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Novo Testamento
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Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
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____Quero que você compreenda plenamente que em nenhuma parte do Novo Testamento foi dito claramente que eu estava trazendo uma instrução completamente oposta aos ensinamentos do Antigo_Testamento. Portanto, não se pode confiar, aceitar ou crer no Novo Testamento como uma verdadeira narração de minha vida e ensinamentos.
____Um relato verdadeiro e preciso de minha personalidade, minha natureza iluminada, minhas atitudes emocionais e meus ensinamentos em si, teriam amplamente esclarecido que as antigas formas de religião judaica e meus ensinamentos iluminados eram completamente opostos em todos os aspectos.

  • A religião judaica possuía conceitos extremamente materialistas.

____Entretanto, existem escritos por meio dos quais os Judeus espiritualmente iluminados alcançaram, e continuam alcançando, uma percepção mística de nossa FONTE_do_SER.
____Estes, em vista de seu estado mental transcendente, devem ser profundamente honrados e respeitados.
____Mas, quando os escritos dos profetas atingiram o homem e a mulher comum, transmitiram uma mensagem diferente, controladora, que era puramente humana e falsa. Nenhum controle do “bem”_ou_do_“mal” é exercido por um “Deus que está acima”. Se fosse assim, o mundo não estaria em um estado tão espantoso de transtorno e miséria.
____Eu trouxe um novo ensinamento, destinado exclusivamente a tornar as pessoas conscientes da universalidade e do amor - a natureza inerente e transcendente - d’ “AQUELE” - QUE TROUXE TODA A CRIAÇÃO PARA A MANIFESTAÇÃO VISÍVEL.
____Tenho o propósito de tornar isso muito claro para permitir aos buscadores da Verdade libertar-se de qualquer vestígio de crença de que eu era simplesmente um profeta, em uma extensa linhagem de profetas Judeus, e que eu continuava a pregar suas crenças, onde um Jeová todo poderoso possuía sentimentos ambivalentes em relação a sua própria criação.
____O temor que os discípulos tinham dos Judeus Ortodoxos fez com que se conformassem com o que estes haviam decidido contar ao povo sobre mim. Você deve recordar que para ganhar novos adeptos Judeus ao Cristianismo, meus discípulos tiverem medo de renunciar ao Antigo Testamento, uma vez que este tinha mantido os Judeus unidos durante séculos. Portanto, extraíram e adicionaram aos meus ensinamentos tudo o que fosse compatível com as velhas crenças religiosas. Minha genealogia foi traçada para assegurar aos Judeus que eu descendia do Rei Davi. Por que teriam se incomodado em fazer isso? A não ser que quisessem deixar claro que eu era Judeu de linhagem antiga e que, portanto, era um legítimo candidato a Messias.
____Se realmente tivessem compreendido o que eu tinha vindo fazer na Terra - romper com o passado e lançar as bases para um futuro completamente novo de compreensão e atividade, teriam feito um esforço maior para assegurar que o povo compreendesse os verdadeiros propósitos que me impulsionaram até o dia de minha morte. Porém não o fizeram, e obscureceram muito do que tentei ensinar.
____Um discípulo de coração valente, Estêvão, tinha menos medo de falar de meus verdadeiros ensinamentos, ainda que estes também tivessem sido modificados, mas foi apedrejado até a morte. Você deve compreender que a vida de meus discípulos era precária e que não é de se estranhar que mascarassem os meus ensinamentos com pensamentos tradicionais, para torná-los mais aceitáveis ao povo.
____Haverá disputas ferozes quando digo que o “Cristianismo” apresenta o registro de apenas algumas de minhas afirmações e curas que não entram em grande conflito com o ensinamento judaico. É uma religião criada por meus primeiros discípulos e Paulo, depois de sua iniciação na Antioquia, para manter os Judeus unidos tanto quanto possível, e trazer os gentios convertidos ao rebanho. Assim, a conveniência se converteu em uma faceta do pensamento Cristão.

____Esta é a verdade a respeito de minha vida e morte sobre a Terra. Surgirão discussões, pois as pessoas se apegam as suas mais queridas crenças. Quando chegam a abandoná-las, experimentam a mesma dor que sentem aqueles que perdem as suas mais queridas posses. Entretanto, por mais queridas que sejam as crenças - são somente crenças. Elas não são uma base firme sobre a qual se possa construir uma nova vida.

____Agora que retornei para você, por intermédio do Canal_destas_Cartas, estou fazendo novamente todo o esforço possível - dentro dos parâmetros de sua percepção humana - para descrever a Realidade - sua Fonte_do_Ser - a qual iniciou o universo e a existência em si.

