Pais
: Antonio Gomes e Maria Martins



Pais: Manoel Neto Barreto e Clara Soares de Melo



Casamento: antepassados da familia Moura Macedo [50]

Joam Gomes Martins

Clara Maria de Mello

Nascido e batizado na Freguesia de Gundiclos(sic), Arcebispado de Braga
Natural da freguesia de Gondefelos arcebispado de Braga.

Batismo 25.02.1685 em Gondifelos, Vila Nova de Famalicão, Braga-Portugal, Igreja de São Félix e Santa Marinha, Livro de Batismos de Gondifelos (1674-1714), 20v, conforme informações de Paulo Stuck Moraes)

Por volta de 1720 comprou um sitio a Pedro Alves de Oliveira, no Caminho Novo que vai da Borda do Campo para o Rio de Janeiro.

João Gomes Martins faleceu com testamento, ditado aos 15-08-1745, que não deu tempo de ser aprovado, entregue aos 10-09-1745, pela viúva, ao escrivão encarregado de fazer o inventario:

IPHAN São João Del Rei Inventario cx 524(antiga classificação)-

Auto de Inventário que se fez dos bens do defunto João Gomes Martins de quem é inventariante a viúva Dona Clara Maria de Melo em casa de morada da inventariante.

Abertura em 07-09-1745, na roça chamada Pedro Alves cita no Caminho Novo que vai destas Minas para o Rio de Janeiro.

Herdeiros de seu matrimonio com a inventariante: Francisco Gomes Martins com 16 anos; Manoel Gomes Martins com 12 anos; Jose Gomes Martins com 10 anos; Ana Joaquina de Melo com nove anos. Filha natural – Maria Gomes de Jesus parda, que instituiu como sua herdeira em testamento.

Bens de Raiz – Uma roça no Caminho Novo com uma légua de terras com titulo de compra a Pedro Alves de Oliveira e sesmaria passada no Rio de Janeiro. Parte com o mesmo Pedro Alves e com Agostinho de Pinho da Silva. Benfeitorias com fabrica de farinha de mandioca e demais instalações avaliada em quatro contos de reis

Entre os créditos do inventario: Uma divida de Manoel Neto Barreto por seu casal que se obrigou a pagar Antonio Monteiro de Almeida morador no Rio de Janeiro.

Translado de testamento que ditou aos 15-08-1745 entregue ao escrivão do inventario aos 10-09-1745: Pede para ser sepultado em sua capela com a invocação de São Miguel na freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato.

Declara ser natural de Gondefelos, arcebispado de Braga filho legitimo de Antonio Gomes já falecido e de sua mulher Maria Martins. Ainda solteiro teve, de uma escrava sua, chamada Luiza uma filha mulata por nome Maria a qual sempre tratou como filha e libertou na pia batismal.

 “Declaro que entre as varias contas que tenho com minha sogra Clara Soares ou seu casal me é devedora de 360.000 reis cuja divida vendi a meu cunhado Antonio Monteiro por 300.000 reis. Declaro mais que me deve meu cunhado Frutuoso Pereira certa quantia.

João Gomes, em solteiro, teve com sua escrava Luiza uma filha que foi batizada por forra e reconhecida em testamento. Herdou com os outros herdeiros:

1n- Maria Gomes de Jesus, filha natural da escrava Luiza, com 25 anos em 1745

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/JoaoGomesMartins.htm

Nascida e batizada na Freguesia de N.S. da Candelária, Rio de Janeiro [74]

ou

 Natural da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá no Rio de Janeiro

Batismo de João Gomes Martins - Lv de Batismos de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão, Braga. (1674-1714), pg. 20v.
(quarto registro na página da esquerda)

n. 21.02.1685, batizado em 25.02.1685.


Filhos:

  1. Francisco Gomes Martins c.c. Clara Maria de Jesus


  2. Manoel Gomes Martins com 12 anos em 07-09-1745.

    Faleceu solteiro em São João Del Rei em outubro de 1772. Herdeiro os três irmãos.

    Inventario IPHAN São João Del Rei cx 463 – numeração antiga – Inventariado Manoel Gomes de Melo – Inventariante o irmão Jose Aires Gomes – ano 1772.

    Vila de São João Del Rei onde vivia.

