deu a Transfiguração), era "o rei da justiça", Melki-tsedeká [tzadiq].

Mateus em Mt 1,18-25 afirma que José, o

pai de Jesus, era "justo", i. e., Tzadiq.

Hazzan -

____Eram os cantores de sinagoga, a que se chamava "Senhor". Estas expressões, traduzidas em grego, estão no evangelho, quando se diz em Mt 1, 19 que José era 'justo' - tzadiq; ou em

Mc 1, 24 que Jesus era o 'santo' de Deus - hassid; ou que o rabi [mestre] 'pregava' na Galiléia, i. E. , cantava - era hazzan, cf. Mc 1, 14. "Pregar" no NT é kerigma , cuja origem é keras, o chifre: uma trombeta feita de chifre de carneiro, o

Shofar, que anuncia as festas hebraicas.

____'Pregar', pois, é na verdade cantar nas sinagogas, nas praças, em todo lugar onde havia judeus, os salmos da esperança, da alegria e da fé.

Já em 1938 Italo Zolli, aliás, Israel Eoller acentuava que o título 'Nazareno', heb. Notzri, deriva da raiz aramaica 'pregar', Nagid, correlata do hebraico Naggar, 'inteligente' (fonte: Lapide).

O texto acima foi retirado do site:

http://www.cristohistorico.hpg.ig.com.br/ --->"JESUS"

da página :

http://www.cristohistorico.hpg.ig.com.br/galileu.htm ---> "JESUS, JUDEU"

*