[ CARTAS DE CRISTO > Carta 5 ]

(Ver: Grão (Semente) de mostarda - (Crença) ; Desdobramento de Jesus - quando andou sobre as águas ; O corpo de Jesus após a morte)

____O que prova a validade dos quatro evangelhos, diz Irineu (Bispo de Lyon), é que foram, na verdade, escritos pelos próprios discípulos de Jesus e seus seguidores, que testemunharam pessoalmente os eventos que escreveram. Alguns estudiosos contemporâneos da Bíblia questionam esse ponto de vista: poucos hoje acreditam que os contemporâneos de Jesus escreveram de fato os evangelhos do Novo Testamento. Embora Irineu, para defender sua legitimidade exclusiva, insista em que foram escritos pelos próprios seguidores de Jesus, não sabemos quase nada sobre quem escreveu os evangelhos intitulados Mateus, Marcos, Lucas e João. Sabemos, apenas, que esses escritos foram atribuídos aos apóstolos (Mateus e João) e a seguidores dos apóstolos (Marcos e Lucas).

[84 - página 18]

  • TESTAMENTO:- A palavra "Testamento", em grego diathéke, apresenta dois sentidos:
    • O "testamento" em que alguém designa seus herdeiros;
    • a "aliança" que define os termos de um contrato, a que se obrigam as partes que se aliam. Neste sentido de "aliança entre Deus e os homens" é empregado, dividindo-se em duas partes: o VELHO ou ANTIGO TESTAMENTO, escrito antes da vinda de Jesus; e o NOVO, onde se reúnem os escritos a respeito de Jesus.
      ____Essa distinção foi feita por Jesus: "este cálice é o NOVO TESTAMENTO em meu sangue, que é derramado por vós" (Lc.22:20) ; c Paulo também opõe o Novo ao Velho: "fez-nos ministros idôneos do NOVO TESTAMENTO" (2 Cor.3:6) e adiante: "até o dia de hoje, na leitura do VELHO TESTAMENTO, permanece o mesmo véu" (2 Cor. 3:14).

    [67 Vol. 1 página 2]

  • MANUSCRITOS -Os primeiros exemplares do Novo Testamento eram copiados em papiros (espécie de papel) , material frágil e facilmente deteriorável. Mais tarde passaram a ser escritos em pergaminho (pele de carneiro), tornando-se mais resistentes e duradouros. Os manuscritos eram grafados em letras "capitais" ou "unciais" (ou seja, maiúsculas). Só a partir do 8º século passaram a ser escritos em "cursivo", ou letras minúsculas.

    ____PRINCIPAIS MANUSCRITOS:

    • Os códices gregos unciais (ao todo, pouco mais de cem existem) , são bastante antigos. Os principais são:

      • A - (alef) ou Sinaítico, no Museu Britânico (séc. IV)
      • A - Alexandrino, no Museu Britânico (séc. V)
      • B - Vaticano, no Museu Vaticano, (Séc. IV)
      • C - É irem, na Biblioteca Nacional de Paris (séc. V)
      • D - Beza, na Universidade de Cambridge, (séc. VI)
      • D2 - Claromontano, na Bibl. Nac. de Paris (séc. VI)
    • Dos códices gregos cursivos ainda existem 1.825 cópias. Os principais códices latinos, com o texto da "vetus latina", isto é, da primitiva tradução anterior a Jerônimo, são:

      • a - Vercellensis (séc. IV) na catedral de Vercelli
      • b - Veronensis (séc. V) na Biblioteca de Verona
      • c - Colbertinus (séc V) na Bibl. Nac. de Paris
      • d - Beza (séc. V) na Univ. de Cambridge
      • e - Palatinus (séc. V) na Bibl. Nac. de Viena
      • f - Brescianus (séc. VI) na Bibl. de Brescia
      • h - Claromontanus (séc. IV/V) na Bibl. Vaticana n.o 7.223.
    • Quanto aos códices da Vulgata, existem mais de 2.500, remontando os mais antigos aos séculos VI e VII.