    Abertura aos 30-10-1772 com testamento ditado aos 13-11-1770 onde declara ser natural da freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato filho legitimo de João Gomes Martins e Dona Clara Maria de Melo, já defuntos e que sempre foi solteiro e não tinha filhos. Institui como seus herdeiros os irmãos que são: Jose Aires Gomes primeiro testamenteiro; Francisco Gomes Martins segundo testamenteiro e Dona Ana Joaquina de Melo. Faleceu na Vila em dias do mês de outubro de 1772.

    Bens- Casas térreas coberta de telhas na rua do curral da Vila e São João e uma chácara com casas de vivenda cita na paragem do córrego da Água Limpa. Tem credito em haver com seu irmão Francisco Gomes Martins.

    Nomeia segundo testamenteiro o cunhado Francisco de Macedo Cruz

  3. Jose Gomes Martins (padre) com 10 anos em 07-09-1745.

  4. Jose Aires Gomes. Testamenteiro e inventariante de seu irmão Manoel em 1772.
    Natural e batizado na freguesia de N. Sra da Assunção do Engenho do Mato, Aos 03-06-1769 na capela de Santa Luzia filial da freguesia de S. Jose da cidade do Rio de Janeiro, Jose casou com Maria Inácia de Oliveira, batizada em Barbacena aos 02-09-1744, filha do Tenente Coronel Manoel Lopes de Oliveira, natural de S. Bento do Couto de Pedrozo Bispado do Porto e de Ana Maria dos Santos natural da cidade do Rio de Janeiro, casados em Barbacena aos 26-07-1743, neta paterna de João Lopes e Maria Lopes, neta materna de Antonio dos Santos Nunes e de Maria Ribeira - família Ana Maria dos Santos, neste site.
    (pesq. Silvia Buttros) Livro de Matrimônios da Freguesia de São Jose do Rio de Janeiro - Aos 03 de junho de 1769, na Capela de Santa Luzia, filial da Freguesia de São Jose, Jose Ayres Gomes filho legitimo de João Gomes Martins e de Dona Clara Maria de Melo, natural e batizado na Freguesia de N.S. da Assunção do Engenho do Mato, Bispado de Mariana; com Maria Ignacia de Oliveira, filha legitima do Tenente Coronel Manoel Lopes de Oliveira, e de Dona Ana Maria dos Santos, natural e batizada na Freguesia de N. S. da Piedade da Borda do Campo, Bispado de Mariana.
    Barbacena-MG aos 02-09-1744 na pia batismal da capela de N Sra a Piedade da Cachoeira desta freguesia de N Sra da Piedade da Borda do Campo bat a Maria_Ignacia, f.l. de Manoel Lopes de Oliveira, n. da freguesia de S. Bento do Couto de Pedrozo Bispado do Porto e de Ana Maria dos Santos natural da cidade do Rio de Janeiro e moradores nesta dita freguesia da Borda do Campo, neta paterna de Joam Lopes e de s/m Maria Lopes, e pela materna de Antonio dos Santos Nunes e de Maria Ribeira. Foram padrinhos o Cap. Domingos Ferreira da Veyga em cujo nome e com pp de o Padre Manoel da Silva lagoinha toquei a batizada, e Bernardina Caetana do Sacramento mulher do Ten. Cel. Jose Lopes de Oliveira. Nasceu a dita Maria Ignacia aos 31-07 do dito ano.
    Ten. Cel. Jose Aires Gomes Maria Inácia tiveram os filhos, batizados em Barbacena, q.d.

    3-1 Ana Maria Perpetua de Oliveira, em Barbacena aos 20-06-1785, casou com o Cap. Antonio de Miranda Magro. Com geração.
    Barbacena, MG Igreja N Sra da Piedade - aos 20-06-1785 na capela de N. Sra da Piedade da Borda do Campo Cap. Antonio de Miranda Magro = cc D. Ana Maria Perpetua de Oliveira, f.l. Ten. Cel. Jose Ayres Gomes e D. Maria Inacia de Oliveira. Test.: Ten. Cel. Jose Ayres Gomes e Cap. Francisco de Macedo Cruz.

    Pais de, pelo menos:
    1. 3-1-1 Alferes Antonio de Miranda Magro aos 21-11-1813 casou com Maria Marcelina de Souza Ferraz, filha do Cap. Jose Manoel Vieira Ferraz e Matildes Maria de Lima. Geração na família Souza Ferraz, neste site.

