Pais: Gil Freire de Andrade e Catharina Pereira

(Conforme registro na 2ª folha do testamento do
Capitão
Antonio Correia de Andrade em 06 de Janeiro de 1803)



Pais: Antonio Coutinho de Mello e Paula das Neves



Casamento:

Antonio Correia de Andrade

Thereza de Jesus Maria

Capitão - faleceu em 1805, natural de Vitória [66]


14-7-1747 CTA:AHU-Espirito Santo,
cx 03 doc58 cx 02 doc 04
(diretório 003/002, arquivos
0344 a 0350)

Assinatura de Antonio Correia de Andrade na REPRESENTAçãO dos Oficiais Militares da Vila da Vitória e Oficiais da Câmara e Bons do Povo da Vila de Guarapari, ao Rei D. João V, a pedirem a recondução do Ofício de Ouvidor Geral Mateus Nunes Jose de Macedo, pelos bons serviços prestados à Capitania do Espírito Santo, em 14 de Julho de 1747
.

Dona Thereza de Jesus Maria
faleceu em 18-9-1832 - [66]












Filhos:
  1. Manoel de Mello Coutinho c.c Rosa da Silva Lima


  2. Victoria Maria - consta no testamento de 06/1/1803 mas não no inventário de 1805 - deve ter falecida neste intervalo.
    Recebeu em dote uma casa terrea.
    1ª mulher de Miguel Freire de Andrade. (Primos?)


  3. Joanna Maria de Jesus c.c. Antonio Ferreira de Queiroz já falecidos em 1832 


  4. Maria da Penha do Espirito Santo c.c. Jose dos Santos Pinto Lisboa (inventariante) 32 anos em 1805, conforme página 21 do inventário.


  5. João Feliz Maximo Coutinho - 30 anos em 1805, "homem branco, vive do seo negócio mercantil", conforme página 22 do inventário.


  6. Francisco Jose Correia (de maior de idade, em 1805).
    Foi inventariante do falecimento da sua mãe em 1832. Nesta época aparece como Francisco Jose Pinto (Deve ter trocado de nome)


  7. Anna Maria de Jesus - 24 anos em 1805 [66]


  8. Antonio Correia, falecido, conforme Página 08 do testamento.



















              Título dos Erdeiros

Viuva Dona Thereza de Jesus Maria


Filhos

João Felix Maximo - de maior---------------  1

Manoel de Mello Coutinho - cazado--------- 2

Francisco Jose Correia - de maior, solteiro- 3

Maria da Penha, cazada com Jose dos
Santos Pinto Lisboa
 --------------------------  4

Joanna Maria, cazada com An
tonio Ferreira de Queiroz
-------------------  5

Anna Maria de Jesus de 24 anos de idade-  6








Avaliadores:
Alferes Manoel Ma

chado de Almeida
, Tenente Jose

Rodrigues de Amorim
, Jose Joa
quim de Almeida
e João Nunes.


 

Autos de Inventário dos bens de Antonio Correia de Andrade, em 1803

Página 01 - Autos de Inventário que mandou fazer o Juiz de órfãos o Capitão Ignacio Pereira Barcellos, dos bens que ficaram por falecimento de Capitão Antonio Correia de Andrade.
Página 02 - nesta página são mencionados os avaliadores: Alferes Manoel Machado de Almeida, Tenente Jose Rodrigues de Amorim, Jose Joaquim de Almeida e João Nunes.