    [67 Vol. 1 página 5]

  • ROLOS - As cópias eram feitas em folhas coladas umas às outras, formando uma tira enorme, que era enrolada em "rolos'. ou "volumes".
  • CÓDICES - Quando as páginas permaneciam separadas e eram costuradas como os nossos livros atuais, por uma das margens, tinham o nome de "códices".
  • COPISTAS - Os encarregados de copiar os manuscritos chamavam-se "copistas" ou "escribas". Mas nem sempre conheciam bem a língua, sendo apenas bons desenhistas das letras. Pior ainda se tinham conhecimento da língua, porque então se arvoravam a "emendar" o texto, para conformá-lo a seus conhecimentos. Não havia sinais gráficos para separação de orações, e as próprias palavras eram copiadas de seguida, sem intervalo, para poupar o pergaminho que era muito caro. Daí os recursos empregados, como:

    • ABREVIATURAS - ou reunião de várias letras numa SIGLA, por exemplo: pq, para exprimir porque. Algumas abreviaturas eram perigosas, como: OC, que significa "aquele que". Mas se houvesse um pequenino sinal no meio do O, fazendo dele um "theta", passaria a significar "Deus", (cfr. I Tim. 3:16).
    • COLAÇÃO - A colação de códices é a comparação que se faz entre dois ou mais códices, escolhendo-se a melhor "lição" para cada "passo".
    • CUSTOS LINEARUM - A expressão latina "custos linearum" (guarda das linhas) era empregada para designar uma letra que se escrevia no fim das linhas, para "encher" um espaço que ficasse vazio. Por vezes o "custos" era interpretado como uma abreviatura, e entrava como uma "interpolação" doutras vezes era realmente uma abreviatura, e era interpretada como "custos", não se copiando.
    • HAPAX LEGÓMENA - São duas palavras gregas que indicam uma palavra usada por um só autor, isto é, um neologismo criado pelo autor e desconhecido antes dele, e que vem empregado uma só vez na obra, como por exemplo a palavra "epiousion" em Mt. 6:11, que não foi traduzida na Vulgata.
    • HARMONIZAÇÃO - Tentativa que faziam os copistas para "harmonizar" o texto de um livro com o de outro, acrescentando ou tirando palavras.
    • INTERPOLAÇÃO - Quando um leitor anotava, na entrelinha ou na margem, um comentário seu, e o copista, julgando-o um "esquecimento" do copista anterior, introduzia esse comentário como parte do texto.
    • LIÇÃO - Diz-se da maneira específica de dizer uma frase, Isto é, da forma exata pela qual está escrita.
    • PASSO - É o "trecho" citado de um autor, por exemplo: "este passo de Mateus está diferente do de Marcos".
    • SALTO - Quando o copista pula uma letra, uma sílaba, uma palavra ou até uma linha, por distração ou confusão.
    • SIGLAS - Abreviações usadas para poupar espaço e tempo.
    • VARIANTE - Quando existe uma diferença entre dois códices, diz-se que há uma "variante".

[67 - Volume 1 página 3]

OS TEXTOS

____Já no século II escrevia Orígenes: "Presentemente é manifeste que grandes foram os desvios sofridos pelas cópias,

  • quer pelo descuido de certos escribas,
  • quer pela audácia perversa de diversos corretores,
  • quer pelas adições ou supressões arbitrárias" (Patrologia Grega, Migne, vol. 13, col. 1.293).

____Quanto mais se avançava no tempo, mais crescia o número de cópias e de variantes, aumentando sempre mais o desejo de possuir-se um texto fixo e autorizado.

____Chegávamos ao 4° século. Constantino estabeleceu que o Bispo de Roma devia ser o primaz da Cristandade. O imperador Teodósio deu mão forte aos cristãos romanos, declarando o cristianismo "religião do Estado", e firmando, desse modo, a autoridade do Bispo de Roma. Ocupava o Bispado o então Papa Dâmaso (português de nascimento), devendo anotar-se que, naquela época, todos os Bispos eram denominados "papas". Desejando atender ao clamor geral, Dâmaso encarregou Jerônimo de estabelecer o TEXTO DEFINITIVO das Escrituras.

____A tarefa era ingente, e Jerônimo tinha capacidade para desempenhá-la, pois conhecia bem o hebraico, o grego e o latim. Ele devia re-traduzir para o latim todas as Escrituras, já que as versões antigas (vetus latina) eram variadíssimas.

VULGATA

____A tradução latina de Jerônimo é conhecida com o nome de Vulgata, ou seja, edição para o vulgo, e tem caráter dogmático para os católicos romanos.

[67 - Volume 1 página 6]


____II PEDRo [1]

19 - e temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;
20 - sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

OS SINÓPTICOS

____Mateus, Marcos e Lucas seguem, de tal forma, o mesmo plano e desenvolvimento, que podem ser abarcados num só olhar (ópticos) de conjunto (sin).

  • Verifica-se com facilidade que Mateus foi o primeiro a publicar o seu,
  • tendo Marcos resumido a seguir.
  • Muitos outros seguiram o exemplo desses dois, tendo aparecido talvez uma centena de resenhas dos atos do Mestre.
  • Foi quando Lucas resolveu, conforme declara, "organizar" uma narração escoimada de falhas.