    SJDRei, fls 134 aos 21-11-1813 Cap. S. Francisco da Onça, Alferes Antonio de Miranda Magro, f.l. Antonio de Miranda Magro e D. Maria Perpetua de Oliveira, n/b freg. Barbacena; = cc. D. Maria Marcelina, f.l. Capitão Jose Manoel Vieira Ferras e d. Matildes Maria de Lima, n/b nesta.

    1. 3-1-2 Francisca de Paula Miranda, em Barbacena aos 02-03-1802, casou com Felix Jose de Noronha, filho do Cap. Francisco Xavier Monteiro e D. Maria Clara de Assis - familia Antonio Alves de Castro, neste site.

    Barbacena, MG) aos 02-03-1802 na capela da Sra da Piedade da Cachoeira, Felix Jose de Noronha, f.l. Cap. Francisco Xavier Monteiro e D. Maria Clara de Assis = cc D. Francisca de Paula de Miranda, f.l. Cap. Antonio de Miranda e D. Ana Maria Perpetua. Test.: Bento Jose de ----- e ---- Ayres Gomes.

    3-2 João Aires Gomes, aos 27-02-1804 em Barbacena, casou com Francisca de Paula Rabella, filha natural de Ana Briosa.

  5. Barbacena, MG aos 27-02-1804 na capela da Sra da Piedade da Caxoeira filial desta matriz, João Aires Gomes, f.l. do Cel. Jose Aires Gomes e D. Maria Inacia de Oliveira = cc Francisca de Paula Rabella, filha natural de Ana Briosa(?) de França. Ambos nts/bts nesta freguesia, test: Padre Neutel Vaz de Mello e Luiz Francisco de Vasconcellos.

  6. Ana Joaquina de Melo Nat. de N.S. Assunção do Engenho do Mato, casada em 1763 com Francisco_de_Macedo_Cruz [c 1738 - ? ] Nat. de N.S. Assunção do Engenho do Mato Abastado proprietário de café - Juiz de Fora-MG [50]

    Ana Joaquina de Melo com nove anos em 1745. Casou com o Capitão Francisco de Macedo Cruz natural da freguesia de Engenho do Mato filho do Capitão Gregorio de Macedo Cruz, natural do termo da Vila de Guimarães, arcebispado de Braga e sua mulher Francisca de Almeida do Espírito Santo, natural da freguesia da Candelária da cidade do Rio de Janeiro, neto paterno de Jerônimo Francisco de Macedo e sua mulher Margarida de Freitas.

    Capitão Francisco de Macedo Cruz, já viúvo, faleceu com testamento ditado aos 08-06-1794.

    Arquivo IPHAN São João Del Rei - Testamento ditado aos 08-07-1794 onde declara ser natural da freguesia do Engenho do Mato filho legitimo do Capitão Gregorio de Matos (sic) Cruz e Francisca de Almeida do Espírito Santo, já falecidos. Foi casado com Dona Ana Joaquina de Melo já falecida. Dois filhos de nomes Dona Maria Perpetua do Rosario e o alferes Joaquim de Macedo Cruz. Primeiro testamenteiro o filho Joaquim. Segundo testamenteiro o genro Manoel Vidal Lage casado com sua filha Maria Perpetua do Rosario. Terceiro o sargento mor Jose Vidal.

    Inventário – Morador na fazenda denominada Antonio Moreira da freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato caminho do Rio de Janeiro termo da Vila de Barbacena. Quando se fez inventario dos bens pelo falecimento de sua mulher Dona Ana Joaquina de Melo fez contrato de empréstimo da legitima de sua filha com seu genro Manoel Vidal Laje pela quantia de 3.307.750 reis para pagar em prestações anuais
    Segundo o testamento, foram dois os filhos do casal:

    4-1 Maria Perpetua do Rosario casada com Manoel Vidal Laje filho de Antonio Vidal e Teresa Maria de Jesus. Segundo testamenteiro do sogro. Geração na família Domingos Gonçalves Chaves e Micaela dos Anjos Coutinho.

    4-2 Joaquim de Macedo Cruz, alferes. Primeiro testamenteiro do pai


http://www.projetocompartilhar.org/Familia/JoaoGomesMartins.htm




 

INÍCIO      BIBLIOGRAFIA     LINK     ÍNDICE     OUTROS     INVENTÁRIOS