Irineu (Bispo de Lyon) conta-nos sobre a prática de um grupo que conhecia de sua congregação em Lyon o grupo conduzido por Marco, um discípulo de Valentino. 65 Cada membro do grupo fora iniciado. Ousavam encontrar-se sem a autoridade do bispo. Cada iniciado assumia, também, ter recebido, pelo ritual de iniciação, o dom carismático da inspiração direta por meio do Espírito Santo. 66
Irineu menciona que todos os membros, no início, quando se encontravam, tiravam a sorte. Quem fosse sorteado era indicado para o lugar de padre; outro oferecia o sacramento como bispo; outro, ainda, lia as escrituras para adoração e o restante dirigia-se ao grupo como profetas, oferecendo instruções espirituais extemporâneas. Quando se encontravam outra vez, tiravam a sorte de novo, para que as pessoas assumissem diferentes papéis a cada vez.Essa prática criava, de forma eficaz, uma estrutura de autoridade muito diferente. Na época em que os cristãos ortodoxos discriminavam cada vez mais o clero do laicismo, o grupo de demonstrava que, entre eles, recusavam-se a admitir distinções. Em vez de classificar os membros em “ordens” hierárquicas superior e inferior, seguiam o princípio de total igualdade. Todos os iniciados, homens e mulheres, participavam da mesma forma quando tiravam a sorte; qualquer um podia ser escolhido como padre, bispoou profeta. Além disso, como a cada encontro havia sorteio, mesmo as distinções estabelecidas pela sorte jamais poderiam se tornar “classes”. Por fim o mais importante , eles pretendiam, com essa prática, eliminar o elemento humano da escolha. Um observador do século XX pode assumir que osgnósticosdeixavam esses assuntos entregues ao acaso, mas os gnósticos pensavam de forma diferente. Acreditavam que como Deus governava tudo no universo, tirar a sorte exprimia Sua escolha.Tertuliano protesta, em especial, contra a participação de “mulheres entre os hereges”, que compartilhavam posições de autoridade com os homens:
Marco, líder gnóstico auto-nomeado, ridicularizado por Irineu
como "adepto de imposturas mágicas". 71
Irineu estava ultrajado com a afirmação de que, por serem espirituais,
estavam libertados das restrições éticas que ele, um simples servo do
demiurgo, queria, de forma ignorante, impingir-lhes.74
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