Página 03 - Titulo dos herdeiros
e certificação do escrivão Joaquim Ferreira da Silva de que havia notificado aos avaliadores supracitados.
Página 04 -
Página 05 - Nomeação de Manoel de Mello Coutinho para tomar conta dos bens da sua irmã de menor, Anna Maria de jesus
Página 06 - Testamento de Antonio Correia de Andrade de 06/1/1803
Página 07 - Testamento: pede à sua Mulher Dona Thereza de Jesus Maria, a seus filhos Jose Felix Maximo e Manoel de Mello Coutinho para que por serviço de Deus fazerem o inventário e por prêmio, da sua terça deixara desesseis mil réis. Declara ser filho legítimo de Gil Freire de Andrade e Catharina Pereira, naturais desta capitania. Declara que era cazado com Thereza de Jesus Maria do qual matrimônio teve sete filhos a saber: João Felix Maximo, Francisco Jose Correia, Manoel de Mello, Maria da Penha casada com Jose dos Santos, Joanna Maria casada com Antonio Ferreira de Queiroz, Vitoria Maria casada com Miguel Freire de Andrade
Página 08 - Declara que possui o seguinte termo, sitio em Carapina, casa de vivenda coberta de telha, sercada. Engenho de fabricar açucar, escravos, gado vacum e cavalar, terras nas
Laranjeiras Jacunem, outro sitio anexo ao mesmo. Uma morada de casa de sobrado, na Villa da Vitoria. Declara e ordena que por sua alma se diga uma capella de missa religiosa de São Francisco de Paula e outra por alma de seus pais a qual dirá o seu reverendo Parocho e outra capella dirá o reverendo padre Agostinho de Mattos, meia por alma de meu filho Antonio Correia e meia por meus irmãos?. Deixa à filha Maria da Penha a quantia de trinta mil réis. Cazando a filha Joanna Maria com Antonio Ferreira deixa como dote uma mulata chamada Luiza e um mestiço chamado Jose. Para a filha Vitoria, casada com Miguel Freire de Andrade, deixa uma casa terrea no valor de duzentos e vinte mil réis.
Página 09 - deixa também para Vitoria uma mulatinha chamada Roza. Para a Filha Anna deixa uma criolinha chamada Joaquina, uma cabrinha chamada Francisca, uma mulatinha Gertudes. Para o Filho João Felix Maximo uma casa de morada na Villa da Vitoria e crédito de quarenta mil réis e um mulatinho chamado Gonçalo. Declara e intitula por herdeira universal da sua terça a sua mulher Dona Thereza de Jesus Maria e por sua morte os filhos.
Página 10 - Testamento na casa de morada do Capitão Antonio Correia de Andrade, na Villa de Nossa Senhora da Vitoria, cabeça de Comarca do Espirito Santo, no dia 06 de Janeiro de 1803.
Página 11 - pessoas presentes: Jose Francisco de Mello, Luiz Carlos dos Santos Lisboa, Francisco de Siqueira Brandam, João Ribeiro Pinto e João Batista Neves, todos maiores de quatorze anos. Tabelião: Manoel Ribeiro da Silva
Página 12 - casa de apresentadoria do Dr. Ouvidor Geral, Corregedor da Comarca Manoel Jose Baptista Filgueira. Escrivão da Ouvidoria geral: João Baptista Pinto de Sá Costa.
Página 13 - fim do Testamento.
Página 14 - Declaração de Miguel Freire de Andrade a respeito de dívida de cinquenta e dois mil réis que seu sogro, Antonio Correia de Andrade ficou devendo, correspondente à compra da fazenda. O escrivão Jose Pinto Porto notificou à viuva D. Thereza de Jesus Maria e aos herdeiros Jose dos Santos Pinto, Antonio Ferreira Queiroz e Manoel de Mello Coutinho.
Página 15 - despesas da petição de Miguel Freire de Andrade e assinatura do mesmo.
Pánina 16 - Declaração de Manoel de Mello Coutinho e informação de dois quarteis de cana na paragem
de Jacunem
Página 17 - Declaração de Francisco Jose Pinto (ilegível)
Página 18 - Petição de Miguel Freire de Andrade, datada de 16/8/1805

Página 19 - Declaração de Miguel Freire de Andrade
Página 20 - Notificação feita por Antonio Alves da Costa à D. Thereza de Jesus Maria, Jose dos Santos Pinto por cabeça de sua mulher, João Felix Máximo e Manoel de Mello Coutinho
Página 21 - Juiz de órfãos Capitão Ignacio Ferreira de Barcellos. Testemunha do justificante Miguel Freire de Andrade, Jose dos Santos Pinto, cazado natural de Vitoria, vivia do seu negócio, de idade de 32 anos, pouco mais ou menos.
Página 22 - o testemunha acima informa que a divida se referia à venda da fazenda. Outra testemunha, João Felix Maximo Coutinho, homem branco natural de vitoria, solteiro, que vivia do seu negócio mercantil, de idade de 30 anos pouco mais ou menos.
Página 23 - Declaração de Anna Maria de Jesus, menor de 26 anos, filha legitima do falecido Capitão Antonio Correia de Andrade.

Título dos Herdeiros de Thereza de Jesus Maria
Falecida no ano de 1832

1- Inventariante: Francisco Jose Pinto
2- Manoel de Mello Coutinho
3- Maria da Penha do Espirito Santo
4- Joanna Maria de Jesus, falecida

Filhos desta:

1- Antonio Ferreira Queiroz
2- Roza Maria do Sacramento
3- Francisca da Gloria
4- Joanna Maria da Conceição
5- Anna Maria
s

 

 

INÍCIO      BIBLIOGRAFIA     LINK     ÍNDICE     OUTROS     INVENTÁRIOS     PESQUISA NO SITE