Pela
concentração mental, qualquer Espírito se evidenciará na expressão que
deseje, todavia, empregando nossa imaginação criadora, podemos e devemos
mobilizar os recursos ao nosso alcance, aprimorando concepções
artísticas no campo de nossas relações, uns com os outros: A Arte, tanto quanto a Ciência,
no plano_espiritual, é muito mais rica que no círculo dos encarnados e, por ela, a
educação se processa mais eficiente, no que tange à beleza e à cultura.
Assim como não podemos conceber uma sociedade terrestre digna e enobrecida, tão-somente composta por homens e
mulheres em nudismo absoluto, embora com maravilhosos primores de tatuagem, é preciso considerar que os indivíduos de nossa
comunidade, não obstante dispondo de um veículo prodigiosamente esculpido
pelas forças mentais, não menoscabam as excelências do vestuário, por intermédio das quais selecionamos emoções e maneiras distintas. Não
podemos esquecer que progresso é trabalho educativo. A ascensão do Espírito não seria regresso ao empirismo
da taba. [28a - página 101] - André Luiz  ____A arte pura é a mais elevada contemplação
espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização
do ideal, a divina manifestação desse “mais além” que polariza as esperanças
da alma.
____As grandes obras-primas da arte, na maioria das vezes, significam a concretização
das lembranças profundas da vida no infinito. Todavia, nem sempre constituem um
traço das belezas entrevistas no Além pela mentalidade que as concebeu, e sim
recordações de existências_anteriores, entre as lutas e as lágrimas da Terra.
____A arte evolve com os homens e, representando a contemplação espiritual de
quantos a exteriorizam, será sempre a manifestação
da beleza eterna, condicionada ao tempo e ao meio de seus expositores. ____A arte, pois, será sempre uma só, na sua riqueza de motivos, dentro da
espiritualidade infinita.
____Ponderemos, contudo, que, se existe hoje grande número de talentos com a
preocupação excessiva de originalidade, dando curso às expressões mais
extravagantes de primitivismo, esses são os cortejadores irrequietos da glória
mundana que, mais distanciados da arte legitima, nada mais conseguem que
refletir a perturbação dos tempos que passam, apoiando o domínio transitório
da futilidade e da força. Eles, porém, passarão como passam todas as situações
incertas de um cataclismo, como zangões da sagrada colméia da beleza divina,
que, em vez de espiritualizarem a Natureza, buscam deprimi-la com as suas concepções
extravagantes e doentias.
____Temos de convir que todas as expressões de arte na Terra representam traços de
espiritualidade, muitas vezes estranhos à vida do planeta.
____Através dessa realidade, podereis reconhecer que a arte, em qualquer de suas
formas puras, constitui objeto da atenção carinhosa dos invisíveis, com
possibilidades outras que o artista do mundo está muito longe de imaginar.
____No Além, é com o seu concurso que se reformam os sentimentos mais impiedosos,
predispondo as entidades_infelizes às experiências_expiatórias e purificadoras. E é crescendo nos seus domínios de perfeição e de beleza que
a alma evolve para Deus, enriquecendo-se nas suas sublimadas maravilhas. [41a - página 100] - EMMANUEL - 1940  
Admirado fixei as paredes, de onde pendiam
quadros maravilhosos. Um deles, contudo, impunha-me especial atenção. Era
uma tela enorme, representando o martírio de São Dinis, o Apóstolo das Gálias
rudemente supliciado nos primeiros tempos do Cristianismo, segundo meus
humildes conhecimentos de História. Intrigado, recordei que vira, na Terra, um
quadro absolutamente igual àquele. Não se tratava de um famoso trabalho de Bonnat, célebre pintor francês dos últimos tempos? A lenda popular estava lindamente
expressa nos mínimos detalhes, o glorioso Apóstolo, seminu, com a cabeça
decepada, tronco aureolado de intensa luz, fazia um esforço supremo por
levantar o próprio crânio que lhe rola aos pés, enquanto os assassinos o
contemplavam, tomados de intenso horror; do alto, via-se descer um emissário
divino, trazendo ao Servo do Senhor a coroa e a palma da vitória. Havia,
porém, profunda luminosidade, como se cada pincelada
contivesse movimento e vida.
____Nem todos os
quadros, como nem todas as grandes composições artísticas, são
originariamente da Terra. É certo que devemos muitas criações sublimes à
celebração humana; mas, neste caso, o assunto é mais transcendente. Temos
aqui a história real dessa tela magnífica. Foi idealizada e executada por nobre
artista cristão, numa cidade espiritual muito ligada à França. Em fins do século
passado, embora estivesse retido no círculo carnal, o grande pintor de Bayonne visitou essa colônia em noite de excelsa inspiração, que ele,
humanamente, poderia classificar de maravilhoso sonho. Desde o minuto em
que viu a tela, Florentino Bonnat não descansou enquanto não a reproduziu,
palidamente, em desenho que ficou célebre no mundo inteiro. As cópias
terrestres, todavia, não têm essa pureza de linhas e luzes, e nem mesmo a
reprodução, sob nossos olhos, tem a beleza imponente do original, que já tive a
felicidade de contemplar de perto, quando organizávamos, aqui no Posto,
homenagens singelas para a honrosa visita que nos fez o grande servo do Cristo.
____Grande espanto apossara-se-me do coração. Via, agora, explicada a
tortura santa dos grandes artistas, divinamente inspirados na criação de obras
imortais; agora, reconhecia que toda arte elevada é sublime na Terra, porque
traduz visões gloriosas do homem na luz dos planos superiores.
____O gênio construtivo expressa superioridade espiritual com livre
trânsito entre as fontes sublimes da vida. Ninguém cria sem ver, ouvir ou sentir,
e os artistas de superior mentalidade costumam ver, ouvir e sentir as
realizações mais altas do caminho para Deus. [103 - páginas 90/91] - André Luiz  Pianista cego dá show!
 
Mistério da escada
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