A INSPIRAÇÃO

____Aceitamos que a Bíblia, e de modo particular o Novo Testamento, tenham sido inspirados, direta e sensivelmente, por espíritos, se bem que nem todos com a mesma elevação.

____Pedro, com toda a sua autoridade de Chefe do Colégio Apostólico, afirma categoricamente, referindo-se aos escritores do Velho_Testamento : " homens_que_falaram_da_parte_de_Deus, e que foram movidospor algum Espírito_Santo" (2 Pedro. 1:21). E ainda: "o Espírito de Cristo, que estava neles, testificou" (1 Pedro. 1:11) .

____E no discurso de Estevão, narrado em Atos 7:53, o proto-mártir afirma: "vós que recebestes a Lei por ministério de anjos", isto é, por intermédio de espíritos.

____Tudo isso é normal e comum até nossos dias. Mas, desconhecendo a técnica, cientificamente estudada e experimentada por sábios e pesquisadores espiritualistas, a partir de Allan_Kardec, os comentadores se perdem em divagações cerebrinas. Ao invés de admitir...

  • a psicografia (direta, mecânica ou semi-mecânica),
  • a psicofonia (total ou parcial),
  • a audiência e a evidência, ficam a conjeturar "como" pode ter-se dado o fato, chegando a afirmar que "as pedras da Lei foram realmente escritas pelo dedo de Deus" (Dr. Tregelles, Introdução ao N.T.).

____Mais modernamente, Joseph Angus (Hist. Doutr. e Interpr. da Bíblia), escreve: "notam-se, nas diversas partes da Bíblia, no conteúdo e no tom, diferenças evidentes; têm sido feitas distinções

  • entre " inspiração de direção" e " inspiração de sugestão" (?);
  • entre a iluminação e o ditado;
  • entre "influência dinâmica" e "influência mecânica".

____Vê-se que já se está aproximando da realidade, mas o desconhecimento dos estudos modernos o faz ainda titubear.

____Ainda a respeito da inspiração, perguntam os teólogos se a inspiração da Bíblia deve ser considerada VERBAL (isto é, que todas as suas PALAVRAS tenham sido inspiradas diretamente por Deus - naturalmente no original hebraico ou grego), ou se será apenas IDEOLÓGICA. Faz-se então a aplicação: em Tobias, 11:9, é dito "então o cão que os vinha seguindo pelo caminho, correu adiante, e como que trazendo a notícia, mostrava seu contentamento abanando a cauda". Pergunta-se: é de fé que "o cão abane a cauda quando está alegre"? E respondem:"não, mas é de fé que, naquele momento, um cão abanou a cauda" ...

____Não era assim que pensava Jesus, quando dizia que "o espírito vivifica, a carne para nada aproveita" (30. 6:63); nem Paulo, quando afirmava: "não somos ministros da letra (escravos da letra), mas do espírito, pois a letra mata, mas o espírito vivifica" (2 Cor. 3:6). E aos Romanos: "de sorte que sirvamos na novidade do espírito, e não na velhice da letra" (Rom. 7:6.). E mais ainda: quando, em o Novo Testamento se cita o Velho, a citação é sempre feita ad sensum(isto é, pelo sentido), e não ad lítteram (literalmente), e quase sempre pela tradução dos Setenta, e não pelo original hebraico, embora fossem judeus.

[67 - Volume 1 página 8]

____A mensagem do Novo Testamento está focada em Jesus : sua vinda, seus feitos e sua mensagem. Nele podemos encontrar também narrativas de seus discípulos diretos e indiretos, bem como o livro profético Apocalipse, que traz profecias referentes ao fim do velho mundo e o estabelecimento do período de regeneração planetária.

____

____Assim se divide o Novo Testamento:

  • Evangelho de Mateus (discípulo de Jesus)
  • Evangelho de João (discípulo de Jesus)
  • Evangelho de Marcos (discípulo de Pedro)
  • Evangelho de Lucas (discípulo de Paulo)
  • Atos dos Apóstolos
  • Epístolas de Paulo
  • Epístola de Tiago
  • Epístola de Pedro
  • Epístolas de João Evangelista
  • Epístola de Judas Tadeu
  • Apocalipse, atribuído a João Evangelista

http://www.espiritismo.org/onovotest.htm

O Novo Testamento é composto por:

http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/Bíblia/

LINKs:

http://virtualbooks.terra.com.br/Bíblia/novo.htm

Ver também:
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