Felgueira Gayo - FG10



Avô
: (Hipótese) Capitão-Mor Manuel Maciel Aranha c.c. Catharina Freire Baracha




Bisavô: (Hipótese) Jorge Mialheiro de Vasconcellos
61 anos pouco mais ou menos, em 1617










Casamento:

Domingos Correia Maciel

???


 Homem nobre, foi por sua conta para Vitória, na capitania do Espírito Santo.







Filhos:

  1. Pedro Velho Maciel, casado com Maria Monteiro de Morais, certamente descendente do cap. Manuel de Morais.

    1700. – É nomeado por Provisão datada de Sergipe do Conde, em Agosto deste ano, pelo donatário Manoel Garcia Pimentel, para Ouvidor da capitania do Espírito Santo, o Bacharel formado na Universidade de Coimbra João Trancoso de Lira; e suspensa e revogada a Provisão passada para o dito cargo a Pedro Velho Maciel que, sendo nomeado, procedera tão mal que os povos se revoltaram contra ele e representaram ao próprio donatário que, mandando sindicar, reconheceu a verdade das alegações. Pedro Velho Maciel tinha sido nomeado em lugar do Capitão Antonio Gomes que, sendo nomeado a 14 de Setembro de 1698, não tomara posse do cargo. Fora também logo nomeado para Escrivão da Ouvidoria, também em data de 26 de Agosto deste ano, o licenciado João Xavier, que tomou posse a 11 de Novembro. 
    O Bacharel João Trancoso de Lira prestou juramento e entrou em exercício do dito cargo a 31 de Outubro do mesmo ano, lavrando o termo o Tabelião Francisco de Barros Gavião, na presença dos dois Juízes ordinários e Vereadores que eram Pantaleão Ferreira Coutinho, Melchior Rangel de Souza, Sebastião Vieira BarcelosDomingos PereiraAntonio de Lemos, Gregorio Gonçalves Sutil. [27]


    Pais de:


    1. Manuel de Morais Monteiro, já defunto em 1730, casado a primeira vez com Escolastica Barradas de Almeida, filha de Mateus Barradas de Almeida e (...).

      Manuel Monteiro foi depois casado com Teodósia (Aires) de Buri, já finada em 1730, nascida no Espírito Santo, filha de Jose Aires de Ataide e Francisca Nunes de Buri. No inventário de bens que se iniciou em Campos no ano de 1730 Francisca Nunes de Buri declarou ter recebido herança deixada por seu avô lisboeta Luis Nunes da Silveira c.c. Maria Monteiro, natural de Vitória (ES).

      Francisca Nunes de Buri casou pela 2ª vez com Eusébio do Couto Pimentel,
      Pais de:
      1. Simão do Couto Monteiro, capixaba batizado na matriz de Nossa Senhora do Rosario, em Vitória (ES) a 23 de agosto de 1722
        Padrinhos: Francisco (de Andrade?) e Victoria de Buri.

        Simão (nascido em 1698) morreu solteiro, deixando testamento de 18 de julho de 1752, onde declara ser primo de Martinho de Alvarenga Marins e Antonio de Almeida Maciel


        Martinho de Alvarenga Marins era filho da irmã ou mãe de Francisca Nunes Buri (Filho de Ines da Penha)


  2. Victoria Mealheiros de Vasconcelos, já casada em 1715 com Domingos Fernandes de Azevedo. Residiam no Espírito Santo.
    Pais de:
    1. (Certamente) Antonio de Almeida Maciel c.c. Angela de Quevedo.
      Pais de:
      1. Victoria Mealheiros de Vasconcelos c.c. Martinho de Alvarenga Marins


  3. (hipótese) João de Almeida Maciel, tabelião em Vitoria em setembro de 1691.
    Pai de:

    1. (hipótese) Dionísio Correia Maciel, nascido no Espírito Santo por volta de 1697 e que em 1732 vivia em Campos como oficial (de ...), casado.
      Antepassado de:
      1. (Hipótese) Jose Correia Maciel nascido cerca de 1770


    2. (hipótese) Miguel de Almeida Maciel - 02-001-0151-(153)- ano de 1725 - Certidões de autoridades eclesiásticas e da Câmara de Guarapari a respeito dos bons serviços de Jose de Souza Castelo Branco (residente em Guarapari ???)
    1.  

 

 

INÍCIO      BIBLIOGRAFIA     LINK     ÍNDICE     INVENTÁRIOS     OUTROS     PESQUISA NO SITE