Magia
 

        A Magia é, em seu sentido literal, a arte de produzir por meio de certos atos e palavras determinados efeitos contrários às leis naturais. É a tentativa de modificar a realidade, os acontecimentos e de influenciar os indivíduos. É a imposição do desejo humano sobre os fenômenos da natureza, é a operação de um fenômeno de uma forma inexplicável através da utilização de poderes sobrenaturais, assim como de seres espirituais ou forças ocultas da natureza. Magia é um conjunto de práticas denominadas ocultas as quais têm, como objetivo, compelir forças sobre-humanas a trabalharem sob as determinações do mágico. Tais ações encorajam e reforçam a crença de que o ato mágico decorre da atuação de forças ocultas e obscuras que estão fora do controle humano ou ainda da influência que essas mesmas forças exerce sobre alguns homens, dotando-os de poderes fora do comum.

     A magia tem invariavelmente se revelado um fenômeno de grande expressão de todas as culturas, independente de seu nível de desenvolvimento e de progresso. Nas civilizações mais antigas não havia um limite entre religião e magia, que se encontravam intimamente associadas. As religiões eram em grande parte mágicas porque os antigos identificavam objetos como sinais sagrados, capazes de proporcionar as relações entre a deidade e a humanidade. E foi justamente a prática da transfiguração de objetos, isto é, a percepção de objetos, como sendo dotados de novo significado e nova realidade, atribuindo-se-lhes poderes sobrenaturais, desproporcionais e totalmente alijados de sua utilidade original, que deu origem à magia.

        A magia é uma prática através da qual o homem busca tornar-se um deus, à medida que o torna representante ou dominado por forças invisíveis porém poderosas, capazes de governar o cosmos. 

[47]


Mais informações em ENCICLOPÉDIA DIGITAL 2002
www.enciclopedia.com.br

Ver também:


Crianças e Adolescentes

DESAPARECIDOS